O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) está vivo, muito vivo. Ano passado, após rumores de que o evento seria cancelado pela Prefeitura de Belo Horizonte, confirmou-se o adiamento da edição 2017 para agora, 2018. Portanto, se você gosta de HQ, a capital mineira deverá ser sua estadia a partir desta quarta-feira, 30 de maio, até domingo, 3 de junho – isso se o caos no País permitir. Procurei a organização para saber se estava no radar um possível adiamento, mas não tive retorno. Por enquanto, habemus FIQ.

A extinção desse evento seria um desastre para a produção nacional. Realizado a cada dois anos desde 1999, tornou-se a casa do artista brasileiro por excelência. Local pra se trocar ideias, fazer amizades, acompanhar tendências – muito mais que mero espaço para comércio. Se a CCXP é grandiosa e midiática como o Oscar, o FIQ está mais para Cannes – ou, melhor, Sundance Film Festival.

Mais de quinhentos artistas e expositores estarão presentes, divididos em quase 250 mesas e estandes. Isso sem contar as palestras, oficinas, mostra de cinema etc. A programação completa está aqui.

Pra ajudar quem irá à feira, fiz um levantamento dos quadrinhos inéditos a serem apresentados por lá. Confira abaixo. Tem mais de 120 lançamentos – e com certeza existem outros. Vale muito dar uma olhada nesta lista também, que compila as novidades da CCXP 2017. Muitos quadrinistas que levaram HQs novas para esse evento, em dezembro passado, continuam divulgando esses materiais.

 


 

elena
ABANDONADO POR ELENA
Roteiro e arte de Gabriel Dantas
Onde encontrar: mesa 95

Um zine com gatos, porrada e pegação.

 

aconteceucomigo.jpg
ACONTECEU COMIGO
Roteiro e arte de Laura Athayde
Onde encontrar: mesa 86

A série nasceu da vontade da autora de tornar o mundo mais sensível aos obstáculos cotidianos vividos pelas mulheres. Situações corriqueiras, como o julgamento do peso ou a crítica ao cabelo crespo, não são menos destrutivas só porque acontecem todos os dias. E como a vida de cada mulher é marcada por experiências próprias, determinadas pela cor da pele, sexualidade e contexto social, surgiu a ideia de pedir relatos anônimos pelas redes sociais. Esses pequenos desabafos foram transformados em quadrinhos de uma página e publicados online. Esse volume reúne os vinte e três relatos que viraram HQ no período de 2015 a 2017. A capa é uma caixinha fechada com laço que guarda as tirinhas, cada uma impressa em uma folha própria de papel especial, para que o leitor possa alterar a ordem das histórias ou distribuí-las por aí.

 

afasta.jpg
AFASTA
Roteiro e arte de Luiz Rosa
Onde encontrar: mesa 17

Após um evento traumático, Iasmin tenta seguir a vida. Porém, sua sanidade é posta à prova novamente quando uma visita inesperada surge trazendo um aviso: afasta!

 

agouro.jpg
AGOURO
Roteiro e arte de Diego Esteves
Onde encontrar: mesa 76

Duas histórias sobre vikings e perigos em alto mar! HQ sem texto que é o início de uma trama maior, já em fase de produção pelo autor.

 

akelatriz
AKELATRIZ
Roteiro e arte de Cora Rufino (Coralina)
Onde encontrar: mesa 157

O zine conta as crônicas de uma jovem atriz, mostrando como ela lida com as lições da faculdade de Teatro.

 

DcluNbjW0AE2xvp
ÂNSIA ETERNA

Roteiro e arte de Verônica Berta
Onde encontrar: mesa 40

Adaptação de três contos de Júlia Lopes de Almeida (1862 – 1934), uma das raras romancistas mulheres brasileiras do começo do século 20, publicados na coletânea Ânsia Eterna, de 1903. Essas histórias sintetizam elementos de suspense, surpresa, o grotesco e a tragédia. Publicação da editora Sesi-SP.

 

antares.jpg
ANTARES Nº1
Roteiro e arte de Duane Henrique, Gabs Evans, Jaime Basílio, Dancard Silveraxe, Ana Apocalypse, Larissa Clementoni, Mayra Mattos, Tati Grossi, Guilherme Soares, Gustavo Muraro e Henrique Caldeira
Onde encontrar: mesa 121

Coletânea com cinco histórias produzidas pelos membros do coletivo Plêiade Comics, da Universidade FUMEC. Nelas, há uma grande variedade de temas e gêneros, de ação a drama.

 

asfixiofilia.jpg
ASFIXIOFILIA
Roteiro e arte de Felipe Nunes
Onde encontrar: mesa 193

Tenha cuidado com a pressa do dia a dia: pode te dar brecha pra muita coisa insana. Para maiores de 18 anos.

 

atémaisver
ATÉ MAIS VER
Roteiro e arte de Aureliano Medeiros
Onde encontrar: estande 7

O momento em que o autor descobre que precisa usar óculos, traçando um paralelo com as coisas que ele gostaria de falar para o seu eu de dez anos atrás.

 

aterro.jpg
ATERRO
Roteiro e arte de Roger Vieira
Onde encontrar: mesa 151

O canal transborda, traz consigo pneus de bicicletas, sacos plásticos, membros humanos e peixes coloridos. Aterro é a história do menino que viveu tudo isso e colecionava os peixes.

 

basídio2.jpg
BASÍDIO 2
Roteiro e arte de Laís Ribeiro, Lucca Alfinito, Renata Rinaldi, Dudu Torres, Marcos Jr., Max Andrade, Sidnei Silva, Rosemário Souza, Alexandre Carvalho e Beto Martins
Onde encontrar: mesa 129

Coletânea feita por autores de Uberlândia (MG) e convidados, teve o primeiro volume lançado no FIQ 2015. Dessa vez, a antologia volta com novos autores e histórias mais robustas, que variam em temas e estilo de traço, passando por vários gêneros – do terror à comédia.

 

capa_BMA_frente.jpg
BEM MELHOR AGORA
Roteiro e arte de Isaac Tiago
Onde encontrar: mesa 59

Primeiro quadrinho do autor, focado no público infantojuvenil. Um plano de Deus une dois seres inocentes de culturas opostas na busca por três itens que deverão ser entregues a um cigano, em troca de algo que pode acabar com a infelicidade de uma família atípica do inferno. Tendo como pano de fundo uma mensagem de união contra o preconceito racial e étnico, utiliza personagens carismáticos, incluindo um anjo acomodado em seu último dia de trabalho e um diabinho em plena jornada entre os humanos. Publicação do selo independente Mico Trigo.

 

benditacura
BENDITA CURA – VOL. 1
Roteiro e arte de Mário César
Onde encontrar: mesa 123

Desde pequeno, Acácio do Nascimento era um garoto diferente. Preferia brincar de boneca a jogar futebol e o bambolê lhe interessava mais que carrinhos e pistolas de cowboy. Assustados com a possibilidade de seu filho ser homossexual, Mara e Galdino submetem Acácio a diversos tratamentos para ele se tornar “normal”. Nesse primeiro volume, acompanhe a infância e a adolescência do personagem, as provocações de outras crianças na escola, o despertar de sua sexualidade e as cobranças de seus pais e da sociedade para ele se encaixar nos padrões ditados pela maioria.

 

bill.jpg
BIL – UM DIA DE AZAR
Roteiro e arte de Keto Pagano
Onde encontrar: mesa 130

Em uma ilha jamais encontrada pelos humanos, no meio do oceano, algo misterioso fez com que os gatos desenvolvessem inteligência e criassem uma sociedade, a Ilha Felina. Bil é um gato adolescente comum: estuda, é vaidoso, gosta de esportes radicais. Só existe um detalhe… seu azar! Ele é quase a personificação da “Lei de Murphy”. Acompanhe as aventuras e trapalhadas dele, junto de seu melhor amigo Ted, seu rival riquinho George, sua mãe bipolar e professores um tanto quanto diferentes.

 

bocadolixo
BOCA DO LIXO – PORNOCHANCHEIROS
Roteiro de Jamal Singh
Arte de Wendell Cavalcanti
Onde encontrar: mesa 94

São Paulo. Anos 1970, os “anos de chumbo”. Mas também os anos do apogeu do cinema brasileiro, esse cinema então sem frescura, despudorado, feito pelo e para o povão. Na boca do lixo paulistana, que era a capital do cinema nacional, três amigos há muito separados retomam o contato para voltar a filmar. O sonhador Tomé, o realista Caio e o sibarita Miguel terão muitos obstáculos pela frente. Prazos, problemas técnicos, distribuição, o jeitinho brasileiro e a repressão. No entanto, talvez os piores a serem vencidos sejam seus vícios, suas inseguranças e seus medos. Publicação da editora CJA.

 

borras
BORRAS
Roteiro e arte de Cora Rufino (Coralina)
Onde encontrar: mesa 157

Coletânea de uma série de tiras, com temáticas diversas, escritas enquanto Coralina tomava café no shopping e olhava a vida passar. São pensamentos ou lapsos sobre diversas situações transitórias que ocorrem na cabeça de alguém ocioso. Uma simples dor na coluna, por exemplo, pode ser motivo para o nascimento de uma saga.

