Na quinta-feira da próxima semana, dia 1º de dezembro, começa a Comic Con Experience 2016. Ano passado eu visitei o evento, o principal de quadrinhos e entretenimento pop no Brasil, e comentei o que vi nesse post. Para esta edição, segundo a organização do encontro, o Artists’ Alley terá o dobro do espaço: contará com 336 mesas e mais de 460 quadrinistas. É artista pra burro – e aqui tem um mapa mostrando onde cada um deles vai ficar.

Para muito além dos medalhões internacionais presentes (incluindo lendas do quilate de Frank Miller, Bill Sienkiewicz e Alan Davis), estarão por lá centenas de brasileiros fazendo arte de qualidade. Por isso, tentei preparar um guia de quadrinhos nacionais que serão lançados durante a CCXP. Obviamente, vai faltar muita gente nessa lista (ordenada em ordem alfabética das obras), mas vou atualizar o conteúdo até o início do evento.

 

2
2
Roteiro e arte de Daniel Araujo

Onde encontrar: mesa D11

Sinopse
Primeira publicação autoral de quadrinhos de Daniel Araujo, é uma história que mescla duas narrativas paralelas.

 

ALÉM DOS TRILHOS
alemdostrilhos
Roteiro e arte de Mika Takahashi

Onde encontrar: mesa A30

Sinopse
Primeira HQ longa e autoral da ilustradora. Um coelho e sua bolsa procuram sentido na vida à beira dos trilhos de uma ferrovia.

 

AMETO
ameto
Roteiro e arte de Rael Mochizuki

Onde encontrar: mesa H14

Sinopse
Em uma galáxia distante, existia um reino pacífico governado pelo imperador Argor. O planeta, chamado Zoran, era muito próspero, até o dia em que o terrível mago Valxer tomou o trono para si e trouxe o caos a todos. O príncipe Ameto passou longos anos em exílio até estar realmente preparado para enfrentar as forças malignas de Valxer. Ameto conta com a ajuda de sua armadura Adamis e de grandes amigos, além do mentor Galtran. Conseguirá o jovem Ameto exterminar as tropas do tirano?

 

ARTBOOK – VOLUME 1
artbook1
SKETCHBOOK 1
sketch1
Arte de Gabriel Andrade Jr.

Onde encontrar: mesa A03

Sinopse
Dois livros com os desenhos do artista. O Artbook reúne artes prontas da maioria de seus trabalhos dos últimos anos. Já o Sketchbook é uma reunião de artes inacabadas, rascunhos e estudos de toda sua carreira.

 

ASTRONAUTA – ASSIMETRIA
assimetria
Roteiro e arte de Danilo Beyruth
Cores de Cris Peter

Onde encontrar: estande da Chiaroscuro

Sinopse
Terceira Graphic MSP, linha autoral que reformula personagens da Turma da Mônica, de Danilo Beyruth com o Astronauta. Sua nova missão envolve o enigmático planeta Saturno, mas a investigação tomará contornos inesperados. Lançamento da Panini.

 

BAD WÖMEN – VOL. 2
badwomen
Arte de Brão

Onde encontrar: mesa H28

Sinopse
Nas palavras do próprio Brão: “de um tempo pra cá, a obsessão por desenhar mulheres cresceu. Quem desenha sabe a dificuldade que é representar a forma feminina e não é a toa que eu tive que passar bons anos buscando o aperfeiçoamento no assunto”. Bad Wömen Vol. 2 é o segundo livro desse processo de estudo, recheado de mulheres dos últimos sketchbooks do artista.

 

BEABÁ
be-a-ba
Roteiro e arte de Daniel Batista

Onde encontrar: mesa F07

Sinopse
Beabá narra a aventura de Beto, um menino ansioso em conhecer o mundo a sua volta e com uma motivação peculiar: localizar a “Fonte do Guaraná”. As possibilidades de aventuras são incontáveis quando ele se encontra com uma presença inesperada. O início de uma história que revisita a cultura brasileira em uma narrativa divertida e empolgante.

 

BISPO FREUNDT
bispo
Roteiro de Bruno Bispo
Arte de Victor Freundt

Onde encontrar: mesa C03

Sinopse
Coletânea de HQs curtas lançadas em Portugal (algumas no Brasil também) pela dupla. Entre elas, está uma indicada ao prêmio português Central Comix.

 

BLACK SILENCE
black
Roteiro e arte de Mary Cagnin

Onde encontrar: mesa E26

Sinopse
Ficção científica ambientada num futuro distópico pós-apocalíptico. A história foca no drama psicológico dos personagens, contendo drama, suspense e pitadas de terror. A Terra está com os dias contados. Uma equipe de astronautas é convocada para fazer reconhecimento de um planeta que pode ser a única chance de sobrevivência dos seres humanos. Mas eles vão sobreviver a essa viagem aos confins do universo?

 

O BLEFE DO HOMEM MORTO
blefe

Roteiro de Gustavo Nascimento
Arte de Will Sideralman

Onde encontrar: mesa E08

Sinopse
Sherlock Holmes e Dr. Watson: criações imortais de Sir Arthur Conan Doyle, dois amigos que vivem aventuras das mais inusitadas, envolvendo morte, desaparecimento, roubo, trapaça… ou tudo isso junto. O Blefe do Homem Morto presta homenagem a esses personagens e ao seu universo. Um caso simples já resolvido leva ambos ao submundo das apostas na Londres vitoriana e às artimanhas da paixão e do vício. Um suspeito provável, um inspetor de polícia confuso, uma mulher de ar inocente, um homem apaixonado e um morto relutante estão presentes nesse gibi indicado para jovens e adultos.

 

CADA UM COM SEUS PROBLEMAS!
cadaum
Roteiro e arte de Wesley Samp

Onde encontrar: mesa A18

Sinopse
E se os problemas fossem visíveis, paupáveis? Série de tiras que transforma os nossos problemas de cada dia em pequenos bichinhos, mostrando, assim, como lidamos com eles. Tudo isso, claro, com muito bom humor!

