Mais um final de ano, mais uma CCXP – e também tudo mais que envolve o maior evento de quadrinhos e cultura pop do Brasil, incluindo correria dos artistas pra imprimir seus gibis a tempo, atrasos de gráficas, veículos importantes para a cobertura da cena da HQ nacional ignorados na seleção de credenciais de imprensa (como o Afro Nerd e a Mina de HQ).

Desta vez, o Artists’ Alley terá mais de quinhentos artistas expondo trabalhos. O mapa do espaço mostra bem a grandiosidade do negócio. Pra facilitar a vida dos visitantes interessados nessa que é a melhor parte da feira, O Quadro e o Risco compila, pelo quarto ano seguido, os lançamentos da CCXP. A lista abaixo, em ordem alfabética, conta com 250 quadrinhos inéditos ou lançados há poucas semanas (alguns poucos são novas edições de material esgotado). É emocionante ver a produção crescer a cada ano, mas deve ser debatido o quão saudável é o mercado concentrar seu foco apenas em eventos de grande porte.

Aproveite a CCXP e boas compras!

(E obrigado ao parceiro de Banda, Gustavo Nogueira, e a Edson Bortolotte pela ajuda no levantamento dos dados)

 


 

EuSóQueroDesabafar.jpg
#EUSÓQUERODESABAFAR
Roteiro e arte de Chairim Arrais
Onde encontrar: mesa D05

Primeira HQ autobiográfica da artista. A história surge a partir das tiras publicadas em sua página no Instagram. Com traços leves, ela desabafa sobre as dores da fibromialgia, doença diagnosticada após um grande período de sofrimento.

 

4ES
4 ESTAÇÕES SAMURAI
Roteiro de Altafim
Onde encontrar: mesa A29

A força terrena mantém o equilíbrio. Em plena era Meiji, uma era de paz, Oda Nobunaga e seus exércitos se levantaram do mundo dos mortos, junto de vários youkais. Quatro mulheres samurais com poderes das estações, denominadas força terrena, tentarão impedir o grande líder da era Sengoku a qualquer custo.

 

10diasperdidos3
10 DIAS PERDIDOS – CAPÍTULO 3
Roteiro e arte de Sam Hart
Onde encontrar: mesa E04

Terceira parte da minissérie em oito edições. Em 1582, dez dias foram pulados na mudança do calendário Juliano para o Gregoriano. A HQ conta o que aconteceu nesse espaço de tempo: em um mundo onde magia e ciência se confundem, humanos e deidades estão sendo congelados e Sophya Brahe, uma jovem astróloga, tem apenas 240 horas para salvar toda a magia e a própria humanidade.

 

acabouchorare.jpg
ACABOU CHORARE
Roteiro e arte de Luiza de Souza (Ilustralu)
Onde encontrar: mesa D24

Um zine sobre término de relacionamento. Quase um passo a passo meio doido de como seguir em frente.

 

agentesommos.jpg
AGENTE SOMMOS – HORA, HORA, HORA, SOMMOS!
Roteiro e arte de Flávio Luiz
Onde encontrar: mesa E03

Em sua nova aventura, o Agente Sommos tem de impedir que uma série de atentados pelo Brasil continue acontecendo. Figuras do seu passado reaparecem. Quem estará por trás dessas criminosas explosões? A Menos e a Mermo, agências secretas da história, apresentam seus novos agentes.

 

alémdasrochas
ALÉM DAS ROCHAS
Roteiro e arte de Daiandreson Victor
Onde encontrar: mesa E38

Uma tartaruga viajante, em meio a uma de suas aventuras, se depara com um grande paredão rochoso, que a impede de continuar seu rumo. Então, um leão astuto aparece para ajudar a tartaruga – ou não.

 

onibusdamadrugada
ALIENS OF CAMILA EM O ÔNIBUS DA MADRUGADA
Roteiro e arte de Camila Padilha (Aliens of Camila)
Onde encontrar: mesa C08

Primeiro volume da nova série sequencial da autora. Uma sátira escrachada da vida moderna dos novos adultos, ou “millennials”, protagonizada por três amigas: Mila, Brenda e Pan. Mila, uma jovem com poderes sinistros de bruxaria ancestral, tenta levar uma vida normal, mas, infelizmente, suas habilidades extraterrestres atraem problemas sobrenaturais vindos de outras dimensões, cabendo a ela o papel de resolver essas tretas. Apesar do fardo, ela não está sozinha. Brenda, sua BFF bloguerinha de respeito, e Pan, durona por fora e molenga por dentro, sempre estarão lá para ajudar a pôr as coisas em ordem, juntamente com Halls e Vinicel, dois amigos bobões. A série mistura problemas reais vividos por mulheres e jovens que passam pela fase adulta, com situações bizarras e lúdicas, brincando com tabus e deixando temas muito sensíveis mais leves e divertidos.

 

almafeminina.jpg
ALMA FEMININA
Arte de Vivian Munhoz (Vivi Melancia)
Onde encontrar: mesa C09

O projeto traz, por meio da pintura, a representação pictórica do interior da alma feminina. Seus desejos e preocupações são dispostos em símbolos etéreos, linhas e objetos que representam imageticamente seus pensamentos e devaneios. Esse artbook conta com pinturas em aquarelas e acrílico sobre tela.

 

almanaqueautocuidado
ALMANAQUE DE AUTOCUIDADO
Roteiro e arte de Lila Cruz
Onde encontrar: mesa C38

A obra é sobre cuidar de si, fugindo do óbvio. Fala sobre autocuidado além de uma conversa de internet sobre passar máscara no rosto e tomar chá gelado num lugar florido no feriado. É um quadrinho sobre saúde mental, sobre saúde do corpo, sobre perder o preconceito com o papo a respeito de doenças que afetam nossa mente.

 

alumiá.jpg
ALUMIÁ
Roteiro e arte de Luísa Fontana, Marcello Fontana e Bárbara Machado
Onde encontrar: mesa B14

Um poder antigo ficou por séculos escondido em uma cidadezinha no interior do
Brasil e, sem saber, Carina, a menina com nome de constelação, é a sua guardiã.
Agora que o Bruxo de Mil Anos chegou querendo se tornar o mais poderoso de
todos os bruxos, a garota e seus amigos vão estar bem encrencados. Aventuras,
mitos, amizade e humor em uma história em quadrinhos indicada para todas as
idades.

 

alynna.jpg
ALYNNA – VOLUME 1
Roteiro e arte de Laís Menini e Dan Arrows
Onde encontrar: mesa A27

Alynna é uma repórter investigativa que consegue ler a mente das pessoas que toca. Em uma pauta aparentemente inofensiva, evidências apontam para um jovem deputado em ascensão. No meio do fogo cruzado entre o poder político e os interesses econômicos, ela precisará ultrapassar seus limites morais para descobrir a verdade.

 

anamosquinha.jpg
ANA, MOSQUINHA E LAGATIXINHA
Roteiro e arte de Paulo Moreira
Onde encontrar: mesa H41

Coletânea das tiras de humor com os três personagens insetos de Paulo Moreira.

 

anhangá.jpg
ANHANGÁ

Roteiro e arte de Wuta-Tumaki e LarrySah
Onde encontrar: mesa H18

A HQ conta as confusões na floresta que foram causadas quando Anhangá, o protetor dos animais, acaba acordando o temido Mapinguari, que destrói tudo o que vê pela frente. Tupã ordena que Anhangá resolva logo esse problema ou, então, será castigado. Durante sua corrida até achar Mapinguari e tentar fazê-lo dormir novamente, encontra o Saci Pererê. Juntos, tentarão fazer com que Mapinguari volte a dormir em sua toca antes que a paciência de Tupã se esgote.

 

animus.jpg
ANIMUS
Roteiro de Keto Pagano
Arte de João Mausson
Onde encontrar: mesa A19

Em um mundo medieval estilo RPG, vive Animus, um dragão cavaleiro que está em uma jornada muito importante em busca de algo de imenso valor, que poucos conseguem alcançar. Junto a ele, está uma joia muito preciosa e delicada. Animus precisa ficar cara a cara com poderosos e peculiares inimigos em batalhas épicas para seguir adiante, enfrentando os fantasmas de sua própria mente. Seria ele capaz de superar suas angústias e seguir sua jornada? A HQ possui enigmas em suas páginas, as quais o leitor terá de desvendar para compreender todos os segredos do enredo, assim como os diálogos dos personagens. Animus é mais que uma história linear, tornando-se um jogo de busca e interpretação.

 

aoacaso.jpg
AO ACASO: MULHERES LIVRES, MAMILOS POLÊMICOS

Arte de Manu Cunhas
Onde encontrar: mesa G37

Artbook que reúne ilustrações surgidas, como diz o próprio título, ao acaso. Elas não são baseadas em pessoas reais, mas não deixam de ser muitas das moças que cercam a autora (e até ela mesma). O livro possui dezenas de aquarelas já postadas nas redes sociais, além de diversas outras exclusivas para o livro.

 

aristocracia.jpg
A ARISTOCRACIA DAS CRIANÇAS PERDIDAS
Roteiro e arte de Thiago Spyked
Onde encontrar: mesa E27

Brad é considerado um dos melhores detetives do departamento em que trabalha. Apesar de ter uma reputação muito positiva, poucos sabem que sofre de um raro tipo de epilepsia. Apelidada de “apagão mental”, suas crises lhe causam um tipo de desligamento parcial: ele perde a consciência, mas seu cérebro ainda é capaz de acessar as memórias de longo prazo e executar as funções costumeiras como caminhar, conversar e até mesmo fazer contas. Ele se torna uma espécie de “máquina orgânica”. Tendo consciência do problema, o detetive desenvolveu uma técnica de auto-hipnose com regressão que lhe permite escrever em um caderno tudo o que vive nesses momentos. O registro é tão detalhado e preciso que isso até mesmo o auxiliou a resolver alguns casos. Um dia, ao sofrer uma crise, seu filho desaparece e, junto dele, uma folha é arrancada do caderno. Seis meses depois, os pertences da criança são encontrados e, em meio a eles, a tal página. Nela, há a indicação de uma cidade distante situada no meio de um vale. Brad vai até lá e acaba preso em um local comandado por crianças sádicas e insanas, que vivem sob o regime da Hierarquia dos Aristocratas. Ele agora precisa encontrar o filho e fugir com vida, se conseguir.

 

assombradx.jpg
ASSOMBRADX
Roteiro e arte de Adri A.
Onde encontrar: mesa F36

O novo gibi de Jø Sem Alma, totalmente em preto e branco, e com tiragem limitada.

 

astolat
ASTOLAT
Roteiro e arte de Hiro Kawahara
Onde encontrar: mesa G12/G13

Elaine, grávida, foge para a floresta na tentativa de escapar de uma terrível profecia. Lá, cria um mundo imaginário chamado Astolat, onde pretende viver em segurança junto ao seu filho para sempre.

 

atéqueomar.jpg
ATÉ QUE O MAR NOS SEPARE
Roteiro e arte de Edson Bortolotte
Onde encontrar: mesa A06

Marcus aparenta ser um homem triste, amargurado e reservado. Ele está viajando por algumas cidades do litoral, procurando por um lugar específico, tendo como guia apenas uma fotografia que traz nas mãos. Frustrada por ter perdido um show que faria com sua banda, Giulia se envolve com a história do solitário homem e resolve acompanhá-lo em sua busca incerta. Juntos pelo desconhecido, esses dois personagens terão uma jornada de autoconhecimento, dor e alguns bons momentos.