 

buried.jpg
BURIED #2 – O EXÉRCITO DO NECROMANTE
Roteiro de Raphael Duarte
Arte de Ron C. Williams
Onde encontrar: mesa 180

Em 2015, a radiação resultante da Grande Guerra deixou a humanidade estéril. A geração de bebês nascida antes disso agora tem 30 anos e possui habilidades fantásticas. São conhecidos como Os Últimos. Num mundo de caos, destruição e escravidão, Buried e Os Últimos buscam redenção para a raça humana, antes que sejamos extintos. Publicação da editora Red Dragon.

 

calendar
CALENDAR – VOL. 2
Roteiro e arte de Lígia Zanella
Onde encontrar: mesa 148

Mangá do gênero josei, voltado para o público feminino adulto. Sua história de drama e romance fala sobre mudança, crescimento. Também é uma demonstração que o maior pesadelo de alguém pode ser perder o controle de sua vida, mas que isso, na realidade, é a chave necessária para se alcançar patamares muito maiores que o planejado.

 

carniça
CARNIÇA

Roteiro de Rodrigo Ramos
Arte de Marcel Bartholo
Onde encontrar: mesa 79

História de terror que mistura Edgar Allan Poe, David Cronenberg e a lenda do corpo seco.

 

cartografias
CARTOGRAFIAS DO INCONSCIENTE
Roteiro e arte de Laudo Ferreira, Vinícius Posteraro, Guilherme Silveira, Ângelo Ron, Décio Ramirez e Paula Mastroberti
Onde encontrar: mesa 35

Reúne 18 histórias desenvolvidas por oito artistas, tendo como pressuposto criativo a busca por registrar estados ampliados de consciência, incluindo experiências com ayahuasca, respiração holotrópica e sonhos lúcidos. A produção é o resultado poético da pesquisa de doutorado de Matheus Moura, sob orientação do professor Dr. Edgar Franco, realizada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Há ainda um texto do psicólogo Fernando Beserra, e outro da terapeuta holística Luísa Galvão, sobre consciência e experiências xamânicas.

 

catrinomicon.jpg
CATRINOMICON
Roteiro de Carol Cunha e João Bogo
Arte de Lucas “Arts” FreitasCarol Cunha e João Bogo
Onde encontrar: mesa 16

Catrinomicon (ou, como os autores preferem chamar, “Histórias de ninar para crianças psicopatas”) é uma coletânea de quadrinhos de terror inspirada nas revistas americanas dos anos 50 (como Contos da Cripta Eerie), nos clássicos nacionais como Kripta e Calafrio e também no clima de animações atuais como Gravity Falls e Historietas Assombradas. A narradora desses contos macabros é a pequena Catarina, uma garotinha aparentemente fofa, mas com gostos peculiares e grande imaginação. Sozinha em casa com a babá, ela decide compartilhar algumas histórias.

 

cidadeasfixiada.jpg
A CIDADE ASFIXIADA
Roteiro de Renato Medeiros
Arte de Rodrigo Xavier
Onde encontrar: mesa 95

Ano de 2457. O mundo está devastado pela poluição e esgotado de recursos naturais. Numa megalópole, erguem-se torres gigantescas que guardam cidades uma em cima das outras, onde a corrupção e a violência são constantes e os poucos homens da lei buscam manter os último vestígios de sanidade e justiça. Em meio ao caos, dois policiais investigam um contrabando peculiar. Eles descobrirão que existe muito mais com que se preocupar – a constante idolatria à tecnologia e a própria perda da humanidade.

 

cidadedesangue.jpg
CIDADE DE SANGUE
Argumento de Márcia Deretti
Roteiro de Márcio Jr.
Arte de Julio Shimamoto
Cores de Tiago Holsi
Onde encontrar: mesa 164

Graphic novel ambientada em Goiânia, no árido Centro-Oeste brasileiro. Carlão é repórter do caderno de Polícia de um grande jornal há anos e não suporta mais o contato cotidiano com a violência. Amargurado, atravessa uma séria crise no casamento. Surge, então, Paula, a nova fotógrafa, e os dois acabam dando início a uma tórrida e mórbida paixão. Por ironia do destino, Carlão torna-se o principal suspeito de um dos crimes que cobria, naufragando em uma espiral de decadência. Essa é provavelmente a HQ mais longa de toda a carreira do veterano Shimamoto, há décadas reputado como mestre da ilustração por diferentes gerações de leitores e quadrinistas do País. Aqui, o desenhista leva seu notório experimentalismo gráfico a um patamar inaudito: todas as páginas foram criadas com ferro de solda sobre papel de fax. Publicação da editora MMarte.

 

cintaralha.jpg
CINTARALHA COMIX
Roteiro e arte de Kainã Lacerda
Onde encontrar: mesa 190

Compilação de histórias de humor, cheias de bizzarice e nonsense. Gibi pra ostentar no metrô e envergonhar a si mesmo por estar lendo essa parada em público – e não trancado num quarto onde ninguém pode te ver.

 

ccc_
COMANDO DE CAÇA AO CUADRINISTA
Roteiro e arte de Jesus Guaré
Onde encontrar: mesa 12

Primeira graphic novel do autor (que sempre quis usar esse termo chique em seus trabalhos). Em um futuro assolado por drogas, ultra-violência e quadrinhos, um justiceiro se ergue dos cadáveres de seus companheiros em busca de vingança. Um épico de kung fu com tiroteios, explosões, críticas sociais, gentrificação e piadas imbecis!

 

comoavacalhar.jpg
COMO AVACALHAR UMA HISTÓRIA DE ROMANCE
Roteiro e fotografias de Alice Lice
Edição e fotografias de Alessandra Lacerda
Onde encontrar: mesa 11

HQ no formato fotonovela, gênero literário há algum tempo em desuso na indústria do entretenimento. Inovando com montagens e pintura digital, a obra leva o leitor a um mundo de fantasia a partir de uma história de romance contada por uma garota numa noite de pijama com seus irmãos – que fazem de tudo pra deixar a trama o menos romântica possível.

 

comoeurealmente.jpg
COMO EU RALMENTE… ENTRE CÃES E GATOS
Roteiro e arte de Fernanda Nia
Onde encontrar: mesa 140

Coletânea com algumas das melhores tirinhas do Como eu realmente… sobre a Srta. Garrinhas, a gata que deseja o mundo em suas patas, e o Sargento Fofura, o cão que o trocaria por um sanduíche de presunto.

 

comuta.jpeg
COMUTA – VOL.2
Roteiro e arte de Carina Ribeiro
Onde encontrar: mesa 44

Francis desobedece a ordem de matar Nina. Tomado por curiosidade e paixão, ele precisa descobrir a tempo os mistérios dessa missão e da própria Ordem dos Sicários. Enquanto isso, Julius investiga a morte de Tomás. As respostas estão cada vez mais perto e os perigos também.

 

cortedecabelo.jpg
CORTE DE CABELO
Roteiro e arte de Ing Lee
Onde encontrar: mesa 51

Zine que compõe uma série de quadrinhos com temática norte-coreana. Aborda as fake news sobre os cortes de cabelos estabelecidos pelo regime, de “os supostos 18 cortes permitidos” até “todos os homens têm o mesmo cabelo do líder Kim Jong-un”.

 

chordata.jpg
CRÔNICAS DE CHORDATA
Roteiro e arte de Débora Kamogawa
Onde encontrar: mesa 72

Alexia é uma axolote que não sabe o que fazer da vida e viaja sem rumo pelo universo de Chordata. Em suas andanças, conhece Krogor, um sapo que deseja virar guerreiro e ir para o Calabouço da Águia. Juntos, enfrentam monstros, sobem de nível e se aliam a outros aventureiros. Ao longo da jornada, tudo muda quando Alexia percebe o seu verdadeiro interesse.

 

desenredos
DESENREDOS
Roteiro de Camila Loricchio e Pedro Vó
Arte de Pedro Vó
Onde encontrar: mesa 36

Viajando por entre estradas e rios, acompanhe um caminhão e sua motorista enquanto ela navega pelos sacrifícios, mazelas e vantagens de ser levada pela correnteza da vida, conhecendo pessoas marcantes, passados apegados e entregas provavelmente atrasadas.

 

destination.jpg
DESTINATION
Roteiro de Alessio Esteves
Arte de Lobo Loss
Onde encontrar: mesa 90

Um mercenário em busca de vingança. Uma religiosa aplacando sua ira por meio da fé. Um jovem que só quer conhecer seu ídolo. Um xamã hacker com um ritual inacabado. Esses são alguns dos personagens de Destination, publicação com quatro histórias completas, apresentando um mundo que mistura faroeste com cyberpunk.