 

CADERNOS DE VIAGEM – ANOTAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PSICONAUTA
cadernosdeviagem
Roteiro e arte de Laudo Ferreira
Cores de Omar Viñole

Onde encontrar: mesa E01

Sinopse
A obra conta diversos momentos da vida de Miguel, o psiconauta do título, desde sua infância até a maturidade, tudo permeado pela busca de um entendimento com a figura paterna. O termo psiconauta significa “navegador da mente”, alguém que usa estados alterados da consciência para encontrar respostas para questões espirituais e pessoais. Dentro desse princípio, por meio de práticas xamânicas, Miguel busca sua cura pessoal.

 

CAIS
cais
Roteiro de Janaína de Luna e Pedro Cobiaco
Arte de Pedro Cobiaco

Onde encontrar: mesa G11

Sinopse
Lançamento da Mino. A HQ é um monólogo da protagonista de outro projeto dos autores, chamado Diana (deve ser publicado ano que vem). Com texto em formato de fluxo de pensamento, é um trabalho bem livre e onírico.

 

CATACUMBA #3 – ANTIQUÁRIO DOS HORRORES
catacumba
Roteiro e arte por Kiko Garcia

Onde encontrar: mesa D15

Sinopse
Uma insólita caixinha de música. Estranhos presentes carregados de histórias brutais. Seja bem-vindo! O adunco anfitrião o levará ao passado perverso de cada item, num cárcere sanguinário além da catacumba. Este terceiro volume traz toda a podridão humana que somente um verdadeiro antiquário dos horrores poderia proporcionar!

 

CERULEAN
cerulean
Roteiro e arte de Catharina Baltar

Onde encontrar: mesa B32

Sinopse
Uma sereia que vive nos tempos atuais. Ela é míope, tem cabelos azuis e seu melhor amigo é um axolote cor-de-rosa chamado Ollie. Eles viviam tranquilamente no fundo do mar, até que um dia Cerulean encontrou um objeto misterioso e brilhante em uma caverna: um celular! Cada vez mais fascinada pela tecnologia humana, ela se vê dividida entre dois mundos.

 

CONTOS DO ABSURDO #1
contosdoabsurdo
Roteiro e arte por diversos artistas

Onde encontrar: mesa H14/H33

Sinopse
Parceria entre a Publi Gibi e o selo Discovery Comics, a revista apresenta contos e terror e fantasia, além de quadrinhos criados por um time de autores nacionais.

 

CONTOS FEITOS PARA DEIXAR VOCÊ DOIDO
doido
Roteiro e arte de Leonardo Maciel

Onde encontrar: mesa A15

Sinopse
Coletânea de sátiras e tiras no melhor estilo da revista MAD clássica, quando ainda era editada por Harvey Kurtzman. He-Man, Crepúsculo, Youtube, Jane Austen: nada passará impune!

 

COPRÓLITOS
coprolitos
Roteiro e arte de Marcatti

Onde encontrar: mesa E09

Sinopse
Antologia completa reunindo todas as HQs de Marcatti produzidas entre 1986 e 1992. São 32 histórias curtas publicadas em ordem cronológica que representam sua fase mais alucinada e repugnante. O livro também mostra como foi sendo moldada sua verve do humor escatológico e traz as clássicas da baixaria: Tia Surubinha, a hemorróida de 1,80 m, o homem das 10 mil bronhas.

 

COSMOGONIAS
cosmogonias
Roteiro de Cadu Simões
Arte de Jozz, Mario Cau, Mario César, Juliano Oliveira, Will Sideralman e Camila Torrano

Onde encontrar: mesa E07

Sinopse
Reune HQs curtas escritas por Cadu Simões para diversas publicações durante os seus dezesseis anos de carreira como quadrinista. Algumas delas serão publicadas como foram concebidas originalmente, outras estão sendo redesenhadas especialmente para esta antologia. Haverá ainda um conto inédito. Em comum, falam sobre criação, em seus mais diversos aspectos: de mundos, de vidas ou de histórias. E com a criação vem a destruição, pois todo início requer um fim, toda vida caminha para a morte. Assim é o ciclo cosmogônico.

 

CRISTÓVÃO E O SEGREDO DO TEMPO
cristovao
Roteiro e arte de Alexandre Montandon

Onde encontrar: mesa E10

Sinopse
Uma aventura pelos labirintos do tempo, que conduzirá um menino do interior a uma jornada épica de transformações e descobertas. E tudo começará com uma simples pergunta: “O que você se lembra do seu futuro?”

 

CYBERPUNKS
cyberpunks
Arte de Silvio dB

Onde encontrar: mesa B14

Sinopse
Sketchbook com desenhos e artes conceituais produzidos para o Inktober 2016 e para produção do próximo quadrinho do autor, Crônicas dos Sobreviventes. A cultura cyberpunk é uma das mais importantes dentro da ficção cientifica e da fantasia de uma forma geral, e já rendeu obras icônicas na literatura, HQs, TV, games e cinema.

 

DIÁRIO DE UM SUPER – ESPECIAL DE NATAL
diario
Roteiro de Eric Peleias
Arte por vários artistas

Onde encontrar: mesa F17

Sinopse
É a noite da véspera de natal no mundo do Super, a única pessoa no mundo sem superpoderes. A cidade inteira está reunida em uma festa em que acontece de tudo: fantasma inconveniente, música, crise na cozinha e até um pug vestido de papai noel.

 

DOIS
dois
Roteiro e arte de Michel Ramalho

Onde encontrar: mesa E11

Sinopse
Versão impressa da HQ criada durante o evento 24 Horas de Quadrinhos 2016, que conta as idas e vindas de um casal.

 

DROP DEAD
dropdead
Roteiro e arte de Aluísio C. Santos

Onde encontrar: mesa B23

Sinopse
Após a perda repentina do pai, o jovem William desperta o dom de enxergar fantasmas. Para fazê-los desaparecer de sua vida, ele não poderá contar com forças sobrenaturais, mas, sim, desvendar mistérios de seu próprio passado.