 

ayvilla.jpg
AYVILLA
Texto e arte de Débora Ayumi Hisatomi
Onde encontrar: mesa A05

Primeiro volume de uma série de livros de literatura fantástica ilustrada que contará a saga de Amino, um pilgrim de Ayvilla com um coração muito bondoso, mas cheio de medos, frustrações e inseguranças. Ele terá de retomar sua confiança e encontrar sua própria força para se tornar um guardião de Ayvilla.

 

badomen4.jpg
BAD OMEN 4: GENUS
Roteiro e arte de Alice Grosseman Mattosinho (Alice Monstrinho)
Onde encontrar: mesa G36

Kanayla deverá buscar ajuda da mais perigosa tribo de lobisomens, os Antigos, para se encontrar com Jano em seu refúgio e, assim, finalmente descobrir o paradeiro de Attila, o vampiro incendiário. Em seu reencontro turbulento com os lobos da matilha, precisará passar por um teste único e provar sua braveza, enquanto Barry terá de buscar a aprovação dos lobos, mesmo sendo um estranho no ninho. O penúltimo volume da série apresenta batalhas decisivas e também dilemas profundos para ambos os protagonistas.

 

badwomen3
BAD WÖMEN – VOLUME 3

Arte de Bräo
Onde encontrar: mesa A28

Terceiro e último volume do sketchbook erótico do ilustrador e quadrinista paulistano.

 

balada.jpg
BALADA
Roteiro e arte de Vitor Moura (Fits)
Onde encontrar: mesa D27

Zine que reúne ilustrações e histórias sobre momentos reais (e surreais) da vida noturna dos jovens.

 

batatinhafantasma.png
BATATINHA FANTASMA – AMOR EM QUADRINHOS
Roteiro e arte de Filipe Remedios e Carol Borges
Onde encontrar: mesa H43

Batatinha Fantasma é um projeto de histórias em quadrinhos criado pelo casal de cartunistas Carol Borges e Filipe Remedios, que retrata as aventuras cotidianas da vida a dois. O livro reúne todas as tiras do primeiro ano de trabalho juntos, além de material inédito.

 

believer.jpg
BELIEVER
Roteiro e arte de Luis Henrique e Amanda Loyolla (Heavy & Salsa)
Onde encontrar: mesa F07

Após um acidente dramático envolvendo um companheiro de equipe, a pilota e atiradora de elite Marrie Leblanc está em um período traumático de sua vida. Agora, a jovem, junto com o que sobrou de sua equipe, tem de lidar com os traumas que a assombram enquanto defende a humanidade dos monstros que os deixam em constante ameaça. Believer é uma light novel que aborda depressão e melancolia, além de partilhar episódios de síndrome do pânico vividos por familiares dos autores.

 

BemNaFita
BEM NA FITA
Roteiro de Guilherme Smee
Arte de Jader Corrêa, Gabriel Kolbe, Ítalo Silva, Julia Tietbo, Fabi Rodrigues, Eduardo Ribas, Marcos Miller, Camila Raposa, Thiago Krening, João Gutkoski, Jaqueline Buchabqui e Paulo Márcio
Onde encontrar: mesa A27

Siga Juju, uma adolescente da década de 1990, até o mundo dos videoclipes, onde ela se deparará com cenários e personagens de diversos vídeos que viraram hits nos anos 1980 e 1990. Em Bem na Fita, cada clipe é desenhado e interpretado por um artista, em uma história única que abarca toda essa jornada.

 

benditacura2.jpg
BENDITA CURA – VOLUME 2
Roteiro e arte de Mário César
Onde encontrar: mesa F37

Desde pequeno, Acácio do Nascimento era um garoto diferente dos demais. Preferia brincar de boneca a jogar futebol, o bambolê lhe interessava mais que carrinhos e pistolas de cowboy. Assustados com a possibilidade de seu filho ser homossexual, Mara e Galdino submetem Acácio a diversos tratamentos para ele se tornar um menino “normal” como os outros. Neste segundo volume, acompanhamos o jovem da faculdade até o começo da vida adulta. Ele se apaixona pela primeira vez por outro homem e fica dividido entre seguir seus instintos mais íntimos ou ir ao encontro do imposto pela sociedade e se casar com uma mulher. A HQ retrata o que é ter a vida marcada pelo preconceito e os efeitos de terapias de reversão que tentam curar algo que simplesmente não é uma doença.

 

beyondthewoods
BEYOND THE WOODS
Roteiro e arte de Raquel Simoso (Skailla)
Onde encontrar: mesa C17

HQ muda sobre um lobo melancólico e uma raposa radiante que aparece para transformar sua vida.

 

bibi.jpg
BIBI – LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA
Roteiro e arte de Fabiana Shizue
Onde encontrar: mesa B36

No livro, a autora conta sobre suas aventuras da infância. Descobertas, diversões e percepções, em uma oportunidade de retornar a memórias antigas e registrá-las.

 

biomec.jpg
BIOMEC
Roteiro de TM Oka
Arte de Felipe Marchioni
Onde encontrar: mesa E38

Biomec conta a história de dois jovens em um futuro distópico que, em busca da sua própria liberdade, começam uma revolução. 217 anos antes, a humanidade caminhava para a Terceira Guerra Mundial quando, em meio a um dos maiores conflitos políticos da geração, nosso planeta foi invadido por seres fora da nossa compreensão, com tecnologias superavançadas. Pela primeira vez na história, as nações se uniram contra um inimigo em comum, no evento que passaria a ser chamado de “A Invasão”. A humanidade prevaleceu com poucos sobreviventes e, para garantir um modelo novo de sociedade, a população foi dividida entre duas potências com ideais que se perderam ao longo dos anos, gerando a revolta de toda uma geração.

 

bizarra.jpg
BIZARRA
Roteiro e arte de Silvio dB
Onde encontrar: mesa A40

Entre carcaças de dinossauros e cidades carcomidas pela peste, Bizarra carrega em suas patas a esperança e a coragem das fêmeas na missão de curar o mundo. Uma história de ficção científica, com pitadas de aventura e terror, cheia de reflexões sobre vida, morte, o feminino e o poder transformador da compaixão e do conhecimento. Num momento em que vivemos uma espécie de culto à ignorância e negação do conhecimento científico, trata-se de uma metáfora sobre as “pestes” que nos assolam.

 

blackout2.jpg
BLACKOUT – VOLUME 2

Roteiro de Chris Tex
Arte de Santtos
Onde encontrar: mesa A25/A26

Monstros noturnos, o apocalipse se aproxima. Um grupo inusitado de guerreiros surge. Será o fim? Depois de ter sido esquecido pelo seu irmão Theo dentro de um supermercado, Rian, um menino de oito anos, descobre o surgimento de criaturas obscuras que ameaçam sua vida. Lutando pela sobrevivência e em busca do irmão mais velho, ele conhece um ser ambíguo, que pode ser a chave para descobrir a verdadeira origem dessas criaturas – mas isso pode custar caro para a humanidade.

 

boanoiteboasorte.jpg
boanoiteboasorte.jpg
BOA NOITE, BOA SORTE
Roteiro e arte de Julia Bax e Lita Hayata
Onde encontrar: mesa F29

Quadrinho com duas capas e duas histórias independentes sobre o mesmo tema: uma noite de confusão. Larry é o cachorro familiar de Nina & Tomas, de Julia Bax; Bete é a protagonista de Bete Vive, de Lita Hayata.

 

bravo.jpg
BRAVO
Roteiro e arte de Guilherme Lipari
Cores de Li Adisaka
Onde encontrar: mesa C17

Ao se perder de sua família no meio da floresta, um porquinho da Índia terá de enfrentar seus medos para tentar reencontrá-los.

 

bruttal.jpg
BRUTTAL – PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA
Roteiro e arte de Raoni Marqs, Yuri Moraes, Felipe Portugal e Thiago M. Martins
Onde encontrar: mesa C01/C02/C03

Primeira temporada das quatro histórias presentes na plataforma Bruttal, o selo de quadrinhos digitais do Omelete. São elas: Ba-da Bacon (de Raoni Marqs) conta a história de Gio Gianopoulos, um cara folgado e briguento que recebe um mapa e a missão de encontrar um Bacon Mágico. Charlote Blues (de Felipe Portugal) acompanha a personagem homônima, que já foi a melhor detetive da corporação, mas agora é só uma sombra do seu passado. Johnny Canivete (de Thiago M. Martins) mostra o último justiceiro de aluguel da família Canivete. Em busca de vingança, JC adapta as mais diversas lâminas a seu punho e se torna um verdadeiro canivete humano. Por fim, Venha a Nós o Vosso Reino (de Yuri Moraes) revela o tirânico ditador da maior nação do continente Zaxxar, Deus Rei Lixo, que sofre um golpe de estado e é destronado, tendo de lidar com seu polêmico passado.

 

bruxaria
BRUXARIA
Roteiro de Samuel Pelaquim
Arte de Erica Linhares
Onde encontrar: mesa D04

As irmãs Sówka foram enviadas pelo seu coven de bruxas para morar no Brasil há pouco mais de um ano. Disseram-lhes que seria bom conhecer o mundo e os hábitos dos não praticantes de magia. Arranjaram-lhes empregos de meio período e até matricularam-nas em uma escola pública. Só esqueceram de avisar que iriam morar na segunda maior favela do Rio de Janeiro, em meio a uma das mais violentas guerras de facção criminosa que já assolaram a Cidade Maravilhosa.

 

budaboy
BUDA BOY
Roteiro e arte de Alexandre Szolnoky
Onde encontrar: mesa H05

HQ autobiográfica na qual o autor relata o tempo em que viveu em um mosteiro budista, eventualmente se rebelando e quebrando todas as regras de lá. Paralelamente, conta como a sua família teve de fugir da Hungria na Segunda Guerra Mundial. Em comum, a necessidade humana de conhecer novos lugares.

 

cdechata.jpg
C DE CHATA
Roteiro e arte de Aline Cristine (Cristirinhas)
Onde encontrar: mesa G17

Coletânea das tiras de humor da autora, publicadas originalmente na internet.

 

acabana.jpg
A CABANA
Roteiro de Caroline Favret e Caru Moutsupoulos
Arte de Gustavo Novaes
Onde encontrar: mesa F38

Alexandre é um homem que, em uma cabana com seu pai doente, ressignifica suas memórias da infância, mostrando os reflexos de crescer em um lar conturbado e violento.

 

cabecadecapivara.jpg
CABEÇA DE CAPIVARA
Roteiro e arte de André Ota (Tofu Verde)
Onde encontrar: mesa D38

Um dia, ele acordou de um sonho estranho e, em vez de uma cabeça humana, tinha uma cabeça de capivara. Já estava se escondendo de todos, mas, agora, tinha a desculpa perfeita para se isolar definitivamente do mundo.

 

cabrad'água.jpg
CABRA D’ÁGUA E A PELEJA CONTRA OS GIGANTES
Roteiro de Airton Marinho
Arte de Lederly Mendonça e Leopoldo Anjo
Onde encontrar: mesa H15

Conheça um herói com poderes de água que perambula pelo sertão nordestino e acaba evitando que um vilarejo seja destruído por um estouro de manada. Porém, esse é o menor dos problemas da região, que enfrenta algo que não deveria acontecer com nenhum ser humano. Resta ao jovem cabeludo de camisa branca e calça preta enfrentar um homem extremamente poderoso e ainda mais cruel. O quadrinho é uma mistura de O Auto da Compadecida com One Piece.