 

diáriodeumastronauta.jpeg
DIÁRIO DE UM ASTRONAUTA
Roteiro e arte de Hung Yi LI
Cores por Lê Brandão
Onde encontrar: mesa 78

De vez em quando, é importante sair um pouco de nossa cabeça, de nosso quarto, casa, país e, por fim, de nosso planeta. Essa distância faz bem, coloca tudo em perspectiva, deixa os problemas menores. Diário de um Astronauta irá, de forma singela, cativante e reflexiva, provar que os momentos do nosso dia a dia são de fato universais. Não importa o quanto a gente pareça crescer exteriormente, aquela vontade de descobrir coisas novas, de apreciar os episódios simples da vida (que normalmente são os que mais derretem nossos corações) e principalmente de imaginar nunca podem ser deixados de lado. Está na hora de uma missão para recuperar esses tripulantes.

 

docejazz
DOCE JAZZ
Roteiro de Mylle Silva
Arte de Michel Ramalho
Onde encontrar: mesa 108

Zine que é um prólogo do novo projeto dos artistas – e será distribuído de graça. Elisa acaba de ser demitida e não sabe como pagará as dívidas. Com o dinheiro que resta na
carteira, ela entra em um restaurante japonês para afogar as mágoas no sushi e acaba tirando a sorte grande em um biscoito: ganha uma bolsa de estudos para o Japão com tudo pago. Sem saber falar japonês, ela enfrentará os desafios de viver longe de casa, em uma terra desconhecida, e descobrirá que a música pode ser a única linguagem necessária para criar e cultivar novas amizades.

 

droom.jpg
DROOM – VOL. 1 – CONTOS ONÍRICOS
Roteiro e arte de Fabíola Otoni, Cleber Santos, Yuri Alves, Wellington Gomes, Vinícius Rocha e Emiliano Silva
Onde encontrar: mesa 171

O que é o sonho? Seria mera imaginação, devaneio, realização de desejos reprimidos, junção desordenada de experiências vividas, expansão da consciência, cargas emocionais armazenadas no inconsciente, fatos de vidas passadas ou futuras? A HQ apresenta cinco histórias, cinco sonhos, cinco personagens criados por cinco artistas que, por meio da narrativa visual, vivem momentos fantásticos, interligados por um mesmo elemento. O significado de tais sonhos só o futuro dirá.

 

giramundo.jpg
DUAS VIDAS – GIRAMUNDO
Roteiro e arte de Alex Sander
Onde encontrar: mesa 134

A difícil relação entre um pai e um filho que possuem pouco ou nada em comum, a não ser o fato de que, antes de se reencontrarem, suas vidas vagaram por mundos distantes. Nossas vidas às vezes giram para depois pousarem bem perto umas das outras. No fundo, são como o girassol, que se entorta todo para buscar o Sol, seguindo a luz aonde quer que ela vá. Ainda que muitas sombras apareçam ao longo caminho, duas convicções resistem firmes: a de que uma conversa aproxima o que parece distante e que qualquer relação só é possível a partir de duas vidas. Publicação da editora Sesi-SP.

 

ecoshumanos.jpg
ECOS HUMANOS
Roteiro de Edgar Franco (Ciberpajé)
Arte de Eder Santos
Onde encontrar: mesa 116

Obra do gênero poético-filosófico de quadrinhos. O álbum traz uma narrativa completamente muda, estruturada em dois personagens transgênicos, híbridos de humano e lobo-guará. A história apresenta um retorno à cultura arcaica de seres em pleno ocaso pós-humano. As tensões entre imanência e transcendência, segurança e êxtase, estruturam a narrativa visual, configurando-se como um convite à reconexão cósmica. Publicação da editora Reverso.

 

eles_estao_por_ai
ELES ESTÃO POR AÍ
Roteiro de Greg Stella
Arte de Bianca Pinheiro
Onde encontrar: mesa 186

Num cenário que parece pertencer a outra realidade, duas criaturas caminham rumo a um lugar. Durante essa jornada, encontram outras criaturas, envolvidas em seus afazeres e dúvidas. Bianca Pinheiro e Greg Stella criaram um dos mais assombrosos quadrinhos brasileiros de hoje, um convite para uma viagem insólita, sem rumo definido e nem regras claras. Publicação da editora Todavia.

 

entrespaço
ENTRESPAÇO
Roteiro e arte de Daniel Sousa
Onde encontrar: mesa 92

O que você faria se fosse enviado para a Lua em uma solitária missão de resgate? Como lidaria com a pressão se precisasse encarar os próprios demônios enquanto alcança a maior realização de sua vida? Acompanhe a jornada de um homem em sua primeira viagem ao espaço. Enredo baseado em conto escrito pelo autor em 2011. A HQ, aliás, é sua estréia no mercado de quadrinhos.

 

escuro
O ESCURO
Roteiro e arte de Ico Duarte
Onde encontrar: mesa 5

Trabalho de estreia do jovem estudante de Cinema de Animação, contém cinco histórias baseadas em filmes de terror conhecidos, com um toque especial do autor. O escuro pode ser assustador, esconder mistérios. Às vezes um sussurro, uma sombra. Quem saberá o que foi? Nem tudo é o que parece ser.

 

estaçõesdaimaginação.jpg
ESTAÇÕES DA IMAGINAÇÃO – SKETCHBOOK
Arte de Simone BeatrizSylvia Feer e Montserrat
Onde encontrar: mesa 162

Compilado de ilustrações criadas pelas integrantes do Studio Seasons.

 

BetoOrbito.jpg
AS FANTABULOSAS AVENTURAS ESPACIAIS DE BETO ÓRBITO
Roteiro e arte de Rafael Lam
Onde encontrar: mesa 31

Enfrentar uma invasão interdimensional, liderar a própria tripulação e ainda lidar com responsabilidades pessoais. Esses são os desafios que o patrulheiro espacial Beto Órbito terá de superar nessa fantabulosa aventura!

 

fatorzumbi2.jpg
FATOR ZUMBI – VOL. 2
Roteiro e arte de Paulo Mazzoco
Onde encontrar: mesa 44

Nesse volume, Gustavo segue em busca de um caminho para fugir dos zumbis e acaba encontrando algo inesperado. Perto dali, os Exterminadires de Zumbis também tentam buscar desesperadamente uma rota de fuga do cerco feito pelos mortos-vivos.

 

feiticeiro.jpg
O FEITICEIRO – VOL. II – O REI
Escrito por Má Matiazi
Onde encontrar: mesa 140

Livro em prosa da ilustradora, é a continuação de O Feiticeiro – Vol I – O estrangeiro, de 2015. O destino traz a Andy a coroa do reino de Elderwood. Ele vai aprender que governar é muito mais do que aplicar projetos e fazer grandes planejamentos: é tomar as decisões que podem salvar ou condenar todos ao seu redor. E isso ainda cercado por seres sombrios e experiências místicas.

 

felizesparasempre.jpg
FELIZES PARA SEMPRE?
Roteiro e arte de Cyn Gomes
Onde encontrar: mesa 200

Cinderella conta a sua historia após se casar com o Príncipe – e relata não viver o conto de fadas que imaginávamos. Quadrinho todo em aquarela.

 

fogo.jpg
FOGO
Roteiro e arte de Lalo
Onde encontrar: mesa 133

Elaborada durante oficina sobre quadrinhos autobiográficos, ministrada pela artista Aline Zouvi, a HQ brinca com a justaposição da definição de fogo com um encontro.

 

francisco.jpg
FRANCISCO
Roteiro e arte de Bella Santana
Onde encontrar: mesa 7

Primeiro quadrinho da autora, que é estudante de Cinema de Animação e Artes Digitais na UFMG, além de especialista em ilustração e livros infantis. Conheça a relação de uma menininha com seu coelhinho, mesmo eles não podendo mais estar juntos.

 

game&garagem.jpg
GAME & GARAGEM
Roteiro de Jádson S. Pereira
Arte de Jonny Edson
Capa de Gabriel Andrade Jr.
Onde encontrar: mesa 95

Aventuras em locadoras e terrenos baldios! Heróis conspiracionistas e grunges! O que seria mais divertido que resgatar um saudosismo fantasioso do início dos anos 1990?

 

garotos.jpg
GAROTOS DO RESERVATÓRIO
Roteiro de Celio Cecare
Arte de Fábio Cobiaco
Onde encontrar: estande 18

Dois amigos se encontram na saída de uma penitenciária. Um deles tem um carro, uma casa e uma esposa – passou os últimos 18 anos construindo sua vida. O outro passou o mesmo tempo suportando a cela de uma cadeia. Hector e Victor estiveram juntos na adolescência. Eram as mesmas situações, amigos, cenários. O que aconteceu? O estreante Celio Cecare e o veterano Fábio Cobiaco se unem para contar uma história sobre opostos que é, em seu próprio esqueleto, cheia de sentimentos díspares: ao mesmo tempo sensível e violenta, nostálgica e enérgica, dinâmica e retraída. Hector e Victor veem cair as máscaras do mundo e descobrem a crueza da vida através dos próprios erros.