 

A ENTEDIANTE VIDA DE MORTE CRENS
entediantevida
A ENTEDIANTE FAMÍLIA DE MORTE CRENS
entediante
Roteiro e arte de Gustavo Borges

Onde encontrar: mesa B03

Sinopse
Além de uma nova tiragem do fora de catálogo A Entediante Vida, Gustavo Borges faz o lançamento da sequência das aventuras de Morte Crens, A Entediante Família. Famílias são como roseiras, podem até espetar… Mas vale a pena ter.

 

ESCAPE HQ #4
escapahq
Roteiro e arte de Airton MarinhoElvis Calhau, Felipe Bezerra, Fernando Barone, Guabiras, Jesus Guaré, Gustavo Lambreta, Plínio Leo Sene, Samuel Sajo, Sara Prado, Thaiz Leão e Tho+

Onde encontrar: mesa E32

Sinopse
Resultado do trabalho do coletivo de quadrinistas homônimo. A 4ª edição da Escape passa por diversos gêneros de histórias, indo do humor escrachado para a seriedade contemplativa, passando por terror, aventura, sci-fi, fantasia e muito mais, contando com a variedade de traços e estilos dos artistas envolvidos na produção da revista. Além dos artistas do coletivo, sempre presentes nas edições anteriores (e que ninguém conhece), contamos com algumas participações especiais (que também ninguém conhece). Continuem ignorando a gente e não comprem mais esta edição… Não! Por favor, comprem sim, estamos falidos! Ou morram!

 

EU NÃO ME ARREPENDO DE NADA!
eunaomearrependo
Arte de João Montanaro

Onde encontrar: mesa G21

Sinopse
Coletânea de ilustrações dos mais variados temas feitas pelo jovem cartunista. Contará com prefácio do também quadrinista Felipe Nunes.

 

A EXPERIÊNCIA TIANINHA
tianinha
Roteiro e arte de Laudo Ferreira

Onde encontrar: estande 25 (Instituto HQ)

Sinopse
Lançada pelo Instituto HQ, traz as aventuras da loira mais safada e descolada dos quadrinhos nacionais, personagem criada pelo próprio Laudo Ferreira em 2000.

 

FINÓRIO
finorio
Roteiro e arte de Marco Oliveira

Onde encontrar: mesa C31

Sinopse
Por onde quer que caminhe, Francisco, ou simplesmente Frank, se vê constantemente envolvido com atos violentos, que se tornam um grande obstáculo em sua vida. Tímido, não consegue lidar com percalços como o bullying, a violência doméstica e a criminalidade, preferindo sempre se esquivar a enfrentá-los. A violência fascina a uns mais do que a outros e não há meio de se mensurar isso. Da adolescência à idade adulta, a dificuldade do personagem principal em confrontar seus desafetos o leva a buscar soluções imprevisíveis, alimentadas pelo crescente ódio. A obra é uma análise do impacto da violência sobre a vida das pessoas. Dos limites de cada indivíduo. Das diferentes reações perante atos violentos e o fascínio que eles podem causar. Lançamento da Zarabatana.

 

FLERTE DA MULHER BARBADA
flerte
Arte de Wagner Willian

Onde encontrar: mesa G13

Sinopse
Para o lançamento da HQ Bulldogma, Wagner William criou um blog de entrevistas com diversas personalidades do mundo dos quadrinhos. A entrevistadora era a própria protagonista do gibi, Deisy Mantovani. Flerte da Mulher Barbada é uma compilação dessas conversas, realizadas em um bar-cafeteria onde coisas estranhas acontecem. Lançamento da editora Veneta.

 

A FUGA
afuga
Roteiro e arte de Douglas Ferreira

Onde encontrar: mesa E27

Sinopse
No antigo Egito, o exército Romano está conduzindo seus mais recentes prisioneiros de guerra pelo deserto. Inconformado, um menino tenta fugir de seus captores.

 

FÚRIA
furia
Roteiro e arte de Caio Yo

Onde encontrar: mesa F36

Sinopse
Projeto independente de fantasia do mesmo autor de Behalter e Mortalha.

 

GATURNOS
gaturnos
Roteiro e arte de Juliane Macedo

Onde encontrar: mesa E31

Sinopse
Gosta de gatos? Juliane Macedo faz tirinhas sobre o cotidiano de gateiros. Livro em versão pocket.

 

HÍDRICO
hidrico
Roteiro e arte de Tiago Judas

Onde encontrar: mesa F34

Sinopse
Coletânea dos quadrinhos, incluindo material inédito, com o personagem Kocinas, criação do artista plástico em 1998. Estreou no fanzine Sociedade Radioativa, tendo sido publicado também na revista Piauí. Kocinas é um sujeito calmo, que vive parte do tempo no mundo da lua. Literalmente. Com seu capacete de aquário, onde mora um peixinho companheiro, ele divaga sobre a vida e a existência humana enquanto vive aventuras surrealistas: uma temporada na lua, empreendimentos no mundo da moda e aulas de metafísica. Lançamento da editora Veneta.

 

HOTEL CALIFÓRNIA
hotel
Roteiro de Cleber Augusto
Arte de Felipe Dias

Onde encontrar: mesa D10

Sinopse
Durante o período da Lua Escarlate, Benz, um jovem da Vila Eagles, descobre, por meio do gato falante Rudolph, o paradeiro das crianças desaparecidas de seu vilarejo dez anos atrás. Junto dele, parte em uma jornada pelo mundo mágico até o paradeiro dessas crianças, no misterioso Hotel Califórnia.

 

THE HYPE
thehype
Roteiro e arte de Marcel Ibaldo e Max Andrade

Onde encontrar: mesa H03

Sinopse
Mauro é um professor de cursinho pré-vestibular que sonhava em ser herói quando criança. Desiludido, faz o que pode para ajudar jovens de baixa renda a alcançar o sonho da faculdade, quando algo extraordinário acontece em sua vida. Agora, ele precisa voltar a ser o garoto sonhador do passado ou fingir que não se importa mais. Tudo isso envolvendo muita pancadaria e fones de ouvido.