 

cadeessetalz
CADÊ ESSE TAL Z?
Roteiro e arte de Guilherme Bandeira e Ana Porfirio
Onde encontrar: mesa F01/F02

O livro marca a estréia de Guilherme Bandeira e Ana Porfirio no universo infantil. Por meio da aventura de Bino e Haroldo, dois lápis bastante curiosos, a obra incentiva a descoberta do alfabeto de maneira divertida e lúdica.

 

caisdoporto
CAIS DO PORTO
Roteiro e arte de Brendda Maria
Onde encontrar: mesa G41

Acompanhe as amigas Clara e Gi se reencontrando por acaso anos depois de separadas por rumos diferentes. A HQ conta uma história sobre as perdas e achados da vida que ressoam bem pertinho de cada um de nós, como se fôssemos uma pessoa sentada no banco de trás do ônibus, quase como se conversássemos também. No fim, somos acompanhantes na mesma viagem, mas já nos sentimos em casa.

 

caminhos
CAMINHOS
Roteiro e arte de Carol Studzinski
Onde encontrar: mesa D19

Quadrinho repleto de histórias curtas que acompanham o cotidiano dos melhores amigos Choco, o raposo, e Mocca, a coelha. São narrativas para crianças pequenas e grandes, sobre amizade e superação de medos, com muita aventura e momentos para aquecer o coração. Caminhos é a continuação do livro Começos, que conta a história de como Choco conheceu Mocca.

 

cancelado.jpg
CANCELADO
Roteiro e arte de Alex Lins
Onde encontrar: mesa B15

Os métodos pouco tradicionais desse herói já não são mais adequados ao mundo que ele vive, levando ao fim abrupto de sua carreira e sonhos. Lidar com a vida após a queda não é fácil. Mais difícil é lidar com si mesmo.

 

capitãofeiotormenta.jpg
CAPITÃO FEIO – TORMENTA
Roteiro e arte de Magno Costa e Marcelo Costa
Onde encontrar: mesa C29

O principal vilão do universo de Mauricio de Sousa enfrenta um poderoso oponente, e revelações sobre o passado abrirão diversas possibilidades para o futuro. Ação, mistério, drama, vingança e participações especiais do Doutor Olimpo e seu assistente José, das criaturas de sujeira, das gêmeas Cremilda e Clotilde, e do Astronauta. Lançamento da editora Panini.

 

capsula.png
CÁPSULA
Roteiro e arte de Amanda Miranda, Fernanda Garcia, Grazi Fonseca, Ing Lee, Marco sem S, Monge Han, Nicholas Steinmetz, Paula Puiupo e Tais Koshino
Onde encontrar: mesa B06/B07/B08

Antologia de histórias em quadrinhos experimentais que homenageia Akira, cuja história se situa no ano de 2019, na distópica Neo Tokyo. Reúne um time poderoso de nove artistas, de origens e trajetórias plurais, mas que se convergem pela admiração ao clássico de Katsuhiro Otomo. Estréia do selo de publicações independentes O Quiabo, das editoras Ing Lee e Larissa Kamei.

 

caroçodeabacate.jpg
CAROÇO DE ABACATE
Roteiro e arte de Majory Yokomizo
Onde encontrar: mesa H29

Conheça a história de um garoto que tem uma experiência mágica com um abacate. Ainda na infância, uma catástrofe natural acontece e ele acaba se distanciando da fruta. Agora homem, seu coração passa a bater novamente por aquela antiga memória.

 

ceifa.jpg
CEIFA
Roteiro e arte de Gabriel Kolbe, Jader Domingues CorrêaMatias StrebDiego Moreira e João Lucas Gutkoski Franco
Onde encontrar: mesa B18

Coletor, uma criatura milenar e misteriosa, atravessa planetas e dimensões à procura das últimas peças de sua coleção – a essência de cinco emoções: Esperança, Medo, Alegria, Ódio e Solidão. Em sua busca, visita lugares fantásticos e encontra civilizações únicas, que desconhecem seu real propósito. Ao longo de sua jornada, o Coletor se depara com um guerreiro que alega ser um salvador capaz de quebrar correntes, um povo que teme uma criatura lendária, uma população que aguarda o pôr de cinco sóis, um planeta dominado por monstros e, na morte do universo, um ser que aguarda seu fim. Para alcançar seu objetivo, o Coletor não medirá esforços.

 

cintaralha3.jpg
CINTARALHA COMIX #3
Roteiro e arte de Kainã Lacerda
Onde encontrar: mesa A08

Cintaralha Comix,. Uau, que historinha, hein, gente? É muito legal essa história – ela tem de tudo, tudo que você puder imaginar. Ela tem ação, romance, ela tem… ehh… Ela tem amizade, temas inesperados, plot twist. É a história do Bebe-Mijos, o personagem que você vai levar pro seu coração. Ele mesmo, o Bebe-Mijos, vai te ensinar tudo que você precisa saber pra viver a sua vida ao máximo! Jogue todos os seus livros de autoajuda fora, chega de coaching. Bebe-Mijos é tudo que você precisa!

 

clean break.jpg
CLEAN BREAK
Roteiro e arte de Felipe Nunes
Onde encontrar: mesa H41

Após estudos médicos comprovarem as consequências aditivas do açúcar, o Acordo Mundial é estabelecido entre governos e empresas para criminalizar a droga. Consequentemente, surge O Progresso, movimento social que defende um estilo de vida inflexivelmente saudável, responsável por construir a cidade-modelo de VARVA, paraíso às margens da Cidade Velha. A trama de Clean Break gira em torno dos agentes veteranos Silas Cástan e Alberico Delucca, responsáveis pelo Departamento de Causas Vulgares. Devido aos problemas recorrentes de Silas com sua dependência de açúcar, a equipe recebe o reforço de Tarsila Kopff, joia da Academia de Policia e misteriosamente afastada de seu cargo na corporação principal. A descoberta de um corpo na parte de trás de um boteco trará à tona uma investigação que gradualmente ilumina uma agenda higienista e as consequências negativas de seu avanço nos habitantes de uma realidade despedaçada. Lançamento da Balão Editorial.

 

coisasdavida2
COISAS DA VIDA 2

Roteiro e arte de Ana Li
Onde encontrar: mesa E16

Segundo volume da coletânea de tiras cômicas sobre as diversas situações do cotidiano pelas quais todo mundo passa, como bater o dedinho do pé nas quinas dos móveis ou ser pego com áudio inapropriado via WhatsApp. Além de tiras inéditas, a edição tem ainda uma história mais longa.

 

comapalavra.jpg
COM A PALAVRA
Arte de Márcio Jr.
Onde encontrar: mesa D21/D22

Fotografias da alma dos nossos monstruosos governantes e seu abjetos apoiadores. Compilação do Inktober do artista. Lançamento da editora MMarte.

 

comofazeramigos
COMO FAZER AMIGOS E ENFRENTAR FANTASMAS
Roteiro e arte de Gustavo Borges e Eric Peleias
Onde encontrar: mesa G10/G11/G12/G13

Leo só quer um final de semana tranquilo. Olívia quer encontrar fenômenos sobrenaturais. Década de 1990: duas crianças são obrigadas a passar um dia juntas e decidem desvendar se fantasmas são ou não reais. Um dia cheio de aventuras e descobertas pode mudar a vida de ambos e ajudar a definir a personalidade deles para o futuro? É possível preservar o senso de magia diante das decepções da vida? Ao mesmo tempo, é possível amadurecer sem perder o otimismo da infância?

 

corenstein2.jpg
CORENSTEIN – VOLUME 2 – COMO FAZ PRA PARAR?
Roteiro e arte de Cora Ottoni
Onde encontrar: mesa C09

Segundo volume da coletânea de tirinhas autobiográficas de humor. Agora mais adulta, a personagem tenta fazer piada com cada boleto, cada louça suja, cada vez que o gato cai na privada.

 

correr.jpg
CORRER
Roteiro e arte de Alex Rodrigues
Onde encontrar: mesa H10/H11

No espaço longínquo, Liana procura por sobreviventes de um acidente envolvendo uma megacorporação. Visite um estranho planeta, numa história sem balões, com alienígenas, explosões e muita correria.

 

corruption2.jpg
CORRUPTION – VOLUME 2 – O SENHOR DO ABISMO CÓSMICO
Roteiro e arte de Tom Gomes e Ronilson Freire
Onde encontrar: mesa D42

Segunda parte da história que mostra um Brasil cyberpunk governado por forças ocultas, lugar onde nem todos se curvarão perante o inominável.

 

cramulhãoeodesencarnado.jpg
O CRAMULHÃO E O DESENCARNADO
Roteiro e arte de Lillo Parra e Gilmar Machado
Onde encontrar: mesa B14

Maria Izabel está de volta a sua cidade natal para o enterro de seu avô. Ela não queria estar ali, mas tudo bem, com certeza seu vô também não queria estar num caixão. É assim que as coisas são. Uma terrível tempestade isola a cidade e a obriga a dormir por lá. Na casa onde cresceu, ela descobre uma velha mala com uma garrafa empoeirada e uma casca vazia de jatobá. Ao tocar a garrafa, um cramulhão é libertado. Ele quer a alma de seu avô, vendida em encruzilhada e com contrato selado, para levá-la ao diabo. Porém, a alma não estava lá. Só que o cramulhão não vai voltar de mãos vazias, nem que para isso tenha de virar a região de pernas para o ar.

 

CronicasAltaPerformance.jpg
CRÔNICAS DE ALTA PERFORMANCE
Roteiro e arte de Guilherme Infante
Onde encontrar: mesa E36

Uma coletânea de pequenas situações corporativas protagonizadas pelo Gerente Kaio (com K, para não dar processo), aquele típico chefe com o qual a maioria das pessoas já precisou lidar para pagar boletos. Uma vingança em quadrinhos, inspirada nos casos reais que o autor precisou tolerar durante anos de trabalho.

 

cronicasdeminas.jpg
CRÔNICAS DE MINAS GAMEDEVS
Roteiro de Flávia Gasi
Arte de Kaol Porfírio
Onde encontrar: mesa G34/G35/G36

A obra nasceu de relatos reais, de minas que realmente desenvolvem games no Brasil. Algumas das páginas do quadrinho foram desenvolvidas a partir de um tweet ou uma frase. Algumas, a partir de um papo (e uma futucada nas mídias sociais). De histórias de esperança a histórias de vingança, passando pelo medo e pela dúvida, Crônicas de Minas Gamedevs fala sobre a experiência de sete mulheres em uma indústria que nem sempre aprecia sua presença.

 

cura
CURA
Roteiro e arte de Majane (Umas Potocas)
Onde encontrar: mesa A14

Cura é a maturação do olhar de Amora: uma executiva que viajava o mundo a trabalho sem se envolver com os lugares por onde passava. Após um apagão em sua vida, ela precisa dialogar com a cidade. Enquanto desvenda as ruas de Porto Alegre, surge a poesia de Mario Quintana.

 

decahedron1.jpg
DECAHEDRON #1

Roteiro e arte de Leopoldo Anjo, Jussara Nunes e Rafael Paiva
Onde encontrar: mesa H13

Na cidade de Saint Cyprian, tem início uma disputa pelo poder que, há séculos, está nas mãos da mesma pessoa. Depois de um atentado sem suspeitos, os dados do Decahedron rolam e a busca pelo responsável revela interesses ocultos e uma batalha sangrenta de longos caninos arreganhados. Os personagens foram criados no final dos anos 1990, baseados em uma campanha de RPG. Esta é a segunda edição da série, que começou no preview número 0.