 

glitch.jpg
GLITCH
Roteiro e arte de Aureliano Medeiros
Onde encontrar: estande 7

Zine que traz uma reflexão sobre quem somos e o que representamos na Internet. Até onde achamos que nossa essência atravessa e aflora na superfície? A obra tem formato único: produzida em seis lâminas acrílicas transparentes com aplicação de adesivo colorido, é embalada com celofane nacarado furtacor, e finalizado com adesivo de vinil holográfico e serigrafia branca. Publicação da editora Lote 42.

 

grimório
GRIMÓRIO
Roteiro e arte de David LucasDébora MiniDeise LinoErine BarbosaGuilherme NolascoGustavo JabrazziDuane HenriqueIsrael DileanJane OliveiraJéssica MarquesJunia SouzaKayke QuadrosLaura RibeiroLê BrandãoLuiz RosaMaria Raquel CorrêaNicolas de MeloPaula NogueiraPriscila ParenziRafaela MiyaiRayanne VieiraSophie SilvaTaís Val
Onde encontrar: mesa 77

Antologia organizada por Rayanne Vieira. Quantas histórias diferentes se escondem num mundo de magia e bruxaria? Um grupo de artistas mágicos se reuniu para criar um livro que revelará contos secretos de bruxas, magos e feiticeiras! Os integrantes são alunos e ex-alunos do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, além de alguns participantes do projeto FIQ Jovem e ilustradores convidados.

 

gume.jpg
GUME
Roteiro e arte de Paula Puiupo
Onde encontrar: mesa 53

Acompanhamos as memórias fragmentadas de Sôfi, uma garota que tenta resgatar sua identidade ao mesmo tempo que foge de seu passado. Uma novela visual e quase sonora. Uma ficção quase biográfica.

 

halloweentown.jpg
HALLOWEEN TOWN
Roteiro e arte de Nilson Gomes
Onde encontrar: mesa 8

Compilado das tiras de humor homônimas publicadas pelo autor.

 

hellno2.jpg
HELL NO! – PARTE 2 – OS DIABOS TÃO SOLTOS
Roteiro e arte de Leo Finocchi
Onde encontrar: mesa 30

Os irmãos Bel e Satã, filhos de Lúcifer, estão presos na Terra e precisam achar uma forma de voltar pro Inferno – e ainda por cima descobrir onde está o próprio pai.

 

héroisdealuguel.jpg
HERÓIS DE ALUGUEL
Roteiro e arte de Thomas Destro
Onde encontrar: mesa 163

Olavo, Richman, Homem Gasoso e Suzana-4 são freelancers contratados para roubar a casa de um mafioso russo. Mas trabalho em grupo pode ser complicado. Uma história de ação e comédia, que subverte a ideia tradicional de super-heróis.

 

hibernaculo.jpg
HIBERNÁCULO
Roteiro e arte de Amanda Paschoal Miranda
Onde encontrar: mesa 53

“Quanto se rompe (e permanece à deriva) para o rugido fanho e faminto aplaudir e gozar?” Guiados por um fluxo de consciência (em duas vozes), acompanhamos a pianista Augusta em sua performance. Um conto poético sobre identidade e delírio baseado na origem religiosa e barroca da partitura musical.

 

históriastristes.jpg
HISTÓRIAS TRISTES E PIADAS RUINS
Roteiro e arte de Laura Athayde
Onde encontrar: mesa 86

Uma coletânea de tiras semi autobiográficas sobre o amor e outras tretas. O livro traz HQs curtas publicadas entre 2015 e 2018 com temas como feminismo, pressão estética, amor LGBT e mais.

 

hojeeudurmocedo.jpg
HOJE EU DURMO CEDO
Roteiro e arte de Mayara Lista e Paula Cruz
Onde encontrar: mesa 4

Essas são histórias que nasceram no mundo dos sonhos ou na terra dos pesadelos. Aqui, os sonhos são apresentados sem alteração na sequência da história e interpretados pela visão de cada quadrinista – quer sejam das autoras ou não. Isso é, os sonhos daqui realmente aconteceram. Talvez Jung explique. Publicação de estreia da editora Farpa.

 

horasescuras.jpg
HORAS ESCURAS
Roteiro de Leander Moura
Arte de Leander Moura e Cristal Moura
Onde encontrar: mesa 93

Um homem adentra uma mata disposto a enfrentar algo que está além de sua compreensão. Uma mulher tem visões de coisas que apenas ela sabe o motivo. Algo invisível traz confusão, loucura, ruína e morte a uma pequena comunidade. Passado e presente se confundem numa realidade despedaçada e cheia de mistérios. Horas Escuras é uma narrativa sombria que bebe de fontes como H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe para criar uma história tensa que nos leva a pensar sobre o quanto pode ser perigoso mexer com o desconhecido.

 

indomavel
INDOMÁVEL

Roteiro de Igor Marques
Arte de Lúcio Guimarães
Onde encontrar: mesa 169

HQ inspirada na infância e adolescência dos autores, que cresceram no anos 1990 acompanhando a ascensão dos animes na televisão aberta e do pop punk no cenário musical. A obra tem uma ambientação de Sessão da Tarde, leve e despretensiosa, mas ao mesmo tempo suja e cheia de palavrões, a lá Hermes e Renato, com vários elementos de mangás battle shounen. A protagonista é Maria Luiza, mais conhecida como Malu. Inquieta e revoltada, a jovem não aceita muitos questionamentos, autoridades e tenta resolver sua vida do seu próprio jeito, o que leva a atritos com pessoas ao seu redor.

 

japy.jpg
JAPY – TUDO É FINITO

Roteiro e arte de Ede Galileu, Cristofer Machado, Ignez de Castro (Dadí), Sander Antonelli Jr., Denis Miranda, Hugo Nanni, Lexy Soares, Alexandra Vieira, Silvio Romão, Michel Ramalho, Valdir Costa e Carlos Ruas
Onde encontrar: mesa 127

Revista com nove histórias ligadas pelo mesmo tema, mas com estilos criativos diferentes. O tema dessa edição é “tudo é finito”. O leitor confere tramas que mostram como a vida é importante, sejam fatos que levaram anos para acontecer ou que em apenas cinco minutos fazem toda uma existência ter sentido.

 

junglecomix
JUNGLE COMIX
Roteiro e arte de Ademar Vieira, Bruno Cavalcante, Erick Carreira, Evaldo Vasconcelos, Glaucio Silva, Gregory Oliveira, Israel Gusmão, Jahn Cardoso, João Vicente, Jucylande Júnior, Leon Sarmento, Márcio José, Nilberto Jorge, Romahs Mascarenhas e Valdo Alves
Onde encontrar: mesa 87

Coletânea de prévias de vários projetos de quadrinhos produzidos pelo Estúdio C-4, formado por quadrinistas de Manaus. Misturam lendas, história e folclore amazônicos com ficção científica, fantasia e aventura.

 

karts.jpg
KARTS
Roteiro e arte de Hendric Sueitt
Onde encontrar: mesa 72

Haro, um garoto humano, é abduzido por engano e obrigado a participar de um torneio interplanetário de kart. Ele precisa vencer essa corrida quase sem regras para voltar para casa. Clones, gosmas, chamas e criaturas fantásticas o separam da tão sonhada liberdade.

 

kuembo.jpg
KUEMBO – VOL. 2 – ALÉM DAS SOMBRAS
Roteiro e arte de Everaldo Cas
Onde encontrar: mesa 44

Kuembo é uma história onde as lendas do nosso folclore são poderosas criaturas com a função de proteger o equilíbrio da vida na Terra e punir aqueles que violam as leis da Mãe Natureza. Nesse volume, Moa se depara com um espírito da punição prestes a executar sua função contra madeireiros. Agora, presos em uma dimensão aterrorizante, um banho de sangue vai começar. Quem sobreviverá?

 

ladobê.jpg
LADO BÊ – VOL. 2 – NA PISTA
Roteiro e arte de Aline Lemos
Onde encontrar: mesa 86

A personagem Bê retorna para viver mais dilemas sobre experiências amorosas, sexualidade e identidade de gênero. Publicação do selo Sapata Press.

 

loop
LOOP
Roteiro e arte de Vitor Soares e Victor Reis
Onde encontrar: mesa 190

Quadrinho experimental, no formato zine, que apresenta novas associações entre palavra e imagem.

 

kramus.jpg
LORDE KRAMUS – A ODISSEIA DE UM GUERREIRO
Roteiro e arte de Gil Mendes e Valdo Alves
Onde encontrar: mesa 87

A raça de guerreiros Krohers vê seu império ruir. Kramus, herdeiro do trono que sobrevive ao colapso, cresce em meio a desafios com o desejo de retomar seu reino para vingar seus pais e liberar seu povo da opressão.

 

lovesucks
LOVE SUCKS
Roteiro e arte de Vinícius Gressana
Onde encontrar: mesa 143

Prepare-se para uma mistura de comédia romântica e punk rock. A agressividade das batidas de três acordes representa muito bem a adolescência, fase em que nos acostumamos a conhecer as angústias e alegrias do amor. Conheça Diego Marques. Após levar um pé na bunda épico, ele precisa recuperar o ânimo pra levantar da cama e reencontrar um rumo para sua vida.