 

INSUBSTITUÍVEL
insubstituivel
Roteiro de Mavian
Arte de Marcel Bartholo

Onde encontrar: mesa B10

Sinopse
Até mesmo o mais macabro dos trabalhos torna-se trivial quando repetido seguidamente. Quando cadáveres transformam-se em objetos sendo processados em linha de produção, o coração de um legista torna-se duro e insensível. Porém, imerso nos dias infindáveis, frios e mecânicos de seu açougue humano, ele se depara com um coração que desafia a lógica, a mente… E a sua própria alma.

 

JÁ ERA
jaera
Roteiro e arte de Felipe Parucci

Onde encontrar: mesa G16

Sinopse
Dramédia psicodélica que conta a história de Regina, uma publicitária que trabalha muito, mas ganha pouco. Suas interações sociais são extremamente tediosas, vivendo em um mundo repleto de piras erradas. Cansada de seu cotidiano decepcionante e com um empurrãozinho do destino, ela vê a oportunidade de comprar um barco e sair navegando sem rumo, em busca de uma razão de existir. Entretanto, as ondas do destino acabam levando Regina para uma viagem surreal – e ela encontra a oportunidade de mudar o nosso mundo. Ou só o mundo dela?

 

LADY HORROR SHOW
lady
Roteiro de Guilherme Smee
Arte por vários artistas

Onde encontrar: mesa C11

Sinopse
Qual o seu maior medo? A Lady Horror Show está aqui para ajudá-lo a enfrentar esse temor. Ela é uma entidade do bem, que gera transformação na vida das pessoas. Mas quem realmente é a Lady Horror Show? Embarque numa investigação que vai de uma galáxia longe daqui a um tempo distante para saber mais sobre essa figura misteriosa. Concebida pelo jornalista e roteirista Guilherme Smee, a obra conta com um time de estreantes e veteranos que deu forma à história, incluindo Jader Corrêa, Carlos Baima, Luan Zuchi, Cristian Santos,Andrey Macedo. Claudia Fernandes, Ana Clacla, José Amorim Neto, Wendrick Ribeiro e Kaiky Coutinho.

 

A LEI DE MURPHY
leidemurphy
Roteiro e arte de Flavio Soares
Cores de Jonas Nogueira

Onde encontrar: mesa E02

Sinopse
Em um mundo onde pessoas comuns começam a manifestar pequenos poderes sobre-humanos e um alienígena super-poderoso voa entre nós, o habilidoso advogado Douglas Murphy conquistou fama e fortuna defendendo aqueles que nunca pediram por suas habilidades especiais. A interpretação da lei depende de muitas variantes e Murphy aprendeu a moldar os textos legais conforme a sua vontade e – ocasionalmente – a do cliente. Com grandes poderes vêm grandes ações na Justiça. Douglas Murphy sabe disso como poucos e vende suas habilidades com maestria. O professor Peter Connor sabe disso. Ele pesquisou muito sobre Murphy no Google. Mas o seu problema é um caso perdido sob todos os aspectos e em todas as instâncias possíveis. E Murphy sabe disso.

 

LOUIS DE DAMPIERRE
louis
Roteiro de Francisco CostaGlauber Lopes
Arte de Glauber Lopes

Onde encontrar: mesa H05

Sinopse
Ambientada durante a Guerra dos Cem Anos, mostra o jovem Louis, fruto de uma relação extraconjugal entre um nobre francês e uma druida. Com o tempo, o garoto, rejeitado pela madrasta e desprezado pelo meio irmão, assume sua obrigação de nobre no conflito armado, contrariando sua tendência pacífica. Agora, precisará se mostrar digno para o pai e honrar a mãe se quiser se manter fiel aos seus princípios. Obra derivada da HQ A Última Fábula.

 

MAGENTA KING SKETCHBOOK VOL.1 – 2010-2015
magenta
Arte de Magenta King

Onde encontrar: mesa G31

Sinopse
Compilação dos sketchbooks do Magenta King de 2010 a 2015. Inclui desenhos feitos em viagens, idas e voltas de metrô, bares e vários outros lugares.

 

MAGIAS & BARBARIDADES – VOL. 3 – VIDA NA CIDADE
magias
Roteiro e arte de Fabio Ciccone

Onde encontrar: mesa A18

Sinopse
Acompanhe as desventuras de um trio improvável – o mago arrogante Remmil, o bárbaro fã de Shakespeare Oce e a amazona atrapalhada Idana – em uma cidade onde sempre chove e todo dia é segunda-feira.

 

MAKO
mako
Roteiro e arte de André Diniz

Onde encontrar: mesa A19

Sinopse
HQ infantil publicada pela Marsupial. Mako brinca com o Sol, com a Lua e até com sua própria sombra. Brinque também com ele nessa história sem palavras, mas com muita imaginação.

 

MARE ROSSO
marerosso
Roteiro e arte de Chairim Arrais e outros artistas

Onde encontrar: mesa E29

Sinopse
Mare Rosso é um RPG de terror em quadrinhos. O título faz alusão a uma cidade portuária fictícia, no Sul da Itália. A cidade é uma silenciosa observadora que aprecia uma boa história, olhando e saboreando cada aventura, medo, romance e terror protagonizados por vampiros. Lugar para suas ambições, temores e paixões.

 

MARY-UP – AGÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES
maryup
Roteiro de Sander Antonelli Jr.
Arte de Paulo Borges

Onde encontrar: mesa F20

Sinopse
Se há um mistério a ser desvendado, pode ter certeza que Mary e suas meninas estarão lá para resolver o caso. A obra é um thriller que se utiliza de uma narrativa mista, envolvendo quadrinhos, fotografia, textos e ilustrações.

 

MAYARA & ANNABELLE – VOL. 3
mayara_annabelle
Roteiro de Pablo Casado
Arte de Talles Rodrigues
Cores de Brendda Lima

Onde encontrar: mesa G37

Sinopse
Talvez você já tenha ouvido falar delas: uma ninja e uma maga, funcionárias públicas cujo trabalho envolve colocar demônios e outras criaturas sobrenaturais na linha. Depois de uma bem sucedida campanha para o financiamento do segundo volume de suas aventuras, elas estão de volta para o terceiro round! Pois é: o serviço público não pode parar!