 

definhar.jpg
DEFINHAR
Roteiro e arte de João Gabriel
Onde encontrar: mesa E19

Neste drama/terror psicológico, acompanhamos um rapaz que, contando apenas com a amizade de seu cachorro, tenta sobreviver a um mal invisível para as outras pessoas enquanto busca manter sua sanidade. Versão impressa da webcomic de mesmo nome.

 

designio.jpg
DESÍGNIO
Roteiro de Thales Soares
Arte de Érica Sena
Onde encontrar: mesa B40

Teresa é uma ilustradora que trabalhou com arte durante toda sua vida. Porém, sua carreira é interrompida de forma abrupta quando sofre um terrível acidente que acaba lesionando seus maiores instrumentos de trabalho: as mãos. Logo após a aposentadoria forçada, Teresa recebe a visita de um anjo que lhe concede um impressionante dom divino: qualquer coisa que desenhar vai se materializar, saindo do papel e se tornando real. Em troca, o anjo pede um único favor: “Eu quero que você desenhe Deus”. Mal sabe o anjo que a artista abandonou o nanquim e desistiu da arte por se achar incapaz de produzir como antigamente. Mas mesmo que ela ainda estivesse em seu auge, como poderia alguém desenhar Deus sem nunca tê-lo visto? Se falhar, toda a realidade entrará em colapso e o universo se extinguirá.

 

destination2.jpg
DESTINATION #2
Roteiro de Alessio Esteves
Arte de Lobo Loss
Onde encontrar: mesa H14

DestiNation #1 apresentou o mercenário ciborgue Jeff Van Cypher, suas motivações e
parte de sua busca de vingança contra o cyberxamã Don Juan. O antagonista foi citado
algumas vezes, mas não chega de fato a aparecer. Esta nova edição chega para suprir a
“lacuna”, expandindo o cenário com novos elementos e personagens. São três histórias completas: Pássaro Azul (uma caçada a bandidos dá errado e Van Cypher vai precisar da ajuda de um índio hacker para escapar), Pé na Estrada (a caminho de um novo serviço, motoqueiros tentam roubar o combustível de Smut, a montaria de Van Cypher) e Na Teia do Aranha (um terrorista geneticamente modificado está atacando os trilhos da Kismet e Van Cypher é contratado para capturá-lo).

 

devaneios.jpg
DEVANEIOS
Roteiro e arte de Yorhán Araújo
Onde encontrar: mesa F03/F04

Um cachorro (Sigmund), uma raposa (Freud), uma capivara (Louise) e um gato (Alfred) falam sobre a vida em um compilado das melhores tiras do autor postadas na internet em 2019.

 

diáriodeviagem.jpg
DIÁRIO DE VIAGEM DA DRA. INVISIBILIS
Roteiro e arte de Marina Fraguas
Onde encontrar: mesa E08

Os Invisibilis são seres invisíveis que afetam nosso dia a dia de diversos modos. O Ibiky, por exemplo, causa o cheiro da chuva. O Nuzu causa o bocejo, e o Pitaxo faz nossos fones de ouvido ficarem sempre embaraçados. Esta edição é mistura entre história em quadrinhos e caderno de anotações. Com ela, você embarcará em uma jornada pelo mundo com Tom, Alex, e a autora do diário, a Dra. Invisibilis, em busca de um Invisibilis misterioso que aparece voando pelos céus. Você verá também as anotações e desenhos científicos feitos pela doutora, além de poder criar seus próprios seres invisíveis e fazer descobertas em páginas interativas.

 

oditadorfrankenstein.jpg
O DITADOR FRANKENSTEIN E OUTRAS HISTÓRIAS DE TERROR, TORTURA E MILICOS
Roteiro de Luiz Antonio Aguiar, Luscar, Nani, Reinaldo Figueiredo e Maria
Emília Kubrusly
Arte de Julio Shimamoto
Onde encontrar: mesa D21/D22

Brasil, 2019. Como em um pesadelo de filme de horror, fantasmas da ditadura militar saem de suas covas para nos assombrar. A censura volta a grassar nas artes e educação. O ataque às conquistas democráticas é tão constante quanto a inadmissível glorificação da violência como método. 2019 também é o ano em que Julio Yoshinobu Shimamoto, o mestre Shima, completa oito décadas de vida – seis delas dedicadas a excelentes serviços prestados ao quadrinho nacional. Expressionista, é o artista do movimento frenético, da ação explosiva. Tudo vibra em suas páginas. O Ditador Frankenstein e Outras Histórias de Terror, Tortura e Milicos é uma antologia que reúne doze HQs desenhadas por Shimamoto, onze delas produzidas de 1978 a 1982, em pleno regime militar. Todas as histórias se enquadram no gênero terror, mas têm como tema a violência de estados autoritários, o sadismo de torturadores, a censura e um inabalável anseio por liberdade.

 

docejazz.jpg
DOCE JAZZ
Roteiro de Mylle Silva
Arte de Melissa Garabeli
Onde encontrar: mesa G38/G38

Elisa acaba de desembarcar no Japão para viver a aventura de sua vida: morar sozinha em um país distante. Sem saber falar japonês, ela descobrirá o poder da música em aproximar as pessoas. Uma HQ sem falas sobre busca de identidade, ambientada em cenários reais.

 

doraeagata.jpg
DORA E A GATA
Roteiro e arte de Helô D’Angelo
Onde encontrar: mesa C38

Voltando para casa após um dia cansativo em um trabalho detestável, a jovem Dora se depara com uma gatinha abandonada na rua, e decide adotá-la. Gata, como é batizada, aos poucos se revela muito mais do que um simples pet, e passa a guiar Dora por meio de uma das fases mais difíceis da vida: a entrada no mundo adulto. Graphic novel baseada na webcomic de mesmo nome.

 

oelísio.jpg
O ELÍSIO
Roteiro e arte de Renato Dalmaso
Onde encontrar: mesa E06

Quadrinho sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, baseada na história real do pracinha Eliseu de Oliveira e em sua odisseia em solo europeu. Esse drama de guerra, com ação e romance, foi um dos projetos selecionados no Proac-SP de 2018. Todas as páginas são pintadas manualmente, em aquarela ou guache, com a intenção de trazer um toque mais artístico e poético ao tema. Lançamento da editora Avec.

 

engraçadamasnemtanto2.jpg
ENGRAÇADA, MAS NEM TANTO – VOLUME 2
Roteiro e arte de T.S. Carmo
Onde encontrar: mesa G30

Coletânea das melhores tiras de humor da autora publicadas online ao longo de 2019.

 

entrecegos.jpg
ENTRE CEGOS E INVISÍVEIS
Roteiro e arte de André Diniz
Onde encontrar: mesa E43

Brasil, 1971. Voltando do enterro do Coronel Gilberto Couto, o pai militar que jamais os reconheceu publicamente, Jonas e Leona tentam ver o fenômeno da super-Lua, anunciado no rádio, enquanto cruzam a estrada de volta para casa. Com eles, estão a mulher de Jonas e um estrangeiro, a quem dão carona e de quem não se entende uma palavra sequer. Após um incidente, a verdade sobre cada um vai se revelando e novas feridas se abrem, rasgando uma história permeada por abandono, dores e rancores. A influência da super-Lua tem um papel central no desenrolar dos fatos, mas ela não aparecerá para qualquer um. Entre Cegos e Invisíveis é uma ficção que tem como cenário a ditadura militar que o Brasil enfrentou de 1964 e 1985.

 

eusoulume
EU SOU LUME
Roteiro e arte de PJ Kaiowá
Cores de Fabi Marques, Letícia Pusti e Natália Marques
Onde encontrar: estande Chiaroscuro

Mauá, localizada na região sudeste, perto de uma das maiores metrópoles do Brasil, consequentemente a mais violenta. Uma série da ataques leva pânico aos habitantes. Nada se sabe, somente especulações sobre pessoas desformes e alguns vídeos espalhados pela internet que mais parecem montagem de algum filme de ficção científica. Em um desses vídeos, surge Lume. Vinda de uma comunidade chamada Esperanza, Ludmila Gonçalves é uma jovem que almeja a carreira artística e que se vê em conflito entre dois mundos, moradora da periferia e bolsista em uma escola de elite. Após eventos traumáticos e grandiosos, Mila dá lugar a Lume, que assume a missão de trazer luz para locais em que o mundo insiste em manter na escuridão.

 

existeoutrocaminho.jpg
EXISTE OUTRO CAMINHO – A PRIMEIRA GERAÇÃO DO RAP NACIONAL – PARTE 1
Roteiro de Max Koubik
Arte de Douglas Lopes
Onde encontrar: mesa B09

Rap é compromisso, faz a autoestima pegar no tranco, salva mais moleque que qualquer projeto social e mostra que o céu é o limite. Mas já avisaram: para chegar, não é só por talento, e para que alguns se sentissem no topo alguém tinha que ser fundamento. Existe Outro Caminho é sobre isso, sobre o fundamento do rap nacional. O projeto conta como manos e minas abriram portas para que outras gerações pudessem fazer história (e grana) sem nunca se esquecer de onde vieram. A intenção não é uma coletânea de biografias, mas focar nos acontecimentos que estabeleceram a base para o que o rap no Brasil é hoje e será amanhã.

 

ExtremosDaExistência
EXTREMOS DA EXISTÊNCIA
Roteiro de Guilherme Smee
Arte de Péricles Ianuch
Onde encontrar: mesa A27

Coletânea de duas histórias de terror, Carne e A Pouca Alice, já publicadas anteriormente, desta vez acompanhadas dos contos que deram origem a elas. Totalmente em preto e branco, as tramas lidam com existências próximas do vim, espécies de meias-vidas que estão em um cenário pós-apocalíptico, desolado e sem muita esperança.

 

fantasmanofandom.jpg
O FANTASMA DO FANDOM (E OUTRAS COISAS NO MEIO)
Roteiro e arte de Renata Nolasco
Onde encontrar: mesa D17

HQ, originalmente publicada online, sobre produção cultural feminina e cultura de fandom e fanfics.

 

festapraum.jpg
FESTA PRA UM
Roteiro e arte de Laís Machado
Onde encontrar: mesa D28

E se as pessoas fossem festas? Neste livro, entramos nos pensamentos de Laura através de um pequeno texto ilustrado, conhecemos as festas que ela frequentou durante sua vida e a acompanhamos montar sua própria festa em casa, coisa que nunca antes havia pensado em fazer. Será que alguém virá?

 

FDF2_CAPA
FILHO DO FREUD – VOLUME 2 – ONDE ESTÁ O MEU FALO?
Roteiro e arte de Pacha Urbano
Onde encontrar: mesa B31

Depois de duas tiragens esgotadas, a série ganha novas edições pela editora Viés. Injetando ainda mais humor para suavizar os conceitos psicanalíticos, que são supercomplexos, o segundo volume de Filho do Freud foca na pequena Anna e sua incansável busca pelo suposto Falo Perdido. Cada tirinha tem camadas diferentes de compreensão, pra tentar fazer as pessoas pensarem melhor a respeito de si com leveza, mas, acima de tudo, fazer com que o leigo ria – e o psicanalista também. A edição possui mais páginas que a antiga, com dezenas de tiras inéditas, personagens novas (como Helene, filha do Dr. Jung, e sua gata Sombra), e muitos passatempos, lembrando os almanaques de férias.