 

loveup.jpg
LOVE UP!
Roteiro e arte de Rodrigo Dilon e Sheila Bastos (Omamori Studio)
Onde encontrar: mesa 39

Bem-vindo, viajante! Existe uma nova quest para você. Junte-se aos heróis do mundo de Kairos (a guerreira Ruby, o clérigo Liam e o ninja Aidan) em suas primeiras aventuras. Eles irão explorar lugares mágicos, habitados por criaturas fantásticas, enfrentar monstros terríveis e conquistar tesouros para se tornar os maiores heróis de todos os tempos! Você aceita essa missão?

 

luaazul
LUA AZUL – VOL. 2
Roteiro e arte de Luciene Cesário
Onde encontrar: mesa 87

A jovem Danny é a encarnação de um anjo que ainda não despertou para seu verdadeiro destino. Nesse capítulo, um demônio é enviado para matá-la. Em meio a shows e sorteios, Danny acaba encontrando aquelas que serão muito importantes para seu destino – e, quem sabe, consigam formar uma banda, como ela tanto deseja.

 

mánotícia
MÁ NOTÍCIA
Roteiro e arte de Klewerton Bortoli
Onde encontrar: mesa 21

Má Notícia, o programa de TV com as maiores desgraças na hora do almoço! Na edição de hoje: ladrão foge com a galinha de estimação e deixa família no desespero.

 

mangánavera.jpg
MANGÁ NA VERA!
Roteiro e arte do Studio Pau Brasil
Onde encontrar: mesa 32

Antologia de mangá, organizada pelo Studio Pau Brasil entre seus componentes e os alunos de suas turmas de Desenho e Crítica de Mangá. Contém quatro histórias, dois contos e duas tiras nas quais o tema central é Alagoas, seu povo, seus mitos, seus aperreios e suas graças.

 

manualparadiascinzentos.jpg
MANUAL PARA DIAS CINZENTOS
Roteiro e arte de Guilherme Infante
Onde encontrar: mesa 202

Segundo livro do personagem Capirotinho, é um guia ideal para quem vê um espectro monocromático pairando no ar até mesmo nas coloridas e ensolaradas manhãs dos domingos de verão. Dividido em capítulos que abordam temas cotidianos, o manual vai ajudar você a aproveitar a falta de cor que permeia as idas e vindas dos dias. Portanto, se a paleta da sua vida sempre foi além do óbvio, bem-vindo, esse livro é para você.

 

manualprático.jpg
MANUAL PRÁTICO DA GAROTA-MÁGICA
Roteiro e arte de Heitor Pinheiro da Costa
Onde encontrar: mesa 71

Veja a história de Léia, uma jovem de 13 anos que se veste como garoto e adora passar seu tempo lendo quadrinhos ou virando as noites jogando MMORPG no computador. Mas sua vida pacata de nerd adolescente muda de repente quando a cidade em que mora é repentinamente atacada por um exército de criaturas monstruosas. Além disso, Blaze, um cachorro vermelho falante, surge de outra dimensão para dizer que ela é a única capaz de salvar a todos… na forma de uma garota-mágica! Agora, Léia terá de se transformar em uma guerreira maquiada com tutu, tiara e salto alto para combater as forças do mal.

 

maritati.jpg
MARI, TATI E OS UNIVERSOS
Roteiro e arte de Thaïs Kisuki e Brendda Maria
Onde encontrar: mesa 158

Duas amigas embarcam em uma divertida viagem em busca de conhecimento sobre o universo.

 

marulho.jpg
MARULHO
Roteiro e arte de Alexandre Tso e Ricardo Tokumoto (Ryot)
Onde encontrar: mesa 28

O vaivém constante do mar é um convite para uma pausa, uma apreciação do ruído relaxante que nos leva para outra realidade, mesmo que possamos nos arrepender disso.

 

matériaescura
MATÉRIA ESCURA
Roteiro e arte de Guilherme Silveira, Matheus Moura e Vinicius Posteraro
Onde encontrar: mesa 35

Coletânea de histórias curtas. Cada narrativa versa sobre algo particular que toca os autores. São convites a reflexões existencialistas e/ou provocações ao leitor, tirando-o de seu lugar comum para que repense o cotidiano. O título faz alusão à expressão usada por cientistas para tentar definir o material espacial que dá cor ao cosmos – e ainda é um mistério total. As histórias surgem da matéria escura da mente, da criatividade e do sonho. Conta ainda com um posfácio em formato HQ de Edgar Franco.

 

maye2.jpg
MAYE – VOL. 2 – O PEQUENO
Roteiro e arte de Fabio Neves Martins (fabiomesmo)Paulo Daniel Santos
Onde encontrar: mesa 128

Em alguns momentos, a imaginação transborda sobre a realidade e seres fictícios podem ser deslocados para o mundo real. A função do Escriba é devolver esses seres imaginários para seus respectivos mundos – e muitos já foram os portadores dessa responsabilidade. Nesse volume, uma viagem inesperada leva Denis para um lugar estranho, onde ele encontra alguém que precisa de sua ajuda e que pode lhe ensinar algo muito importante.

 

mdm.jpg
MdM All New, All Different, All Rebirth & All Caralho a Quatro
Roteiro e arte de Leo Finocchi, NadiEduardo Medeiros, Caio Oliveira, Daniel HDR, Rafael Lam, José Aguiar, Celina Sayaka, Vinicius Gressana, Ronaldo Zaharijs, Tiago Holsi, Michel Borges, Renan MaximoCezar Souza, Dico Didiraja, Douglas Feer, Jazz Miranda, Samuel Mudragon, Camilo Solano, Felipe 5 Horas, Luciano Abrahão, Robson Michel, Alex Rogrigues, Marcelo Santos, Andre Martuscelli, Ary Santa Cruz e Luciano Felix
Onde encontrar: mesa 30

Usando as mais safadas estrategias da Marvel, teremos duas capas pro novo gibi do Melhores do Mundo – uma do Leo Finocchi e outra do Danilo Beyruth. A HQ tem mais de duzentas páginas, com show de lombada mais pôster colorido. MdM reafirmando o compromisso de se fuder e ferrar com o mercado de quadrinhos nacionais, de acordo com as inimiga.

 

melevequandosair
ME LEVE QUANDO SAIR
Roteiro e arte de Jéssica Groke
Onde encontrar: mesa 193

Primeiro quadrinho da jovem quadrinista. Inspirada nas experiências de uma viagem a Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, a autora se coloca em cena como protagonista da história ao lado de seu irmão, Lucas. Extremamente íntima, a relação dos dois é exposta de maneira confessional, revelando características de suas personalidades e desse relacionamento fraternal.

 

melaço.jpg
MELAÇO
Roteiro e arte de Aline Lemos, Bruna Morgan, Dani Franck, Dika Araújo, Jujuqui, Manu Negri, Talita Régis, mtika e Lita Hayata
Onde encontrar: mesa 86/154/155

Projeto com sete histórias curtas e fechadas. São personagens diferentes, estilos diferentes, climas diferentes e dois pontos em comum: romance entre meninas e good vibes.

 

neblina
MELINA
Roteiro e arte de Rafael Torres
Onde encontrar: mesa 5

Uma série de mudanças faz com que Melina seja perseguida pelas memórias de sua mãe. Primeira HQ longa do autor.

 

omeninoquenãosabiavoar
O MENINO QUE NÃO SABIA VOAR – VOL. 1
Roteiro e arte de Yuri Amaral
Onde encontrar: mesa 56

Um vale cercado por imensas montanhas, isolado do resto do mundo. Certa vez, uma terrível tempestade destruiu grande parte do local, trazendo perdas irreparáveis para os habitantes. Nesse mesmo dia, nasceu Kai. Ao completar quatro anos, idade em que os primeiros voos acontecem, ele decepcionou a todos por ser incapaz de voar. Por isso, foi marginalizado. Ao longo de sua jornada, Kai busca incessantemente uma explicação para ser diferente de todos. É nessa busca que vários mistérios, do vale e do mundo que o cerca, serão descobertos.

 

mensageiro
MENSAGEIRO
Roteiro de Renan Laviola
Arte de Alex Sander
Onde encontrar: mesa 134

Seja bem-vindo à história de Sérgio, um músico apaixonado pelo que faz e, mais ainda, por Marcela, seu primeiro grande amor. Mesmo após o rompimento dessa relação, ele não consegue esquecê-la. Depois de ter tentado tudo, encontra-se com Mensageiro e seu irreverente carro, com a promessa de finalmente cessar de vez as dores que sente por seu grande amor. Mesmo que é isso que Sérgio quer? Esquecer é a solução? Uma leitura cheio de amor, reflexão e superação.

 

mensagenspositivas.jpg
MENSAGENS POSITIVAS COM PITADAS DE AGRESSIVIDADE
Roteiro e arte de Leticia Pusti
Onde encontrar: mesa 19

Tiras passivo agressivas para tentar te animar – ou pra você tentar animar aquele seu amiguinho que tá na bad.