 

MIRTILO
mirtilo
Roteiro e arte de Lucy Fidelis

Onde encontrar: mesa B12

Sinopse
O fruto mirtilo nasce por meio do delicado beijo das fadas. Nesse cenário, uma pequena abelha se encanta pela doce fada e devaneia-se de amor durante sua jornada.

 

MR. LUVAS
mr-luvas-capa
Roteiro e arte de Raoni Marqs

Onde encontrar: mesa F40

Sinopse
Mr. Luvas é um cachorro que trabalha numa padaria, mas sonha em ser lutador de boxe. Todos os dias ele se imagina num ringue de verdade, enquanto brinca de socar massa de pão com luvas de forno. Depois de ser expulso da padaria em que trabalha, Mr. Luvas decide levar esse sonho a sério e faz de tudo para isso, até ser treinado por Muggy – o mestre de grandes lutadores do passado, que não tem paciência pra moleza. Juntos, os dois entram num campeonato. Para vencer, Mr. Luvas precisa encontrar o limite entre seus sonhos e a realidade. Uma mistura de Bidu e Hajime no Ippo.

 

NADA IMPORTA
nadaimporta
Roteiro de Paco Steinberg
Arte de Hugo Nanni

Onde encontrar: mesa C01

Sinopse
Com um texto sensível e tocante, a obra escancara talvez um dos maiores males da contemporaneidade. Uma HQ para refletir.

 

NÃO ACREDITE EM GNOMOS
naoacredite
Roteiro e arte de Gustavo Duarte

Onde encontrar: mesa B39/B40

Sinopse
Preview de um álbum de Gustavo Duarte a ser publicado em 2017. Traz um conto de terror inédito sobre gnomos, além de esboços dos personagens.

 

OPALA 76
opala76
Roteiro e arte de Eduardo Ferigato

Onde encontrar: mesa B22

Sinopse
Um velho Opala 1976 como herança e um acerto de contas com um passado violento levam Dario de volta às suas origens.

 

A ORDEM DE LICAÃO 2
licaao
Roteiro e arte de Rodney Buchemi

Onde encontrar: mesa D34

Sinopse
Sequência da série que reinterpreta a mitologia de Licaão (ou Licaón), rei grego condenado pelos deuses a se transformar em um homem-lobo. Um terror-policial à brasileira.

 

PÁGINAS EM BRANCO
paginas
Roteiro e arte de Paulo Kielwagen

Onde encontrar: mesa D17

Sinopse
Spin-off da série de tiras Blue e os Gatos, ganhador do Troféu Angelo Agostini em 2014. A história possui relação direta com abandono e adoção de animais e esse será o início da jornada do personagem para entender o que ele é e onde deveria estar.

 

PARAFUSO
parafuso
Roteiro e arte de Jão

Onde encontrar: mesa F14

Sinopse
Nova revista independente do Jão. A publicação será uma antologia de seus quadrinhos mais experimentais de ficção científica e fantasia, incluindo ainda material inédito.

 

PARANAPIACABA
paranapiacaba
Roteiro e arte de Nato Magalhães e David Lee

Onde encontrar: mesa H13

Sinopse
Conta histórias sobrenaturais ambientadas nas proximidades da primeira vila operária de São Paulo, Paranapiacaba, onde foram construídos os trilhos que levaram o café do interior para o porto de Santos a partir de meados do século 19. São duas histórias. Na primeira, acompanhamos um grupo de trekking que invade o sistema funicular, trilhos abandonados usados para o escoamento do café, em busca de histórias de fantasmas. Na segunda, em 1942, um grupo de ferroviários seguiu para a Serra de Paranapiacaba e nunca mais foi visto. Um mistério envolvendo três homens e a loucura entorno da mata.

 

O PARRICÍDIO
parricidio
Roteiro de Rodrigo Qohen
Arte de Beeau Goméz

Onde encontrar: mesa B06

Sinopse
Com prefácio da Laerte Coutinho, a obra conta a história de Remi, personagem que vive em estado de desânimo desde que pode recordar, sempre revisitando sonhos antigos dentro dos próprios devaneios, o que faz com que se tornem ainda mais verdadeiros. Através de sua janela, Remi vê uma misteriosa figura feminina que traz a persona à tona para corrigir a maior incoerência de sua vida.

 

PÁTRIA ARMADA: VISÕES DE GUERRA
visoes
Roteiro e arte por vários artistas

Onde encontrar: estande 25 (Instituto HQ)

Sinopse
O quadrinista Klebs Junior empresta o universo de sua minissérie Pátria Armada para 45 artistas convidados. Eles reinterpretarem as situações e personagens da obra original, que mostra um Brasil dividido e em guerra civil.

 

PIECES – PARTES DO TODO
pieces
Roteiro e arte de Mario Cau

Onde encontrar: mesa E04

Sinopse
Série de histórias curtas sobre o cotidiano. Um olhar poético sobre os pequenos pedaços que constroem a vida, seus encontros e desencontros, desejos, corações partidos e amizade. São peças de um quebra-cabeça que desconhecemos por completo. Toda pessoa é um universo inteiro por dentro e a vida, uma riquíssima colcha de retalhos: é feita de momentos que podem parecer fugazes, mas que carregam sentimentos e experiências que nos fazem ser quem somos. E nós mesmos, inteiros ou aos pedaços, somos parte de algo maior. Somos parte do todo. Lançamento da Marsupial.

 

PONTO DE PARTIDA
pontodepartida
Roteiro e arte de Letícia Pusti

Onde encontrar: mesas A24/A25

Sinopse
Primeira HQ da jovem quadrinista gaúcha. Conta com prefácio da multiartista Cris Peter. O que acontece quando prestamos atenção nas pequenas coisas do cotidiano? É o que Bóris busca descobrir em meio a seus dilemas. A HQ fala sobre depressão e traz algumas reflexões sobre o assunto.

 

POST MORTEM
postmortem
Roteiro e arte de Pedro Ferreira

Onde encontrar: mesa H32

Sinopse
Numa violenta terra medieval, conhecemos Ahran, um dos últimos necromantes, numa jornada impossível rumo ao resgate de seu irmão e sobrinho, algo muito mais complicado do que aparenta. Segundo volume da série.