 

FDF3_CAPA
FILHO DO FREUD – VOLUME 3 – POR QUE TUDO É SEXUAL?
Roteiro e arte de Pacha Urbano
Onde encontrar: mesa B31

Se nos dois primeiros livros, as atenções estiveram voltadas para Jean-Martin e sua irmã Anna, respectivamente, neste terceiro volume os holofotes são para o Dr. Jung, que insiste em passar trotes para a casa dos Freud e confrontar o velho doutor sempre que se encontram pessoalmente em congressos de psicanálise. Para encerrar em grande estilo a Trilogia do Trauma, esta segunda edição do terceiro volume traz uma seção especial com a família Jung, várias mandalas para colorir, galeria gigante de artistas convidados e dezenas de tiras inéditas feitas exclusivamente para o livro.

 

folcloreesquecido.jpg
FOLCLORE ESQUECIDO
Texto de Luisa Teruya
Arte de Edmar Osti, Jeferson Santos, Louiz Santana, Lorar Laurenti e João Phillipe
Onde encontrar: mesa C15

Cupendiepe? Famaliá? Labatut? Que lendas são essas? É verdade que tudo isso faz parte do folclore brasileiro? Essa também foi a reação dos artistas ao começarem a pesquisa para o livro, descobrindo mais de cem lendas pouco conhecidas (ou esquecidas). A obra traz quinze dessas lendas, explicando seus significados, origens e tomando a liberdade de usá-las para criar fantasia e enriquecer ainda mais essas histórias, além de mostrar os processos que explicam como se chegou a cada uma das ilustrações. Projeto criado pelo Cyano Estúdio, uma escola de artes localizada em São Paulo.

 

foundfootage.jpg
FOUND FOOTAGE
Roteiro e arte de Marvin Rodriguez
Onde encontrar: mesa F19

A HQ conta a história de um cineasta falido, contratado para um projeto cinematográfico macabro que mudará sua vida para sempre – da pior maneira possível. Baseado em casos reais da deep web, Found Footage é uma experiência de imersão no horror e gore.

 

FilhoteDeMandriao.jpg
FILHOTE DE MANDRIÃO
Roteiro e arte de Rafael Marçal
Onde encontrar: mesa E25

Will e Wes são dois pacatos pinguins vivendo sua vida tranquilamente no Polo Sul. Wes adora uma atividade física e não consegue ficar parado, enquanto Will prefere uma poltrona fofa e um bom livro… quando o Wes dá sossego para ele ler, né? Mas, dessa vez, Wes conseguiu ir longe demais: adotou um mandrião, um dos maiores predadores de pinguins de toda a Antártida. Agora, os dois enfrentarão o mundo para cuidar do seu filhote.

 

fujiemikito.jpg
FUJIE E MIKITO
Roteiro de Yuri Andrey
Arte de Marcelo Costa
Onde encontrar: C29/C30

A bagunçada vida de um jovem jornalista passa por transformações quando ele resolve contar a épica jornada dos Fukudas, uma família japonesa que abriu mão de tudo para tentar a vida no Brasil. Em seu novo trabalho, o jornalista e roteirista Yuri Andrey se junta ao experiente quadrinista Marcelo Costa para contar a luta de uma família de imigrantes ao longo dos anos, reverberando as agruras e a perseverança de toda a história da imigração japonesa no Brasil. Lançamento da editora Mino.

 

gashapon.jpg
GASHAPON
Roteiro e arte de Luiza McAllister e Thiago Lehmann (2 Minds Studio)
Onde encontrar: mesa D12/D13

Coletânea de quadrinhos, tiras e desenhos do casal que forma o 2 Minds Studio.

 

gatas.jpg
GATAS EXAUSTAS

Roteiro e arte de Barbara Knupp (MajorKup)
Onde encontrar: mesa C14

A história é contada pelo ponto de vista de Bia, uma gatinha trabalhadora e exausta que tem sua vida virada de cabeça para baixo com a chegada de um cachorro coach na empresa CatCorp. Os métodos usados pelo “coachorro” são um desastre declarado. Será que Bia conseguirá se livrar dessa?

 

gatho.jpg
GATHO – APENAS MAIS UM DIA DE TRABALHO
Roteiro e arte de Gabriel Kolbe
Onde encontrar: mesa B18

Versão impressa da primeira história da webcomic de mesmo nome. Acompanhe as aventuras de Gaius e Umbral enquanto eles tentam sobreviver aos perigos de Gatho e tirar uma graninha com isso.

 

gatisserie.jpg
GATISSERIE
Roteiro e arte de Priscila Mizuhira (Pri Mizuh)
Onde encontrar: mesa E08

Conheça a história de três gatas: a chef Pavlova, que inaugura sua patisserie, mas sem saber como atrair clientes; Madeleine, que trabalha no caixa, mas sonha em ser confeiteira; e Petit, uma artista tímida, que ama doces e está em busca de inspiração. Descubra mais sobre o cotidiano delas e o desenrolar dessa amizade.

 

gatobatato
GATO BATATO
Roteiro e arte de Chris Machado
Onde encontrar: mesa B24

Batato é um filhote inocente e serelepe que sempre viaja na maionese. Em sua primeira aventura, precisa lidar com a ida inesperada a um mundo de fantasia e alcançar sua maior cobiça: um copo de leite.

 

gibicatecismo2
GIBI DE MENININHA APRESENTA: OS CATECISMOS DE MAMA JELLYBEAN – MANUAL LEGAL DO SEXO ORAL
Roteiro e arte de Ana Recalde e Germana Viana
Onde encontrar: mesa G03/G04

Série de zines inspirada por Carlos Zéfiro. Mama Jellybean ensina uma ou duas coisinhas a respeito do sexo oral.

 

gibicatecismo1
GIBI DE MENININHA APRESENTA: OS CATECISMOS DE MAMA JELLYBEAN – MINHA VIDA NO CONVENTO
Roteiro e arte de Germana Viana
Onde encontrar: mesa G03/G04

Neste número da série, Mama Jellybean, ainda humana, mostra que boas ações rendem.

 

gibicatecismo3
GIBI DE MENININHA APRESENTA: OS CATECISMOS DE MAMA JELLYBEAN – DIA DE BEGOCHIDI
Roteiro de Flavia Gasi
Arte de Mari Santtos
Onde encontrar: mesa G03/G04

Neste número da série, Mama Jellybean descobre como o Deus Borboleta é lindo.

 

gibidemenininha2.jpg
GIBI DE MENININHA 2
Roteiro e arte de Camila Suzuki, Clarice França, Dane Taranha, Fabiana Signorini, Germana Viana, Ju Loyola, Katia Schittine, Milena Azevedo, Rebeca Puig, Renata C B Lzz, Roberta Cirne e Sueli Mendes
Capa de Camila Torrano
Onde encontrar: mesa G03/G04

Agora que vimos que você aguenta, metemos a espora no cavalo (ui)! Terror + putaria… no velho Oeste! 13 quadrinistas, seis historietas, na sequência da coletânea premiada com o HQMIX 2019 na categoria Publicação Mix.

 

gibifofinho
GIBI FOFINHO E MELANCÓLICO QUE A MINHA NAMORADA PEDIU PRA FAZER.
Roteiro e arte de Alexandre Szolnoky e Vic von Poser
Onde encontrar: mesa H05

Uma história simples sobre namoro, saudades e querer estar junto de quem amamos. Com diagramação inspirada em mangás, a HQ é totalmente muda.

 

goldelas.jpg
GOL DELAS
Roteiro e arte de Eve Jo
Onde encontrar: mesa B05

O livro infantil tem meninas como protagonistas no futebol. Com a obra, a autora visa a empoderar mulheres e a lutar pelo direito de igualdade, como jogar futebol lidando com o preconceito e sua inclusão nesse universo tão machista. O tema está em pauta por toda parte e precisa ser discutido entre crianças, pais e educadores. A história se passa no tempo atual, em que duas meninas de nove anos, Maria e Julia, querem fazer coisas que aparentam ser comuns: praticar esportes. O preconceito acontece quando o esporte que querem praticar é o futebol.

 

golo
GOLO
Roteiro e arte de Gabriel Vogas e Thiago Egg
Onde encontrar: mesa G22

Muito baixo, muito fraco, muito roxo… Golo tem um problema para se divertir no seu planeta: ele não se encaixa no perfil ideal para nenhum jogo. Acompanhe-o em sua jornada repleta de aprendizados pelo espaço em busca de algo que possa ser jogado por todos, que vai levá-lo até um planetinha azul onde um grupo de amigos se diverte com uma estranha brincadeira em que meninos e meninas tentam fazer pontos chutando uma bola.

 

graffic.jpg
GRAFFIC NOIRE JERSEY
Roteiro e arte de Gerson de Lima (Immigrant)
Onde encontrar: mesa D03

Nova edição, em novo formato, da HQ financiada este ano no Catarse. Em Chinatown, Jack, um assassino profissional ainda dando seus primeiros passos no jogo perigoso de assassinos profissionais, precisa reaver uma maleta misteriosa de posse de Julian, já veterano nesse jogo. O que Jack não sabe é que ele não é o único atrás da maleta e, principalmente, que não será nada fácil tirá-la das mãos de Julian.

 

grakorius2.jpg
GRAKORIUS – ENTRE DOIS MUNDOS
Roteiro de Cris Nikolaus
Arte de Adler Daré
Onde encontrar: mesa G16

Tudo está prestes a mudar graças à revelação de uma antiga profecia. Grakorius começa a desvendar sua origem e precisa encarar seus piores inimigos. Descubra muito mais sobre o mundo de Kronnor e seus habitantes. Embarque em uma aventura medieval ambientada em um universo de fantasia, onde os orcs são tanto os heróis como os vilões da história.

 

grandprix.jpg
GRAND PRIX METANOIA
Roteiro e arte de Luciano Salles
Onde encontrar: mesa B01

Em um deserto de areia e sal, uma corrida de dois pilotos irá para além de suas habilidades e da desejada bandeirada final, transcendendo de forma dura e questionadora a realidade entre eles.

 

GrandeAlmanaqueSHBR.jpg
GRANDE ALMANAQUE DOS SUPER-HERÓIS BRASILEIROS
Texto de Franco de Rosa
Arte por diversos desenhistas
Onde encontrar: estande Chiaroscuro

O Brasil também tem seus super-heróis! São centenas de personagens que viveram suas aventuras nas revistas em quadrinhos e nos jornais, passando também à TV, ao cinema, sendo publicados em outros países. Porém, muitos deles foram esquecidos ao longo do tempo. É hora de relembrar esses personagens e seus criadores e de apresentá-los às novas gerações, para resgatar e documentar uma parte importante dos nossos quadrinhos e da cultura pop brasileira. O almanaque tem mais de duzentos dos principais heróis das histórias em quadrinhos do Brasil, apresentados em verbetes explicativos com informações sobre os personagens e seus criadores. O livro traz também novos designs criados pelos artistas da Chiaroscuro Studios para 57 heróis.

 

grax.jpg
GRAX
Roteiro e arte de Gus Centtini
Onde encontrar: mesa F07

Balrhuan é a região mais selvagem e perigosa de toda Ghan. Suas criaturas são as mais ferozes, seus guerreiros os mais bravos. Mas nem todos são simplesmente força bruta e fúria irracional. Há guerreiros bárbaros que são mais do que seus músculos, gritos e o tilintar de suas armas de combate.

 

grefyque.jpg
GRÉFYQUE MDM – COLEÇÃO HISTÓRICA MDM MELHORES DO MUNDO
Roteiro e arte de Marcos Tavares Costa
Onde encontrar: não informado

Três histórias com ação e humor super-heroico.

