Melhores links de junho – novo projeto de Angeli e Laerte, caderno especial de quadrinhos do New York Times, entrevista com Jillian Tamaki e mais

baiacu_laerte_angeli.jpg

Novo projeto de Angeli e Laerte, a Baiacu é uma revista e também um organismo artístico mutante

Angeli e Laerte revivem a parceria que deu origem à Chiclete com Banana, lá na década de 1980, desta vez para criar outra revista, a Baiacu, cujo primeiro número sairá em novembro pela editora Todavia. O projeto é bastante diferente do comum: os artistas envolvidos (incluindo gente do quilate de Eloar Guazzelli, Rafael Sica, Fabio Zimbres e Mariana Paraizo) farão uma espécie de laboratório criativo em uma residência artística na cidade de Campinas (SP). A Folha de S. Paulo revela mais detalhes dessa obra viva, que inclui ainda ações como workshops e exposições.

 

new_york_stories.jpg

O maior jornal americano fazendo uma revista inteira só de quadrinhos. Quando no Brasil alguém pensaria nisso?

Num domingo de junho, dia 4, o New York Times publicou uma edição especial de sua revista New York Times Magazine. Tinha reportagens reais adaptadas para quadrinhos por feras como David Mazzucchelli, Tom Gauld, Bianca Bagnarelli, Sammy Harkham, entre outros. E o melhor: tudo pode ser lido na íntegra aqui.

 

panelxpanel 1.jpg

Capa da primeira edição de PanelxPanel, revista digital que se aprofunda na análise sobre a linguagem dos quadrinhos

Tem uma nova revista sobre quadrinhos na praça: é a PanelxPanel, editada por Hass Otsmane-Elhaou, roteirista e dono de um dos mais analíticos canais do Youtube sobre o assunto (o Strip Panel Naked). O cara entende da matéria. A publicação é digital e traz críticas, entrevistas, artigos assinados por caras renomados da indústria, HQ curtas etc. Vale muito a pena – ainda mais pelo fato de custar apenas 2 dólares.

 

boundless.jpg

Boundless, nova obra da canadense Jillian Tamaki

Jillian Tamaki já é fácil uma das grandes forças criativas do quadrinho mundial. Fez dois sucessos de crítica e público recentes (This One Summer e Supermutant Magic Academy) e agora divulga Boundless, coletânea de histórias curtas que entra automaticamente na lista dos lançamentos mais aguardados de 2017. Ela fala sobre a obra nesta entrevista para o Guardian.

 

akira.jpg

Akira, o épico cyberpunk de Katsuhiro Otomo, volta ao Brasil em nova edição

Um dos mangás mais renomados da história, Akira volta a ser publicado no Brasil apos muitos e muitos anos – a editora JBC é a responsável por trazer a obra revolucionária de Katsuhiro Otomo em versão remasterizada, numa edição caprichada (ao todo, serão seis volumes). Para celebrar o momento, o crítico Ciro Inácio Marcondes comenta o impacto da HQ no ocidente quando de sua publicação original (nos anos 1980) e sua importância artística.

 

Ichirou.jpg

Arte do brasileiro Ichirou: ele é um de nossos compatriotas selecionados pelo Silent Manga Audition

Por falar em mangá, o Universo HQ fez uma matéria bastante esclarecedora sobre um dos principais eventos dos quadrinhos japoneses: o Silent Manga Audition, espécie de concurso para jovens artistas trabalharem no mercado editorial nipônico. Vários brasileiros já estiveram entre os vencedores de edições passadas, incluindo Ichirou, Max Andrade, Roberto F. e YOS.

 

shimamoto.jpeg

Júlio Shimamoto, mito da HQ nacional

O escritor Rafael Spaca tem uma coluna de entrevistas na versão online da revista Bravo!. Há pouco tempo, ele conversou com o desenhista Júlio Shimamoto, uma lenda viva da ilustração nacional. O artista contou detalhes de sua entrada no mundo das HQs, ocorrida no final da década de 1950, além de relembrar episódios marcantes da carreira.

 

ware.jpg

Chris Ware é um dos mais fundamentais autores dos últimos 25 anos

Por fim, mas não menos importante, Alexandre Linck analisa a linguagem única usada pelo americano Chris Ware, em texto para o Quadrinhos na Sarjeta. Ao invés de apresentar uma diagramação linear para o leitor, Ware prefere a simultaneidade, modulando a questão do tempo e oferecendo pontos de vista múltiplos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s