 

minhamãe.jpg
MINHA MÃE DIZ QUE ME AMA, MAS…
Roteiro e arte de Estevão Ribeiro
Onde encontrar: mesa 118

Parte da coleção Os Passarinhos para Pequeninos, iniciativa de livros infantis sobre o universo dos personagens da tirinha Hector & Afonso – Os Passarinhos. Esse primeiro número mostra como uma criança (que quer tudo) vê as restrições de uma mãe.

 

minhavidadecão.jpg
MINHA VIDA DE CÃO
Roteiro e arte de Digo Freitas
Onde encontrar: mesa 143

Coletânea com conteúdo original e tiras produzidas para a webcomic homônima. Pequenas crônicas que exploram de maneira divertida alguns fatos da vida do autor.

 

minimanual.jpg
MINI MANUAL DA AUTO DESTRUIÇÃO
Roteiro e arte de Ricardo Tokumoto (Ryot)
Onde encontrar: mesa 104

Historias autobiográficas que misturam humor pastelão com pseudofilosofia.

 

monstro.jpg
MONSTRO ZINE #1

Roteiro e arte de Thiago Egg
Onde encontrar: mesa 2

Zine infantil com quadrinhos de monstro e desenhos para colorir.

 

francisco
A MORTE DO PROFESSOR FRANCISCO
Roteiro e cores por Daniel Capua
Arte de Chia Americo
Arte-final e letras por Lorar Laurenti

Carla e Márcio debatem sobre a morte de seu professor, num sutil combate de crenças opostas. Ambos tiveram momentos cruciais com ele. Seria um místico ou um ateu? Qual seria sua visão em relação ao fim? Enquanto conversam a respeito da vida, os jovens também decidem se conseguirão enfrentar a morte. Primeira HQ do coletivo Quadrinhos do Mundo.

 

mustakshaf.jpg
MUSTAKSHAF MAEZUL
Roteiro e arte de Luiz Felipe Valsani
Onde encontrar: mesa 191

Infectado por um vírus, Mustakshaf Maezul vive suas últimas horas na superfície de um planeta desconhecido. Em meio ao avanço da doença, ele irá rever alguns fatos de sua vida e tentar obter coragem para enfrentar a morte. Publicação do selo Web Head Comics.

 

mysoul.jpg
MY SOUL – VOL. 2
Roteiro e arte de Valdo Alves
Onde encontrar: mesa 87

Na segunda parte da história, Jonas decide, a pedido de Leila, ir à festa de máscaras da faculdade. Assim, terá a oportunidade de reencontrar seus amigos do passado sem ser reconhecido. Isso tudo acontece em meio ao mistério do surgimento de Lídia, que Jonas pensou ser apenas alguém encontrada num sonho.

 

nruna
NARUNA

Roteiro e arte de Mayara Lista
Onde encontrar: mesa 4

“Só se consegue navegar por essas águas com uma carranca na proa”. Isso é o que dizem os pescadores da vila onde mora Naruna, escultora aprendiz que está com problemas. Ela é incapaz de esculpir uma carranca como realmente deve ser: assustadora. Inspirada nas lendas ribeirinhas e na arte centenária desses objetos, a história nasceu da admiração da artista pela riqueza do imaginário popular brasileiro.

 

nekorobot.jpg
NEKO ROBOT
Roteiro e arte de Thiago Henrique
Onde encontrar: mesa 74

Em uma perseguição inusitada, dois comparsas pisam fundo pelas areias do deserto acreditando que podem salvar o mundo. Mas novos caminhos e descobertas parecem ser um desafio maior que Neko Robot.

 

Paschoa.jpg
PASCHOA – LEMBRANÇAS DE MINHA INFÂNCIA
Escrito por Paschoa Daldosso Cau
Ilustrado por Mario Cau
Onde encontrar: mesa 91

Livro de memórias de Paschoa Daldosso Cau, avó do quadrinista Mario Cau, responsável pelas ilustrações do volume. Durante o verão de 2015, entre um livro de Julio Verne e um episódio do programa O Mundo Visto de Cima da TV Cultura, a vó Paschoa decidiu escrever suas lembranças de infância e começo de adolescência, narrando a transição de sua vida na roça para a na cidade. O livro, elaborado com carinho pelos netos para o 91º aniversário de Paschoa, apresenta essas lembranças transcritas na íntegra, sem alterações gramaticais. A memória, sendo não linear e muitas vezes incompleta, inspirou as ilustrações e diagramação, levando à sensação de que se está ouvindo as histórias na voz da própria vó.

 

pelota2.jpg
PELOTA – VOL. 2
Roteiro de Daniel Esteves
Arte de Pedro Okuyama e Samuel Bono
Onde encontrar: mesa 125

A bola de futebol tem grande relação com o sonho de crianças e adultos, assim como as HQs. O campo é numa rua e as traves são tijolos.

 

pequenarock.jpg
A PEQUENA ROCK
Roteiro e arte de Cyn Gomes
Onde encontrar: mesa 200

Uma pedrinha que tenta vencer a solidão procurando um amigo.

 

periferiacyberpunk.jpg
PERIFERIA CYBERPUNK
Roteiro de Airton Marinho, Larissa Palmieri, Guilherme Wanke, Cauê Marques, Lucas Barcellos, Antonio Tadeu, Bruna Oliveira e Raphael Fernandes
Arte de Jader Corrêa, Braziliano, Cassio Ribeiro, Jean Sinclair, Thiago Lima, Azrael de Aguiar, Akemy Hayashi e Doc Goose
Onde encontrar: estande 4

Em um futuro não tão distante, quando a crise se tornar tão generalizada que perderá o controle, a alta tecnologia estará ao alcance de todos, mas a qualidade de vida será para poucos. Com fortes referências aos clássicos de William Gibson e Bruce Sterling, as oito histórias dessa coletânea também sofrem influências do pessimismo em relação às novas tecnologias de séries de TV como Black Mirror e Electric Dreams. Diversas regiões do Brasil são o palco de distopias nas quais as grandes corporações e o governo mandam e desmandam em tudo. Onde o mercado é mais importante que o bem-estar social, mas não há absolutamente ninguém lutando por isso. Apenas uma pequena resistência ainda batalha contra esses abusos.

 

planta.jpg
PLANTA – UM BÍPEDE ENTRE PLANTAS
Roteiro e arte de Gustavo Ravaglio
Onde encontrar: mesa 37

O Planta é um vegetal que queria ser aventureiro. Seu grande drama era ter de viver no mesmo ponto fixo. Seu destino muda quando conhece Dr. Mantis, cientista com fisionomia de louva-a-deus, que cria um corpo para que possa se expressar e explorar o mundo. O personagem já apareceu em Os Contos do Planta, de 2015, coletânea com histórias menores e fechadas. Agora, esse volume inicia um grande arco de uma aventura repleta de magia, ciência arcana e trapaceiros do mundo mágico. O livro foi produzido com acabamentos especiais, incluindo capa com textura de tecido e hot stamp, e páginas com diferentes tipos de papéis e tintas especiais.

 

porqueoscachorros.jpg
POR QUE CACHORROS COMEM O PRÓPRIO COCÔ

Roteiro e arte de Gus Micheski
Onde encontrar: mesa 163

Um dos maiores dilemas da vida canina apresentado com muito humor.

 

powerpants.jpg
POWER PANTS
Roteiro e arte de Ricardo J. Souza
Onde encontrar: mesa 2

Primeiro quadrinho do autor. Quando Juan se candidata para uma grande oportunidade profissional no exterior, não imagina que, para permanecer por lá, precisa se envolver em um esquema clandestino de lutas. Ele, então, conta com a ajuda do seu novo mentor, o Professor Austin, e sua invenção: as Power Pants. Será que esse incrível equipamento ajudará Juan na luta não só contra os adversários, mas também contra as adversidades da imigração?

 

pulgasari.jpg
PULGASARI
Roteiro e arte de Ing Lee
Onde encontrar: mesa 51

Zine que compõe uma série de quadrinhos com temática norte-coreana. Confira informações sobre a produção cinematográfica do falecido ex-líder Kim Jong-il, incluindo o sequestro de um diretor e uma atriz da Coreia do Sul e o Godzilla norte-coreano, Pulgasari.

 

pústulas
PÚSTULAS
Roteiro e arte de Marcatti
Onde encontrar: mesa 81

Registro completo e cronológico das quinze HQs de Marcatti publicadas na edição brasileira da revista MAD, entre 2008 e 2013. Em 2014, essas histórias foram reunidas no livro Crônicas Supuradas, atualmente esgotado. Pústulas traz a versão em P&B desse trabalho, em formato mais econômico e acessível.

 

qp.jpg
QP
Roteiro e arte de Powerpaola
Onde encontrar: estande 7

QP apresenta a vida cotidiana de um casal narrada em tom intimista e sincero pela equatoriana Powerpaola. A autora escancara os quartos, ruas, cafés e florestas que ela, P, e seu companheiro, Q, vivenciaram. Da Austrália à Amazônia, o livro mostra conversas pessoais, alegrias, dúvidas e apertos de uma dupla nômade. Assim como os personagens da capa, que se afastam e se aproximam conforme se abre e fecha o livro, QP revela um relacionamento em transformação. Publicação da editora Lote 42.