 

griefable.jpg
GRIEFABLE
Roteiro e arte de Kuma Bustos
Onde encontrar: mesa A18

A HQ conta a história de Tora, um baderneiro de Santiago. Após perder um amigo querido em um acidente, ele resolve dar a volta por cima e criar um grupo de desordeiros autointitulado “vilões”. Mas esse grupo disfuncional não consegue fazer nada direito, tampouco resgatar aqueles que foram deixados para trás nas tragédias do passado.

 

hamoni.jpg
HAMONI
Roteiro e arte de Monge Han
Onde encontrar: mesa H39

A obra conta a história da morte da avó de Monge Han, Young Sook Jo, pelos olhos do artista. Além de seus sentimentos e experiencias, o zine explora as peculiaridades de como se dá o falecimento de uma mulher coreana e imigrante no Brasil.

 

haydeinko.jpg
HAYDE E INKO – VOLUME 1
Roteiro e arte de Aline Hirata
Onde encontrar: mesa A18

A HQ conta um pouco do que é criar uma calopsita de 15 cm que pensa que é um falcão.

 

hayumarca.jpg
HAYU MARCA
Roteiro de Amanda Martinelli
Arte de Cainã Fontes
Onde encontrar: mesa B37

O que você faria se de repente se encontrasse em um cinema interdimensional? Um cinema art déco neon, com referências a filmes clássicos, é palco da batalha entre a protagonista, uma menina transgênero, e seu conflitos internos, bem como da iminente luta externa que a espera. Uma história sobre autoaceitação, força interior e a falta de representatividade na mídia convencional.

 

HEXile.jpg
HEXILE – EPISÓDIO 0
Roteiro e arte de Vic Regis
Onde encontrar: mesa D15

Acompanhe um grupo de amigos que veem seu jogo online favorito se tornar uma arma para um inimigo desconhecido. No episódio 0 da história, Landon está em sua primeira festa universitária, mas as coisas não acontecem como previsto.

 

higorpesadelos.jpg
HIGOR PESADELOS
Roteiro e arte de Suzanne Cascardi
Onde encontrar: mesa G28

Parte final da história de Higor, apresenta o universo dos pesadelos e expande o dos amigos imaginários da edição anterior. A HQ apresenta conceitos sobre a interação desses universos e como isso muda a nossa realidade, fazendo refletir sobre diversas questões da vida em uma jornada de autoconhecimento e busca por equilíbrio.

 

hipocampo.jpg
HIPOCAMPO
Roteiro e arte de Samuel de Góis
Onde encontrar: mesa D02

Seguindo a tradição do autor nos livros DR e Fibrilação, esta é uma série em que a história (ou as histórias) se passa dentro de cavalos marinhos, ou hipocampos. Esse também é o nome da região do cérebro responsável pela memória – já existem estudos que questionam a afirmação, mas vamos manter a poética da coisa. É disso que se trata esse gibi: memória.

 

históriasdeterror.jpg
HISTÓRIAS DE TERROR PARA CRIANÇAS ESTRANHAS
Texto de Rebeca Puig
Arte de Rebeca Prado
Onde encontrar: mesa G32/G33/G34/G35

O livro conta três histórias ilustradas sobre três tipos de monstros diferentes: vampiros, frankensteins e cthulhu. Um título infantil que não desmerece os questionamentos dos pequenos, nem a sua necessidade de falar sobre monstros, além de ser uma obra focada em inspirar e representar as crianças estranhas que andam por aí (ou aquela que habita dentro de você).

 

historiasnaodormir.jpg
HISTÓRIAS PARA NÃO DORMIR
Roteiro e arte de Eric Peleias, Daniel Sousa, Heavy, Ede Galileu, Edson Bortolotte, Gustavo Nascimento, Eder Modanez, Marlos Quintanilha, Nícolas Santos, Humberto Lima, Mhorgana Alessandra, Rafael Danesin, Felipe Tazzo, Bruno Brunelli, Lucas Oliveira, Victor Dias e Kash Fyre
Onde encontrar: mesa A06/H15

A antologia apresenta dez visões diferentes da obra de H. P. Lovecraft, inspiradas na mitologia do horror cósmico criada pelo autor norte-americano. A proposta é de não simplesmente estender ou adaptar o material original, mas, sim, contribuir com esse universo criando narrativas únicas, com a ambientação sombria e aterradora que vem cativando as mentes dos leitores de ficção e horror desde o inicio do século 20.

 

hologramas.jpg
HOLOGRAMAS
Roteiro de Eliane Bonadio
Arte de Gio Guimarães
Onde encontrar: mesa E05/H12

Breno é um homem de vida pacata, com família e trabalho estável. Tudo ia bem, até que começa a ver e sentir coisas jamais imaginadas. Tudo ao seu redor muda quando acorda, de repente, numa nave espacial, cheia de alienígenas. Descobre que sua vida não passava de uma mentira: ele fora abduzido e colocado em uma simulação, em que interagia com outros abduzidos, hologramas e alienígenas, que querem se habituar à rotina terrestre para se infiltrar entre os humanos. Agora, Breno tem de sobreviver e avisar seu mundo que os extraterrestres estão chegando.

 

holyavengerpaladina.jpg
HOLY AVENGER: PALADINA
Roteiro de Marcelo Cassaro
Arte de Erica Awano
Cores de André Vazzios
Onde encontrar: estande da Jambô

Após dez anos de treinamento monástico, uma jovem enfim retorna ao lar. Escolhida por Khalmyr, Deus da Justiça, ela acaba de descobrir sua missão sagrada e de entender quem é, o que é. Os autores de Holy Avenger, o mais premiado mangá nacional da história, retornam ao mundo de Tormenta com uma nova e muito aguardada aventura.

 

homem-sagui.jpg
HOMEM-SAGUI
Roteiro e arte de Aldo Solano
Onde encontrar: mesa B03

O quadrinho conta uma história real, que se passou no começo dos anos 1970, sobre uma pessoa que inspirou coragem e liberdade em toda uma geração. Por meio de seu comportamento aventureiro e ousado, o Homem-Sagui demonstrou os limites de um ser humano.

 

hornquest
HORN QUEST
Roteiro e arte de Daiandreson Victor
Onde encontrar: mesa E38

Um velhinho e seu neto, num dia corriqueiro de pesca, são surpreendidos por um acidente. Dias depois, o garoto faz uma promessa em nome da vida de seu avô.

 

horo.jpg
HORO – A FLORESTA DOS ESQUECIDOS
Roteiro e arte de Fábio Coala
Onde encontrar: mesa E34/E35

Horo é obrigado a entrar numa floresta, que carrega uma terrível lenda sobre monstros e tesouros, para encontrar sua melhor amiga. Mas, ao contrário do que uma história de infância pode sugerir, essa aventura é seu maior e mais complexo desafio. A HQ tem um toque filosófico/psicológico ao abordar assuntos delicados que fazem cada vez mais parte do cotidiano de adultos e crianças. É uma trama com toques de suspense, que fala sobre medos e fraquezas, mas, principalmente, sobre amor e amizade.

 

dunwich
O HORROR DE DUNWICH
Roteiro de Felipe Castilho
Arte de Fred Rubim
Onde encontrar: mesa D09/D10/D11

O nascimento de Wilbur Whateley abala a rotina dos moradores da pacata Dunwich – e joga a cidade em um vórtice de estranheza à medida que o bebê cresce em velocidade anormal e demonstra obsessão por livros antigos, línguas mortas e criaturas cósmicas mais velhas que o próprio mundo. Só quinze anos depois, quando Wilbur já se tornou um gigante assustador em busca de uma fórmula no temido Necromicon, que o mistério vai ser revelado. Mas por que ele precisa de uma edição específica do livro, se já tem um exemplar, herdado de seu avô? Em seu gabinete na Universidade de Miskatonic, o bibliotecário Henry Armitage procura um modo de impedir o horror inominável que está à espreita. Mas será que os livros bastarão para Wilbur terminar seu ritual de invocação sobre as colinas de Dunwich?

 

hqdebriga.jpg
HQ DE BRIGA – VOLUME 1
Roteiro e arte de Silva João
Onde encontrar: mesa H42

Em algum momento, todo mundo já acompanhou a luta de um protagonista e seus amigos esquisitos contra um antagonista e seus capangas maléficos. Pode ser que você tenha visto essa história enquanto assistia animes e lia mangás na adolescência. Pode ser que você já tenha se imaginado nela nos tempos de alugar jogos e filmes de pancadaria aos fins de semana. Pode ser até que você já tenha feito essa história, do jeito que ela está aqui, no seu caderno de matemática da terceira série. Mas, se você nunca viu nada assim, HQ de Briga está aqui para que você finalmente veja! Nela, o Protagonista, o Rival Amigável e o Demônio viajam do Japão para o Bronx e do Bronx para Rio Claro (SP) para encarar o Antagonista e seu exército, os capangas número 1, 2, 3 e 4. A trama começou como webcomic e agora ganha versão impressa.

 

illbeback.jpg
I’LL BE BACK
Roteiro de Kaji Pato
Arte de Ju Loyola
Onde encontrar: mesa E39/G23/G24

Uma história sobre o amor entre um cãozinho e seu dono que irá para a guerra, mas promete retornar. Narrado sem falas e cheio de metáforas poéticas.

 

abobrinhaszumbis.jpg
O INCRÍVEL ATAQUE DAS TERRÍVEIS ABOBRINHAS MUTANTES ZUMBIS COMEDORAS DE CÉREBROS
Roteiro e arte de Tiago Holsi
Onde encontrar: mesa A37

A combinação de mais de 290 novos agrotóxicos liberados para uso em lavouras acarreta em uma mutação em uma pequena produção de abobrinhas na pacata cidade de Cabutiânia. Essa mutação estranhamente deu vida e consciência a esses vegetais. Diante da intolerância da sociedade, as abobrinhas são repudiadas e expurgadas. Mal sabem que elas não morrem tão facilmente. Desprezadas em um aterro, retornam à vida, desencadeando uma fúria sangrenta sobre seus algozes. Em meio a todo o caos, a família Oliveira, formada por agricultores que praticam plantio orgânico, está de prontidão para defender e salvar o que resta da cidade. A história, além de uma divertida ficção, aborda os perigos do uso de agrotóxicos sintetizados e sementes transgênicas, os benefícios do alimento orgânico e o fortalecimento da agricultura familiar, refutando ações das grandes empresas da agricultura patronal.

 

insonho.jpg
INSONHO
Roteiro e arte de Leander Moura e Cristal Moura
Onde encontrar: mesa E20

Em um edifício, vivem isolados uma mãe e seu filho pequeno. Eles não sabem, mas algo está à espreita no escuro. Às vezes, o horror só precisa de certas condições para se instalar. Depois, toma conta de uma frágil realidade. Mas o que é real? Seria apenas tudo um sonho ruim? Manipulação? A resposta pode trazer um gosto amargo.

 

insonia.jpg
INSÔNIA
Roteiro e arte de Ana Mei
Onde encontrar: mesa B38

Tão certo quanto o tempo, o sono é um estado em branco, que raramente consigo alcançar. Meu corpo se recusa a adormecer, por mais cansado que esteja. Não é fácil ser sua própria companhia – principalmente às 3h27 da madrugada. Insônia é um relato particular sobre o distúrbio do sono, contado de forma poética.

 

lastdrive
#INSTACOMICS – VOLUME 1 – THE LAST DRIVE
Roteiro e arte de Tiago Palma
Onde encontrar: mesa E40

Acompanhe nossa protagonista por um passeio em seu conversível quando, em plena autoestrada, ela se depara com um perigo iminente, que resulta em uma perseguição desenfreada, arriscando sua própria vida em busca de sobrevivência. Inspirada em thrillers clássicos como Encurralado, de Steven Spielberg, a HQ é a primeira da série interativa #instacomics, do artista Tiago Palma, formada por histórias silenciosas, criadas para stories, com um detalhe importante: quem decide o final é você.