 

PROJETO MEGA-ULTRA SUPER SECRETO
projeto
Roteiro e arte de Sam Hart
Diálogos por Cadu Simões

Onde encontrar: mesa E10

Sinopse
A obra é sobre embates épicos e o cotidiano da criação. Na história, a dupla de quadrinistas Thalitta Machado e Cesar Reis criam o Projeto Mega-Ultra Super Secreto, HQ no qual o personagem principal é um super-herói que vive na Amazônia protegendo a floresta de Nuklear, um vilão atômico.

 

QUACK – VOL. 3
quack3
Roteiro e arte de Kaji Pato

Onde encontrar: mesa H04

Sinopse
Mangá a ser lançado pela editora Draco. É hora de abandonar o navio: a luta está comendo solta a bordo do Porconês Voador! Enquanto Baltazar e as meninas lutam para conseguir escapar do navio avariado, Toscana enfrenta o malvado Capitão Resmo em uma partida de Truco Pirata. Mas onde é que está o pato Colombo quando mais precisamos de suas grosserias e conselhos? Esse é o clímax da aventura e as batalhas não serão decididas apenas pela força bruta, mas pela esperteza inusitada de nossos desajeitados heróis. Só que o poder da mágica Bússola de Prata está do lado dos vilões, então Baltazar Drumont precisará de mais uma sessão de autoajuda antes de enfrentar um poderoso inimigo!

 

QUADRANTE X
quadrantex
Roteiro e arte por vários artistas

Onde encontrar: mesa H03

Sinopse
O coletivo Quadrinhos S.A. – Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria (RS), criado em 2002, tem sido responsável pela organização de exposições de quadrinhos, workshops e ciclos de cinema, além da publicação de diversas HQs. Dentre essas publicações, a mais importante é a Quadrante X, que anualmente traz em suas páginas a arte dos integrantes do grupo e convidados em HQs mirando perspectivas diferentes acerca de um novo tema a cada edição. Nesta edição nº 16, o tema escolhido é “informação”, o que serviu de catalisador para que os participantes da edição desbravassem a temática em histórias que versam a respeito dos desafios diários que surgem a cada notícia compartilhada, cada viral e cada visita a rede social. A edição afirma assim a necessidade de sempre questionar e buscar um outro viés e só estabelecer uma opinião sólida a partir de fontes confiáveis, além de reconhecer que nós criamos informação diariamente enquanto parte da História sendo escrita.

 

QUADRINHOS A2 – VOL. 5
a2
Roteiro e arte por Cristina Eiko e Paulo Crumbim

Onde encontrar: mesa D05

Sinopse
Quinto volume da série autobiográfica do casal Eiko e Crumbim. O cotidiano do trabalho, da família e da vida de casado em meio a diversas referências à cultura pop.

 

QUIMERA
quimera
Roteiro e cores de Cris Peter
Arte de Dika Araújo e Ariane Rauber

Onde encontrar: mesa A24/A25

Sinopse
A colorista Cris Peter agora ataca também como roteirista nessa HQ, que conta com capa de Bilquis Evely, nova desenhista do título da Mulher Maravilha, na DC Comics.

 

RABISCOS ACOLÁ
rabiscos
Roteiro e arte de Guilherme Bandeira

Onde encontrar: mesa F18

Sinopse
Quinto livro do autor, Rabiscos Acolá traz uma coletânea de tirinhas e cartuns.

 

REI BOCÓ
reiboco
Roteiro e arte de Rafael Marçal

Onde encontrar: mesa A17

Sinopse
Livro de tirinhas. O Rei Bocó do título é um personagem autobiográfico, inspirado no cotidiano de Marçal, que brinca com o gênero das fábulas. Quase um Big Brother de sua vida, mas sem eliminados ou prêmios de um milhão.

 

SAI DE MIM, MIMIMI! – O LIVRO DA PRINCESA ÀS AVESSAS
saidemim
Roteiro e arte de Ruis Vargas

Onde encontrar: mesa A10

Sinopse
Se a sua referência de princesa são as meigas e espertas donzelas das animações da Disney, sinto informar que essa obra chegou para desconstruí-la sem dó nem piedade. A princesa que você está prestes a conhecer é uma jovem baixinha e marrenta (mas não é dentuça, viu?), que enfrenta dragões, esnoba fadas madrinhas, dita ordens a um rei, peita um general, é cortejada por um barão e nutre um amor todo especial por um Bobo da corte.

 

A SAMURAI: YORIMICHI
asamurai
Roteiro de Mylle Silva
Arte de Yoshi Itice, Leonardo Maciel, Gustavo Borges, Vencys Lao, Bianca Pinheiro, Herbert Berbert, Mika Takahashi e Guilherme Match

Onde encontrar: mesa F41

Sinopse
Depois dos acontecimentos do primeiro volume da HQ, Michiko e Yamada atravessam o portal e voltam vinte anos no tempo. Separada de Yamada, Michiko se torna uma samurai sem memórias ou objetivos, que apenas luta para salvar pessoas sem saber o porquê. Com a cabeça a prêmio e vivendo como uma fugitiva, seu caminho se cruza com o de Yamada, que vive o dilema de revelar-lhe ou não sua verdadeira identidade. Juntos, eles trilharão caminhos tortuosos em busca de seus propósitos e reencontrarão alguns de seus entes mais queridos.

 

SÃO PAULO DOS MORTOS – VOL. 3
saopaulo
Roteiro de Daniel Esteves
Arte de Al Stefano, Alex Rodrigues, Samuel Bono, Sueli Mendes, Omar Viñole e Ibraim Roberson

Onde encontrar: mesa E06

Sinopse
Os mortos voltarão às ruas da cidade em histórias inéditas, apresentando novos personagens e contando com o retorno do Mortoboy, protagonista do segundo volume. As histórias são ambientadas no Brás, na Paulista, na Luz e no Zoológico paulistano, com todos esses lugares tomados por zumbis numa tentativa de refletir certo conservadorismo do presente por meio de narrativas ficcionais.