 

quadrinhosecléticos
QUADRINHOS ECLÉTICOS – 1 ANO
Roteiro de Duane Henrique
Arte de diversos artistas
Onde encontrar: mesa 121

Quadrinhos Ecléticos é um projeto do roteirista Duane Henrique iniciado em junho de 2017. Em parceria com vários ilustradores talentosos, traz HQs de estilos e gêneros bem ecléticos. Para celebrar o aniversário de um ano da série, todas as 15 edições do projeto serão relançadas em uma caixa-luva comemorativa (cuja arte pode ser vista acima).

 

queda
QUEDA
Roteiro e arte de Lalo
Onde encontrar: mesa 133

Queda é um gibi sobre cair. Puft, caiu.

 

caixeta_.jpg
QUEM MATOU O CAIXETA?
Roteiro e arte de Rainer Petter
Onde encontrar: mesa 88

Caixeta era um youtuber famoso e bastante polêmico que morreu em circunstâncias misteriosas. Com uma trama cheia de reviravoltas, a HQ discute preconceito, liberdade de expressão, discurso de ódio, machismo e intolerância. Afinal, quem é o culpado?

 

radiante
RADIANTE – VOL. 0
Roteiro e arte de Juliana Moreira (Jujuqui)
Onde encontrar: mesa 155

Prólogo da webcomic de mesmo nome. Conheça a origem da protagonista Susan em uma história futurista, apocalíptica, distópica, sexual, energética, auto-suficiente, imortal e cheia de possibilidades.

 

raiz.jpg
RAIZ
Roteiro e arte de Dudu Torres
Onde encontrar: mesa 88

Toda criança lembra da primeira vez que conheceu a morte de perto. A tomada de consciência de que tudo inevitavelmente acaba.

 

razao-vs-emocao
RAZÃO VS EMOÇÃO
Roteiro e arte de Guilherme Bandeira
Onde encontrar: mesa 161

Esse é o quarto livro da série. Nele, razão e emoção se veem rodeados de personagens secundários – esperança, tristeza, TPM, realidade, paixão, decepção, entre outros – com os quais são obrigados a lidar. O volume ilustra a fase mais atual da premiada webcomic. Coração e Cérebro já se conhecem e fucionam juntos, mas o que acontece quando entram em contato com todos esses outros elementos?

 

red.jpg
RED

Roteiro e arte de Chairim Arrais
Onde encontrar: mesa 144

HQ erótica. Red é uma personagem criada, mas palavras da autora, para ser um pouco de tudo. Nessa obra, ela conta ao leitor qual é sua visão sobre relações amorosas e sexuais.

 

refluxo
REFLUXO
Roteiro e arte de Bruno Soares, Fralvez, Samuel Sajo, Sérgio Duarte e Thiago Félix
Onde encontrar: mesa 35

Refluxo retoma a tradição de revistas sobre quadrinhos dos anos 1980 e 90, com um conteúdo diversificado e independente. Contém quatro histórias em quadrinho de ficção cientifica, entrevista com a jovem revelação da HQ nacional Victor Bello (autor de Úlcera Vortex) e prefácio do rapper Black Alien.

 

reinodosvagalumes.jpg
O REINO DOS VAGALUMES SEM LUZ
Roteiro e arte de Lígia Zanella
Onde encontrar: mesa 148

O reino dos vagalumes há muito tempo não conhece mais a luz. Mas tudo muda quando a própria luz resolve que quer estar com eles. HQ de fantasia indicada para o público infantil.

 

rionegro.jpg
RIO NEGRO – LENDAS DA PRIMEIRA TRIBO
Roteiro e arte de Ikarow
Onde encontrar: mesa 79

Elton, Margot e Abaré seguem numa viagem pelo coração da Amazônia, em busca de uma gravura rupestre que pode revelar a localização do raríssimo “Peixe Misterioso”.
No entanto, desde que chegou à região do Rio Negro, Margot tem sofrido com sonhos tão perturbadores que a fazem questionar a própria realidade. Coincidentemente, o local para onde seguem é habitado por comunidades isoladas que, ainda hoje, perpetuam o culto a uma antiga entidade amazônica chamada Yurupari Kuwai, o Deus dos Pesadelos.
Inspirado em fatos reais, mitos indígenas e H. P. Lovecraft.

 

royal.jpg
ROYAL
Roteiro e arte de Diogo Torres
Onde encontrar: mesa 112

Junte adolescentes, armas e bichos mágicos em um mundo desconhecido. O que pode dar errado? Acompanhe a jornada de Lucas, um jovem que encontra uma espada mágica e tem sua vida virada de pernas para o ar. Ele vai precisar descobrir os mistérios que envolvem o mundo mágico chamado Royal.

 

samuraiboy_.jpg
SAMURAI BOY – A ESPADA CELESTIAL
Roteiro e arte de Dan Arrows
Onde encontrar: mesa 122

Filho único de um grande guerreiro Samurai, Hiko Koikojima é o Samurai Boy. Ao chegar em um país distante de sua terra natal, o pai de Hiko, Hajime Koikojima, deve criar o garoto com seus valores e crenças, mesmo que em meio a uma nova cultura. Porém, os tempos de paz não duram. O passado de Hajime vem à caça de seu futuro: em uma ardilosa emboscada, o clã Murosaki sequestra os amigos do pequeno samurai. Derrotado, com o corpo e o orgulho feridos, Hiko retoma os treinamentos com o pai antes de partir para o resgate de seus colegas. Acompanhado apenas por seu companheiro Kitty, sua espada de madeira e sua coragem, o Samurai Boy precisará despertar seu verdadeiro poder interior para superar esse desafio.

 

santadaescuridão
A SANTA DA ESCURIDÃO
Roteiro de Jorge de Barros
Arte de André Oide
Onde encontrar: mesa 15

Madre Teresa de Calcutá é uma personagem controversa. Beatificada pela Igreja Católica em 2003 e canonizada em 2016, tem sua vida exaltada em biografias e filmes, ao mesmo tempo em que é acusada de aceitar dinheiro de ditadores e de oferecer instalações precárias aos doentes que recebia. A proposta dessa obra é mostrar fragmentos da vida dessa personalidade, mostrando os muitos lados da história. Que defeitos pode ter essa mulher tão caridosa, estimada e venerada por milhões? É o que o jornalista britânico Bernard Night, especialista em encontrar os podres dos vencedores do Nobel da Paz, tentará descobrir. Publicação do coletivo Escape HQ.

 

crumbim.jpg
SEM MIM   /   UM LONGO E SURRADO VESTIDO DE VIDRO
Roteiro e arte de Paulo Crumbim
Onde encontrar: mesa 185

Dois zines do autor de Penadinho – Vida e Gnut. Tem quem, mesmo com uma parada brusca, continua. Se esquiva pelo tempo, revida. Três gerações enfrentam e resistem a um mesmo desafio.

 

semraçadefinida.jpg
SEM RAÇA DEFINIDA – CRÔNICAS DE PELO E FÔLEGO
Roteiro e arte de Gleisson Cipriano
Onde encontrar: mesa 34

Compilado de tiras e ilustrações do projeto SRD, que retrata cães e gatos antropomórficos em situações inusitadas. Além do epílogo da história Inktobers da Paixão, iniciada em 2016, a publicação traz as curtas Dogtective Comics e Atlas, e ainda uma galeria de ilustrações dos animais de estimação de alguns dos apoiadores do projeto.

 

sereinha.jpg
SEREINHA
Roteiro e arte de Flávia Carvalho
Onde encontrar: mesa 10

Sereinha é uma erê, criada por Iemanjá, que vive no encontro do rio com o mar. No dia de seu nascimento, ela recebe um belo presente da natureza. A pequena história da personagem celebra a cultura afrodescendente e é feita para crianças e adultos que, lá no fundo, ainda são erês.

 

socorropolícia.jpg
SOCORRO! POLÍCIA!
Roteiro e arte de Amanda Ribeiro e Luiz Fernando Menezes
Onde encontrar: estande 4

HQ de não-ficção, do gênero jornalismo em quadrinhos, que relata os problemas da Polícia Militar. Ao longo de um ano, os autores entrevistaram dezenas de policiais e especialistas em segurança, leram livros e artigos sobre o tema e exploraram pesquisas e bancos de dados a respeito da instituição. O livro aborda diversos pontos de vista sobre o assunto, questionando uma série de pontos: o papel da mídia, a discussão sobre desmilitarização, o conceito de justiça, a taxa de desemprego, os problemas na educação e outros fatores que interferem na segurança pública brasileira. Publicação da editora Draco.

 

solidão.jpg
SOLIDÃO
Roteiro e arte de João Vitor Palermo
Onde encontrar: mesa 21

Reimpressão do trabalho do autor, que estava esgotado. Uma sucessão de acontecimentos turbulentos, marcantes e inevitáveis. Uma ascensão seguida de uma queda, seguida de outra ascensão, seguida de outra queda, seguida de… A inspiração tem lá seus méritos, mas esse trabalho é pura transpiração.