 

moneytrain
#INSTACOMICS – VOLUME 2 – MONEY TRAIN
Roteiro de Airton Marinho
Arte de Tiago Palma
Onde encontrar: mesa E40

Em uma terra sem lei, homens jogam um jogo perigoso por fortuna e fama. Mas a ganância tem seu preço. Qual é o seu? Money Train bebe da fonte de histórias de assalto e te deixa com gosto de poeira sob um Sol escaldante no deserto. A HQ dá continuidade à série interativa #instacomics, lançada no perfil do artista Tiago Palma no Instagram.

 

irreversível.jpg
IRREVERSÍVEL
Roteiro e arte de Anna Charlie
Onde encontrar: mesa G21

Publicação que busca investigar o nosso olhar sobre as cenas que deitam sobre nós. O que é irreversível diante do seu olhar? O que é irreversível num mundo onde a única coisa constante são as mudanças? O livreto é o segundo volume da série intitulada Poesias & Quadrinhos, cujo objetivo é aproximar a poesia dos leitores de HQs.

 

J-FOX4
J-POX – VOLUME 4
Roteiro e arte Arnold e Alister (Mangarts Comic Studio)
Onde encontrar: mesa A29

Depois de entrarem no jogo dos lendários Aristar e Yume, J-FOX e seus novos
aliados acabam se dividindo. Rick e Cris estão presos no lado da cidade dominado pela máfia, enquanto Gio e Camilo desbravam o lado feudal, dominado por clãs de ninjas. No caminho feudal, Gio, Camilo, Akairu e também Fox partem em busca de um item sagrado, enquanto Aristar chega às montanhas e se depara com seu mestre Kyoshin.

 

japow2.jpg
JAPOW #2
Roteiro de Jun Sugiyama
Arte de Eduardo Capelo
Onde encontrar: mesa G25/G26/G27

Totalmente ambientada no bairro oriental da Liberdade, em São Paulo, a série narra as aventuras das amigas Daniela Tomoe e Charlotte, sempre rodeadas de seres fantásticos e divindades. Esta edição mostra um pouco do conflito entre o tradicional mundo da culinária japonesa e as novas gerações. Após ver Suzuki desistir do comércio de sua família, Daniela não vai deixar que o mesmo aconteça com seu amigo Ângelo, dono de um restaurante. Para que o sushiman reencontre seu espírito de luta, ela se infiltra em uma grande festa para pedir ao deus da culinária sua benção. Mal sabe Dani que os deuses têm seus próprios planos – e uma grande reunião já está marcada.

 

jornadadaheroína.jpg
A JORNADA DA HEROÍNA – OU O MONOMITO FOR DUMMIES
Roteiro e arte de Fran Briggs
Onde encontrar: mesa A16

Era uma vez uma ordinária garota chamada Fulana. Numa bela tarde de sol, enquanto Fulana se dedicava ao seu não-tão-produtivo passatempo de fazer nada, ela recebeu de sua mãe uma importante ordem. A tortuosa missão foi a terrível demanda de: comprar pão. E assim começa essa aventura ilustrada muito da sem vergonha. Talvez você já tenha ouvido falar sobre “A Jornada do Herói”, ou “Monomito”. Se esse for o seu caso, não se preocupe. Este livro não vai mais uma vez explicar de modo acadêmico (outra palavra para “complicado”) o passo a passo dessa narrativa que roteiristas e romancistas utilizam. Na verdade, a ideia é usar, de um jeito nonsense e divertido, a estrutura cíclica estudada por Joseph Campbell e detalhada pelo roteirista Christopher Vogler em sua obra A Jornada do Escritor para manipular lugares comuns e clichês do “Monomito”, contando uma história em que esses detalhes podem ser desconstruídos ou transformados ao bel-prazer com a ajuda da tremenda cara de pau da narradora. Lançamento da editora Jambô.

 

kaijuparade.jpg
KAIJU PARADE
Roteiro e arte de Magenta King
Onde encontrar: mesa C26

Numa cidade infestada de Kaijus, robôs gigantes e cultos misteriosos na floresta, conheceremos as pessoas “comuns” vivendo nesse dia a dia bizarro. Casas de banho assombradas, sushi de Kaiju, equipes de cinco heróis lutando por dinheiro, esportes estranhos e muitas outras loucuras de uma cidade em constante alerta.

 

KOPHEE
KOPHEE
Roteiro e arte de Guilherme Match
Onde encontrar: mesa C05

MONO é um dos poucos lugares que ainda servem café de verdade, resistindo ao progresso tecnológico e ao “caminho da inovação”, em uma cidade tomada pelas vending machines da OMNI corp. É nele que Ink e Mali encontram significado em busca de um momento extraordinário. Kophee é uma história sobre café. Mas também é sobre pessoas, amizade e descobertas. É sobre descobrir seu potencial, sem se perder no caminho.

 

damechevalier
LA DAME CHEVALIER E A MESA PERDIDA DE SALOMÃO
Texto de Andre Zanki Cordenonsi
Capa de Gabriel Fonseca com cores de Mariane Gusmão
Onde encontrar: mesa D09

Romance passado no mesmo universo da série em quadrinhos Le Chevalier. Estamos em 1927 e há uma nova protetora do Império Francês. A serviço de Sua Majestade, a Rainha Catarina, ela é conhecida apenas como La Dame Chevalier. O assassinato de um soldado em um hospital militar em Marrocos dá início a uma corrida por um artefato valiosíssimo, desaparecido há mais de mil anos: A Mesa de Salomão, o Rei dos Reis, que concederia a seu possuidor a sabedoria de mil sábios. E quando a investigação realizada pelo Bureau aponta que a arma é a mesma utilizada no assassinato dos pais da atual La Dame Chevalier, a agente decide viajar para o norte da África em busca do artefato e de respostas. Lendas antigas virão à tona, enquanto a agente seguirá os passos do seu pai para recuperar os tesouros perdidos. Lançamento da editora Avec.

 

lasmalvinas.jpg
LAS MALVINAS – A MALDIÇÃO DE SUELI
Roteiro e arte de Amora Boreal e Gustavo Cruz
Onde encontrar: mesa G22

O céu e o inferno fizeram um acordo: aquele que cometer pecados leves será amaldiçoado por uma Malvina, pagando seus pecados em vida até seu sincero arrependimento. Terror e comédia em busca do propósito da vida e do que viemos fazer nesse mundo.

 

lenora.jpg
LENORA
Roteiro e arte de Juliana Fiorese
Onde encontrar: mesa H06

Lenore é um poema de Edgar Allan Poe. Intitulado inicialmente como A Paean, só foi publicado com o nome mais conhecido a partir de 1843. O poema mostra o sofrimento de um rapaz junto ao leito de morte de sua bela e amada que partiu tão jovem. Ele tenta, ao invés de lamentar sua partida, celebrar a ascensão de Lenora a um novo mundo.

 

lila.jpg
LILA
Roteiro de Janaína de Luna
Arte de Pedro Cobiaco
Onde encontrar: mesa C32/C33

O novo quadrinho de Janaína de Luna (Cais) e Pedro Cobiaco (Aventuras na Ilha do Tesouro). Lançamento da editora Mino.

 

lillium.jpeg
LILLIUM
Roteiro de Rosane Sousa
Arte de Harumoony
Onde encontrar: mesa B39

Rejeitada desde o nascimento, a princesa Anette iniciará seu trajeto de vida, trilhando um caminho de violência que moverá as engrenagens monárquicas de Lillium. Usurpando seu lugar de direito, o filho bastardo do rei, Louis, é criado pela rainha Georgia com todas as pompas de sucessor do trono. Enquanto uma profecia macabra ameaça a soberania do reino como um todo, Anette e sua tutora, a marquesa Blanche, irão abandonar os escrúpulos de elite e deixar um rastro de sangue por onde as barras de seus vestidos roçarem.

 

kramus.jpg
LORDE KRAMUS – OS MERCENÁRIOS DE SATAI
Roteiro de Gil Mendes
Arte de Rom Freire
Onde encontrar: mesa D41

Há uma tensão constante entre os reinos primordiais do ocidente e do oriente profundo. Os rumores sobre uma invasão iminente estão se propagando entre a população. Guerreiros dourados do reino de Satai estão se preparando para marchar sobre as cidades ocidentais. Uma guerra está em curso, grandes reinos estão entrando em choque e Lorde Kramus assume a tarefa de barrar esse grande exército invasor. Criado em 1991, o personagem tem oito álbuns e quatro revistas publicadas.

 

lovekills.jpg
LOVE KILLS
Roteiro e arte de Danilo Beyruth
Onde encontrar: mesa D43/D44

A obra é a investigação de Danilo Beyruth sobre o mito dos vampiros. Com um enredo em que os leitores reconhecerão pitadas do universo de Anne Rice, do jogo de RPG Vampiro: A Máscara, e de filmes como Nosferatu (1922), de Murnau, e Drácula de Bram Stoker (1992), de Coppola, o artista apresenta uma história repleta de aventura e terror.

 

omagoeaguerra.jpg
O MAGO E A GUERRA
Roteiro e arte de Julius Ckvalheiyro
Onde encontrar: mesa G44

Uma fábula histórica. Um devaneio sobre a natureza humana. Uma reflexão sobre a violência que nos cerca, nos sufoca, muda o mundo e marca a história. Um poema cru sobre o passar do tempo, sobre quem somos, sobre quem seremos? Desesperados, brutos, indomáveis… cruéis. Uma entidade, um mago, um anjo. Vagando pelo tempo, observando o mundo, observando a história, observando a ascensão dos que caminham sobre a Terra.

 

manual101.png
MANUAL 101 MANEIRAS DE DORMIR
Roteiro e arte de Paulo Kielwagen
Onde encontrar: mesa E14

Gatos, esses seres de grande personalidade, enérgicos, carinhosos e… muuuito preguiçosos. Quando não estão comendo, caçando perigosos insetos ou derrubando coisas de prateleiras, dormem cerca de quinze horas por dia – e ilustrar as melhores posições de sono é o objetivo do manual. 31 desses desenhos foram feitos pelo autor durante o Inktober de 2017, e o livro conta com setenta poses inéditas inspiradas nos gatos do desenhista e de seguidores do seu trabalho (acredite, são tantas possibilidades). A obra faz parte do projeto Blue e Os Gatos, que envolve histórias e tiras sobre gatos reais. Atualmente, tem seis publicações lançadas que retratam o cotidiano bem-humorado desses animais e temas importantes como abandono e adoção.

 

amascaradamortebranca.jpg
A MÁSCARA DA MORTE BRANCA
Roteiro de Alexey Dodsworth
Arte de
Isaque Sagara
Capa de
David Oliveira
Onde encontrar: mesa E37

Conhecida nas histórias de terror pernambucanas, a lenda do Açude do Prata tem raízes históricas nas dificuldades que o povo judeu enfrentou durante a inquisição ibérica. Conforme a lenda, em noites enluaradas é possível ver o fantasma de uma mulher que lava talheres em um açude. Essa mulher é Branca Dias, judia portuguesa que, após passar dois anos presa pela inquisição, fugiu para o Brasil. Seu espírito não pode descansar em paz enquanto houver perseguição e injustiça. Com inspiração na mitologia de Edgar Allan Poe, a lenda clássica é reconstruída e adaptada para os tempos e problemas atuais.