 

SAVANA DE PEDRA
savanadepedra
Roteiro de Felipe Castilho
Arte de Tainan Rocha e Wagner Willian

Onde encontrar: mesa F09

Sinopse
Uma fábula urbano-animalesca que irá contribuir para a discussão sobre o que andam fazendo por aí em termos de imprensa, administração pública e militância.

 

O SEGREDO DA FLORESTA
segredo
Roteiro de Thedy Corrêa
Arte de Felipe Nunes

Onde encontrar: mesa G20

Sinopse
Nina e Lucca acabaram de se tornar irmãos emprestados. Enquanto ela tem problemas para se integrar com a nova família, ele, ao contrário, anseia pela nova amizade com ela. Mas essa delicada situação é sacudida quando os dois se veem em apuros, perdidos em uma misteriosa floresta. História infanto-juvenil lançada pelo selo Stout Club em parceria com a Panini.

 

(SIC) – SIM, EU POSSO VER… EU ACHO
sic2
(SIC) – É… OLHANDO ASSIM, FAZ SENTIDO
sic
Roteiro e arte de Orlandeli

Onde encontrar: mesa B28

Sinopse
Os dois álbuns são lançamentos da Sesi-SP Editora. Orlandeli deu tempo e espaço para suas crônicas: existe uma métrica, um ritmo na leitura de cada “história”. Ao mesmo tempo, cada página se parece a uma composição, uma música, e tem sua própria ideia e compasso. Não acho que você, leitor, deva seguir o álbum em ordem cronológica… página a página. Abra o livro em páginas aleatórias e veja o que Orlandeli quer te contar hoje e fique aberto à experiência. Talvez você ria, talvez você se reconheça, talvez você pense na própria vida… e é isso que todo artista quer, afetar seu público. O quadrinista vai divulgar ainda a nova fase da tira O mundo de Yang com a distribuição gratuita de uma revista de 12 páginas.

 

SOLZINHO
solzinho
Roteiro e arte de Camilo Solano

Onde encontrar: mesa G18

Sinopse
Versão impressa da história de mesmo nome publicada online. A solidão causada pela morte de um ente querido muitas vezes não encontra palavras para ser entendida pelas pessoas. Quem sabe é só aquele que a sente.

 

SONATA – GIBI JAZZ
somata
Roteiro e arte de Alex Sander

Onde encontrar: mesa C13

Sinopse
Nova edição da revista Gibi Jazz, que combina música e quadrinhos, com a HQ SonataSonata é uma narrativa gráfica que vai ao encontro dos sons dos músicos de jazz. Com isso, o autor incluiu na narrativa, design dos requadros e páginas as notas quebradas e os improvisos, signos característicos nas narrativas musicais do bee bop jazz e na música instrumental.

 

SVALBARD
svalbard
Roteiro e arte de Diego Sanches

Onde encontrar: mesa B22

Sinopse
Jeff, o chefe dos Lixeiros, parte com seu parceiro Troy em busca do sinal das colônias perdidas que foi captado na remota e gelada Svalbard. Ao mesmo tempo, Rasul, o caçador de recompensas, e Martha, antiga parceira de Jeff, também vão atrás do sinal, mas cada um com seu próprio objetivo. Eles vão descobrir que chegar lá é a parte mais fácil de sua jornada pelo Norte gelado.

 

TEERRA & WINDY – VOL. 1
teerra
A TORRE
torre
Roteiro e arte de Cah Poszar

Onde encontrar: mesa E31

Sinopse
Dois mangás da ilustradora, quadrinhista e designer. Nos contos de fadas sempre quando uma donzela está em perigo, ela deve rezar e esperar por um cavaleiro que a salve. Mas o que não contam é que na vida real, a própria donzela é que deverá se salvar, muitas vezes, sozinha. Esse é o mote de A Torre. Já Teerra & Windy conta a história do jovem Luka, arqueiro muito habilidoso mas cego de um olho. Ele tem dois grandes amigos: a loba mal humorada Teerra e a sábia harpia Windy. O maior sonho dos três amigos é poder sair do território do reino onde vivem, mas isso só é permitido a quem tem um passe especial. Para conquistar esse passe, os três vão ter que viver uma grande aventura.

 

TEOCRASÍLIA
teocrasilia
Roteiro e arte de Denis Mello

Onde encontrar: mesa C26

Sinopse
Em 2017, Denis Mello publicará Teocrasília, HQ que conta histórias passadas num Brasil que vive um regime teocrático após a Revolução da Palavra, perpetrada pelo setor radical e religioso da política nacional. O prólogo do quadrinho, disponível na CCXP, vem em formato de revista jornalística, uma espécie de periódico panfletado pelos personagens da própria história denunciando cada fase do processo, desde as Jornadas de 2013 até o estabelecimento do novo regime e o detalhamento de diversas consequências e retrocessos.

 

 

THE FEW AND CURSED – OS POUCOS E AMALDIÇOADOS – PARTE 2
thefew
Roteiro de Felipe Cagno
Arte de Fabiano Neves

Onde encontrar: mesa B02/B03

Sinopse
A minissérie em seis partes ganha sua segunda edição, chamada Os Corcos de Mana’Olana. Em um mundo pós-apocalíptico onde mais de 90% da água simplesmente desapareceu, a humanidade parou no tempo e simplesmente se acostumou a sobreviver sem esse recurso, muitas vezes às custas de maldições e outros artifícios que não são deste mundo. Na segunda parte da história, a caçadora de maldições Ruiva conhece Jebediah Younger, um velho que ainda se recorda como era o mundo com água. Com isso, os dois partem atrás de pistas dos Corvos.

 

THE SPAGHETTI BROTHERS
spaghetti
Roteiro e arte de Caio Majado

Onde encontrar: mesa H27

Sinopse
Ação policial num faroeste moderno em plena cidade. Projeto foi um dos selecionados para o Proac de 2015.