 

somefuria.jpg
SOM E FÚRIA
Roteiro e arte de Aline Zouvi
Onde encontrar: mesa 133

Zine de ilustração sobre a história do teatro: a cada página, uma máscara diferente, partindo do teatro grego até chegar ao atual.

 

sombrasdorecife.jpg
SOMBRAS DO RECIFE – VOL. 1
Roteiro e arte de Roberta Cirne
Onde encontrar: mesa 64

Sombras do Recife é um universo em expansão, no qual as lendas e o folclore da
cidade contam a história através de personagens em diversas épocas e cenários,
misturando fatos reais e ficção. Veja as assombrações, mitos e peculiaridades do Recife, com extensa pesquisa histórica de linguagem, vestimentas e cenários.

 

sonoria.jpg
SONORIA
Roteiro e arte de Bruno Pirata
Onde encontrar: mesa 201

Conto gráfico experimental de ficção científica e fantasia, cuja trama se passa num planeta desconhecido em um estado de civilização análogo ao medievo. A história, como em outras produções do autor, se alicerça no desenvolvimento da trama pela onomatopeia. Também são apresentadas questões a respeito da comunicação e suas limitações, e em relação ao imaginário popular sobre vida extraterrestre.

 

spectrum.jpg
SPECTRUM – MANUAL DAS COISAS OCULTAS – O IMPREVISÍVEL LEGADO DE MAMA LUAR
Roteiro e arte de Eduardo Ferrara
Onde encontrar: mesa 176

O Spectrum é um obscuro manual que cataloga manifestações e aspectos da Obscurosfera. Por décadas, é guarnecido de informações que continuamente são coletadas, na esperança de se compreender os mecanismos ocultos da vida. Descobrimos esse universo por meio das desventuras de Dan Cazarro, um rabugento entregador de encomendas que outrora fechou um contrato com uma organização transcendental chamada A Ordem. Agora, ele precisa estar à disposição 24 horas por dia fazendo o papel de lixeiro astral. Nesse segundo episódio da história, Dan se depara com fantasmas pessoais de seu passado, que contam mais sobre sua origem, e bate de frente com um enigmático terrorista com planos obscuros para a caótica cidade-estado de Alem.

 

Temporal.jpg
TEMPORAL
Roteiro e arte de Hyna Crimson
Onde encontrar: mesa 169

O quadrinho foi parte do trabalho de conclusão de curso da artista na faculdade de Publicidade. Conta a história de uma adolescente que passa por uma fase de sofrimento mental e não consegue lidar com os fatos que acontecem na sua vida. Dentre os temas abordados estão depressão e sofrimentos mentais, mas de uma forma lúdica e delicada.

 

tengu.jpg
TENGU
Roteiro e arte de Lucas Pereira
Cores por Nelson Zorzetto
Onde encontrar: mesa 57

Trama sem falas sobre a mitologia japonesa, que acompanha a história de dois youkais: Tengu, um monge xintoísta meio homem meio corvo, e Yuki-Onna, monja que domina o clima e o gelo. Ambos são Guardiões do Templo de Yamabushi Taisha, e foram treinados por Tanuki, o antigo guardião local, que desertou após um grande combate. A história é ambientada na era dos samurais e mostra o embate contra Oni, ser monstruoso vindo das profundezas de Tokatsu, um dos oito infernos japoneses. Oni deseja tomar o Japão para si, unindo todas as relíquias dos youkais e formando sua própria Hyakki Yako, a procissão dos cem demônios.

 

terrencewilliams.jpg
TERRENCE WILLIAMS – PILOTO
Roteiro de Duane Henrique
Arte de diversos artistas
Onde encontrar: mesa 121

Conheça Terrence Williams, um ser amaldiçoado há anos que não ter uma forma definida, transformando-se naquilo que escuta. A maldição o tornou imortal e, após séculos, o fez até esquecer como era sua forma original. Agora, tudo que lhe resta é completar as missões que sua agente lhe passa ao lado de Redwood, um jovem guerreiro. A série será uma webcomic de vinte capítulos, cada um desenhado por um ilustrador diferente, e irá misturar comédia com elementos de fantasia, aventura e drama em histórias curtas e fechadas. Essa edição é o capítulo piloto, que apresenta todos os personagens, e servirá como divulgação do projeto, que nascerá ainda no mês de junho.

 

theimagination
THE IMAGINATION
Roteiro e arte de Juliana Loyola
Onde encontrar: mesa 58

Narrativa visual sem texto, assim como outros trabalhos da artista. A protagonista é uma menina que deseja ser astronauta. Ao cair no sono, coisas incríveis acontecem. Mas o que será dela quando acordar desse sonho?

 

tilt.jpg
TILT
Roteiro e arte de Raquel Vitorelo
Onde encontrar: mesa 179

A obra conta as aventuras de um cérebro quimicamente desequilibrado. Desde associações entre dor, visão e religião, até uma coleção de medos irracionais, a HQ explora as próprias entranhas por meio de técnicas de desenho mistas e experimentais.

 

tinderólatras.jpg
TINDERÓLATRAS
Roteiro e arte de João Rabello
Onde encontrar: mesa 179

Mauro deu like em Lúcia, que gostava de Felipe, que por sua vez deu match com Silvia, que só deu like em Felipe porque estava entediada, mas curtiu mesmo Estevão, que deu superlike em Sérgio, que deu like em Cintia, que deu superlike sem querer em Gabriel, que desinstalou o Tinder há mais de dois anos e faz parte de um grupo anônimo para viciados no aplicativo.

 

toquedebenjamin.jpg
O TOQUE DE BENJAMIN
Roteiro e arte de Jheine Alves
Onde encontrar: mesas 204/205

O que você faria se pudesse acessar as memórias e o passado de alguém simplesmente ao tocar na pessoa? A obra, com arte em aquarela, narra a vida de um garotinho tentando lidar com essa habilidade.

 

verdadeconsequencia.jpg
VERDADE OU CONSEQUÊNCIA
Roteiro de Igor Marques
Arte de Donisete Lemos
Onde encontrar: mesa 169

Conheça Guto, um jovem tímido, e seu grupo de amigos. No intervalo do recreio da escola, eles se reúnem para brincar de “verdade ou consequência”. O que era pra ser algo inocente acaba mudando quando as pessoas revelam ter outros interesses ali. A história brinca com a inocência, a insegurança e as aventuras do período da adolescência.

 

vidadeawvas.jpg
A VIDA DE AWVAS
Roteiro e arte de Anderson Awvas
Onde encontrar: mesa 117

Dividida em episódios e pensamentos aleatórios, compila ideias baseadas no cotidiano do autor. Algumas são até de fácil identificação, mas outras são bastante, digamos, peculiares…

 

viralata.jpg
VIRA LATA – NÚMERO UM
Roteiro e arte de João B. Godoi
Onde encontrar: mesa 190

Coletânea com histórias curtas e autobiográficas de humor. Conta com participação do artista Kainã Lacerda.

 

xitomati.jpg
XITOMATI
Roteiro e arte de Tiago Pinheiro
Onde encontrar: mesa 46

Os demônios morrem ou apenas adormecem? Existe um samurai interior para cada demônio exterior. Xitomati é a história de demônios que andam sobre a terra se alimentando de almas. O Bem não deu proteção aos homens, apenas rituais de defesa: o “ritual triangular”. Através da energia de dois samurais, o demônio é enviado para dentro de um terceiro, eliminando-o em seu próprio templo, o corpo. Uma das piores brigas que existem é a interna: aquela que acontece dentro do coração e da mente. Sobreviva aos seus demônios.

 

wander.jpg
WANDER – PUBERDADE AINDA QUE TARDIA – PARTE 2
Roteiro e arte de Luciano Félix
Onde encontrar: mesa 150

Wander é um nerd obcecado em ser super-herói desde criança. Como nunca foi picado por nenhum bicho radioativo, sua inspiração foi um certo milionário que combate o crime para vingar a morte dos pais. Quando finalmente encontrou uma motivação na morte de um tio distante por bala perdida, assumiu a identidade do Batmorcego, combatente do crime nas ruas de Ficcítia, cidade onde vive. Wander descobre que a sua nerdice o fez pular uma fase importante na vida de qualquer jovem: a puberdade e todas as consequências típicas desse período. Para piorar, a cidade tem sofrido ataques de uma ladra de joias que pratica seus roubos em público, totalmente sem roupa.

 

zonay.jpg
ZONA Y
Roteiro e arte de Andréa Sobolive
Onde encontrar: mesa 204

Experiências cotidianas podem se tornar um campo de batalha quando se é mulher. Sendo assim, temos de buscar estratégias para sobreviver dia após dia. A narrativa traz um simples relato, embalado de ironia e humor, sobre como naturalizamos as pequenas violências diárias que sofremos.

 

 

Curta a página de O Quadro e o Risco no Facebook e siga o blog no Instagram!

Anúncios

3 comentários sobre “Os lançamentos nacionais do FIQ 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s