 

TIMO/VAGALUZ
timo-vagaluz
Roteiro e arte de Raul AguiarThales Molina

Onde encontrar: mesa F39

Sinopse
Um livro, duas HQs diferentes. Em Timo, o personagem que dá nome à história descobre a habilidade de se transportar para cada livro que lê. Com fantasia e aventura, possui elementos da infância de Raul Aguiar, incluindo longas viagens de carro com o pai ao volante e a paixão pela leitura. Vagaluz, de Thales Molina, fala sobre a infinidade de seres, de todas as naturezas, que habitam o mundo, cada um protagonista de sua passagem pela vida. O quadrinho conta a saga de um vagalume em busca de outra luz. Será que ele vai escolher o caminho certo? Uma narrativa que te coloca no lugar de um inseto, geralmente coadjuvante e raramente visto de perto.

 

TINTA FRESCA – DESTINO TRAÇADO
tintafresca
Roteiro de Digo Freitas
Arte de Digo Freitas e Vinícius Gressana

Onde encontrar: mesa A16

Sinopse
O que você faria se tivesse o poder de dar vida ao seus desenhos? Ícaro é um adolescente problemático de 17 anos que pratica um hobby muito mal visto pela sociedade: o graffiti. Quando Arthur entra em sua vida e começa a ensiná-lo a ser um ilustrador profissional, as coisas até parecem se ajeitar um pouco. Porém, ele recebe um poder que faz com que seus desenhos ganhem vida, tornando as coisas ainda mais complicadas.

 

TIRAS NÃO! – VOL. 2
tirasnao
Roteiro e arte de Thales Gaspari

Onde encontrar: estande da Crás Estúdio e Editora

Sinopse
Novo livro do autor reúne tiras inéditas com novos personagens.

 

TOOLS CHALLENGE – VOL. 3
tools
Roteiro e arte de Max Andrade

Onde encontrar: mesa H03

Sinopse
Além de reeditar os dois primeiros volumes da obra com material inédito em relação às edições antigas, o autor publica a última parte da série pela Editora Draco. Em um mundo parecido com o nosso, cada pessoa nasce com uma ferramenta. Algumas vêm com ferramentas diferentes, chamadas série ouro, e não podem viver mais de quinze anos longe delas – ou morrerão. Raion é uma dessas pessoas especiais, mas o seu objeto valioso lhe foi roubado. Com o espírito de uma verdadeira equipe, Raion, Kao e Hitai se inscrevem no torneio que pode salvar suas vidas. Mas mesmo os mais determinados precisarão de preparo para o corpo e a alma. Enquanto relembram o que os levou até ali, os três amigos vão se unir ainda mais para enfrentarem juntos as provações que virão.

 

UNDEADMAN: A SAGA DE UM IMORTAL – VOL. 3: IDADE CONTEMPORÂNEA – PARTE 1
undeadman
Roteiro de Leonardo Melo
Arte de André Stahlschmidth, Adauto Silva, Ângelo Ron, Ivan Sória, Sandro AndradeJeferson Sadzinski

Onde encontrar: mesa D13

Sinopse
A Busca de Jason de Ely para livrar-se da imortalidade continua e chega na Idade Contemporânea. Ele conhece os Três Mosqueteiros, participa da Revolução Francesa, vai até a África com Allan Quartermain, enfrenta Drácula uma vez mais e descobre novos segredos sobre Profano em aventuras que o levarão até as Grandes Guerras de nossa época. Acompanhe Jason e sua saga dentro da primeira parte da Idade Contemporânea, novamente participando de fatos históricos e encontrando personagens famosos da literatura.

 

VELUDO DOS 9 INFERNOS
veludo
Roteiro de Bruno Brunelli e Lula Carneiro
Arte de Bruno Brunelli

Onde encontrar: mesa E32

Sinopse
Prólogo da série formada por cinco partes. Há mais de 3.000 anos, viveu um homem endurecido pelo fogo e pelo deserto. Por onde andava, espalhava o terror, sangue e dor – e nem a morte conseguiu impedir! Baseada em uma história (real? Quem sabe?) psicografada por Nivio Domingues, a saga se estende por vários séculos.

 

VOLKAN
Sem título-1.indd
Roteiro de Allan Albuquerque
Arte de Eduardo Vienna
Arte-final de Omar Viñole

Onde encontrar: mesa G07

Sinopse
A HQ é a primeira publicação do selo independente TopComics. Durante o processo de produção, o projeto contou com a participação do público nas redes sociais que ajudou a definir a construção de alguns personagens e também do roteiro. A aventura se ambienta na cidade de São Paulo. Depois de entrar em contato com o otter, um organismo desconhecido que ressurgiu das profundezas da Terra, os três protagonistas (Dan, Lucas e Ric) adquirem habilidades especiais e passam a ser perseguidos por uma poderosa organização americana.

 

XAMPU – VOLUME 2
xampuvol2
Roteiro e arte de Roger Cruz

Onde encontrar: mesa A34

Sinopse
A aguardada continuação da aclamada HQ indie de Roger Cruz. As histórias do apê se estendem porta afora, chegando ao memorável Rock ‘n Rio e indo noite a dentro na companhia de personagens peculiares, espíritos zombeteiros e, claro, do bom e velho rock n’roll! Lançamento do selo Stout Club em parceria com a Panini.

 

ZÉ DO CAIXÃO
zedocaixao
Adaptação e arte de Laudo Ferreira
Arte-final de Omar Viñole

Onde encontrar: mesa E01

Sinopse
Lançamento da editora Marsupial. José Mojica Marins é um dos mais importantes cineastas brasileiros. De sua extensa obra, destaca-se seu mais notável personagem: Zé do Caixão! Protagonista de diversos filmes de terror, Zé do Caixão também teve passagens pelos quadrinhos, sendo uma das mais conhecidas a adaptação do filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma (exatamente sua primeira aparição cinematográfica), desenhada por Laudo a partir do roteiro original do filme. Depois de mais de vinte anos, finalmente esse clássico dos quadrinhos brasileiros ganha uma republicação em companhia da adaptação do segundo filme de Zé do Caixão, Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver, cuja publicação integral ainda permanecia inédita. Acompanhado por uma HQ inédita e um relato de Laudo sobre o processo de adaptação das obras, além de um texto do diretor de fotografia Virgílio Roveda, o Gaúcho, sobre o próprio José Mojica Marins, este álbum busca fazer um resgate histórico da presença do personagem nas HQs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s