 

mayaraannabelle.jpg
MAYARA & ANNABELLE: HORA EXTRA
Roteiro de Pablo Casado
Arte de Talles Rodrigues
Onde encontrar: mesa G42

A transferência de Mayara de São Paulo para Fortaleza e sua parceria (então a contragosto) com Annabelle desencadeou uma série de aventuras que escalou em ameaças e perigos. O retorno da dupla ao final do volume 5 deixou claro que elas tinham um objetivo de amarrar certas pontas soltas, o que daria início a uma nova saga para as nossas funcionárias públicas. Mas as duas precisavam de uma folga antes de pegar no pesado de novo. Então, em vez de avançar a história, por que não voltar e dar uma olhada no que elas tiveram de resolver e não foi mostrado, ou mesmo nos momentos importantes de seu passado e de outros personagens? A HQ é uma antologia de tramas curtas situadas entre todos os volumes anteriores.

 

meperdoe.jpg
ME PERDOE POR TE DECEPCIONAR PELA DÉCIMA VEZ
Roteiro e arte de Gabriel Dantas
Onde encontrar: mesa E41

É o primeiro dia de todos os dias. E uma garota nasce de uma árvore. Com ela, vem a responsabilidade de moldar um mundo inteiro do zero a partir do barro. Novos animais, novas plantas, novos meios de criar vida e morte. Um quadrinho intenso sobre trilhar caminhos e lidar com suas escolhas, sejam elas boas ou não.

 

mercenarios4
MERCENÁRIO$ – VOLUME 4
Roteiro e arte de Fran Briggs e Anna Giovannini
Onde encontrar: mesa A16

Domenik conclui sua missão no palácio real de Galateia, capital de Agameron, deixando a pistoleira Savanna inconformada com o futuro tão distante do que sonhava para si. Um grupo de soldados descobre que as lendas sobre a maldição da Floresta Morada da Escuridão não são apenas boatos. Ventos de uma tempestade de sangue se formam no horizonte do Continente, enquanto uma figura misteriosa desperta de um sono profundo. Carregada de humor cínico, para aqueles que desejam mais que os heróis certinhos de sempre, Mercenário$ apresenta uma fantasia medieval adulta e irreverente.

 

mergulho.jpg
MERGULHO
Roteiro e arte de Thomas Destro
Onde encontrar: mesa E28

Um pássaro, com sua vida cotidiana sufocante, só queria ser livre pra voar. Lançamento do selo Undead Hamster.

 

metal.jpeg
METAL PHILOSOPHER
Roteiro e arte de Guilherme Grandizolli
Onde encontrar: mesa E30

O projeto reúne quatro contos que exploram contextos cotidianos de um garoto que descobre o heavy metal, e como a relação com a música modificou e afetou suas percepções da própria existência e do mundo. Com impressões autobiográficas, o intuito do autor é demonstrar ao leitor outra face, mais humana, introspectiva e sensível, de um gênero musical geralmente associado somente a elementos negativos e grotescos.

 

midnightelixir.jpg
MIDNIGHT ELIXIR
Roteiro e arte de Doki Rosi
Onde encontrar: mesa D16

Um assassinato intrigante e duas detetives bruxas presas em uma relação de amor e ódio.

 

milka
MILKA
Roteiro e arte de Wagner Willian
Onde encontrar: mesa F41

Quantas realidades existem? Pouco importa. Chegou o dia de tirar as benditas férias em uma ilha paradisíaca. Isso significa boa companhia, sombra, água fresca e palitinhos de carne. Uma reviravolta, entretanto, deixará Milka abandonada à própria sorte. Acompanhe essa surpreendente trama ao lado da buldogue inglesa pra lá de brasileira. Terror, drama e aventura recheados com fofura canina, ovnis e realidades alternativas.

 

minski.jpg
MINSKI – DOSE DUPLA
Roteiro e arte de Talessa Kuguimiya (TalessaK)
Onde encontrar: mesa G08

Minski é uma criatura concebida acidentalmente pela bruxa Mimi, que ao preparar uma poção erra na dosagem dos ingredientes. Elas vivem em uma pacata vila quase desértica e têm uma rotina nada convencional. Mimi acompanha as aventuras e desventuras de Minski e é levada sempre a situações que transitam entre o lúdico e o nonsense. É nesse contexto que os leitores são convidados a explorar o mundo de Minski. Este é o terceiro volume da série.

 

mirepoix
MIREPOIX
Roteiro e arte de Caio Yo
Onde encontrar: mesa C05

Coletânea de ilustrações, sketches e quadrinhos, todos girando em torno da nossa relação com sabores e a comida.

 

mitoselendas
MITOS E LENDAS – SKETCHBOOK
Arte de José Luís
Onde encontrar: mesa H04

Uma coleção de artes originais, esboços de super-heróis e demais personagens de quadrinhos e animações pelo ilustrador e quadrinista José Luís.

 

mjadra.jpg
MJADRA
Roteiro e arte de Thiago Ossostortos
Onde encontrar: mesa B16

Derick, um esquecido ex-VJ de um canal musical da TV, se separa e precisa recomeçar. Para isso, volta a alugar o quartinho onde morou quando rapaz, mesmo suspeitando que Azani, o senhorio, de alguma forma suga a juventude de seus inquilinos toda vez que lhes serve uma porção de Mjadra (prato árabe). Enzo, quinze anos mais novo e youtuber, aluga o quarto ao lado, e sua visão ingênua da vida contrasta com a amargura de Derick, que o inveja e quer roubar todas as oportunidades de quem ainda tem a vida pela frente. Num paralelo entre o passado na emissora e o presente, acompanhamos Derick em sua busca por um novo começo enquanto exerce má influência sobre Enzo, se envolve com quem não devia e tenta descobrir o que diabos acontece naquele apartamento.

 

mondourbano.jpg
MONDO URBANO – 10 ANOS
Roteiro e arte de Mateus Santolouco, Eduardo Medeiros e Rafael Albuquerque
Onde encontrar: C32/C33

Mesclando uma narrativa sólida com experimentações estilísticas, o livro junta rock’n’roll e arte sequencial de uma maneira inovadora e vibrante. Suas múltiplas tramas giram em torno de um único grande evento: o show do lendário astro do rock Van Hudson e as impossíveis distorções de sua misteriosa guitarra. Dizem que há um pacto demoníaco nos bastidores dessa fama repentina. Como num mosh insano de cima do palco, o leitor mergulha de cabeça no vai e vem de histórias envolvendo caras comuns, groupies, assassinatos, alucinações, demônios, cabarés, mendigos sortudos e outras loucuras. A edição celebra os dez anos da obra. Lançamento da editora Mino em parceria com o selo Stout Club.

 

monstruário2.jpg
MONSTRUÁRIO – VOLUME 2
Roteiro de Lucas Oda
Arte de Mario Cau
Onde encontrar: mesa F16

O fim da jornada de Lúcia Drummond em busca das respostas sobre os monstros que acompanham as pessoas e representam os medos de cada uma. A investigação leva ao paradeiro daquela que possivelmente seria a única pessoa do mundo sem um monstro. Contudo, nada é o que parece à primeira vista e Lúcia precisará descobrir se fazer o medo deixar de existir é realmente a melhor solução.

 

morrimaspassobem
MORRI, MAS PASSO BEM
Roteiro e arte de Thiago Egg
Onde encontrar: mesa G22

Passe uma manhã na companhia de alguém que já partiu dessa para melhor.

 

morteupelobosque.jpg
MORTEU PELO BOSQUE
Roteiro e arte de Renata C B Lzz
Onde encontrar: mesa G05

Quarta parte da série que narra o universo de Morteu. E, agora, uma história que não se passa no Mundo da Morte. A vida reina neste novo volume, até que a curiosidade fala mais forte. A curiosidade matou o gato? Ou destruiu tudo que conhecemos?

 

mulheresequadrinhos.jpg
MULHERES E QUADRINHOS
Roteiro e arte por 120 artistas convidadas
Mesas com autoras participantes: A16/B05/B06/B08/B30/B34/B35/B38/B39/C09/C15/C36/C37/C39/C40/D01/D02/D05/D17/D18/D25/E17/E29/E32/F02/F03/F38/F38/G05/G06/G20/G32/G33/G36/G37/G41/H38/H40/H40/H43

Em uma iniciativa inédita, a editora Skript lança um livro indispensável aos apaixonados pela nona arte: Mulheres e Quadrinhos, uma antologia que reúne HQs, entrevistas, contos e artigos produzidos por 120 convidadas e organizada por Dani Marino e Laluña Machado. Por décadas, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas. Frases como “é coisa de criança”, “não é arte” ou “é leitura de menino” foram tão repetidas que alcançaram, para alguns, o falso status de verdade. Assim como os gibis, as mulheres também foram rotuladas. Porém, existe um processo de mudança acontecendo. Esta obra busca celebrar a nova realidade.

 

mundodeyang.jpg
O MUNDO DE YANG – RUMO AO SUL
Roteiro e arte de Orlandeli
Onde encontrar: mesa E34/E35

Sequência da história de Yang, numa jornada cheia de aventura e humor. Com toques de cultura oriental, o enredo tenta levar o leitor a refletir filosoficamente sobre algumas questões. Antes do ponto final, tudo pode acontecer. Nada é, tudo está.

 

muteprint.jpg
MUTE PRINT – A SILENT MANGA AUDITION COMPILATION BOOK
Roteiro e arte de Max Andrade
Onde encontrar: mesa E39

Este livro reúne todas as oito histórias mudas que Max Andrade produziu para o concurso internacional de mangás Silent Manga Audition, um dos maiores de quadrinhos do mundo. A competição tem como jurados grandes nomes do mercado de mangás, como Nobuhiko Horie, editor-chefe da revista Shonen Jump. Convidado a ir ao Japão pela editora organizadora por três vezes, e parte do grupo dos maiores premiados do concurso, o autor produziu tanto obras premiadas como peças colaborativas com editores japoneses.

 

naviodragão.jpg
NAVIO DRAGÃO
Roteiro e arte de Rebeca Prado
Onde encontrar: mesa G32/G33

Coletânea de tirinhas sobre uma pequena viking chamada Lif e seu fiel escudeiro, o cãozinho Carne. Lif é uma personagem um tanto quanto especial quando o assunto é bom humor e paciência… isso porque ela não tem nenhum dos dois. Um pouco mais honesta do que o necessário, acaba criando situações ligeiramente constrangedoras (para os outros, é claro). A edição compila todas as histórias já publicadas sobre Lif, além de novas tiras e aventuras especiais de Carne. Lançamento do selo Bast!, da Jambô.

 

NEO-SHADDAy
NEO SHADDAY
Roteiro e arte de Arnold e Doug (Mangarts Comics Studio)
Onde encontrar: mesa A29

No reino de Orion, um perigoso criminoso chamado Cyron passa a ampliar seus negócios pelo submundo, causando cada vez mais problemas à guarda local. Nem mesmo os Guardiões, membros poderosos do conselho real, conseguem pôr um fim em sua ameaça. Nesse cenário desfavorável, o Guardião mercenário Ian Shadday foi contratado e enviado para caçá-lo na capital do reino.

 

neverdieclub
NEVER DIE CLUB – A COSMONAUTA

Roteiro de Marcello Fontana
Arte de Alex LinsElton Thomasi, Bruno Bull, Ricardo Cidade e Hugo Canuto
Onde encontrar: mesa B14/B15

Em 1983, o imortal Tristan está na União Soviética para garantir o lançamento de
uma cápsula espacial tripulada com destino a vagar eternamente pelos confins
do universo. Mamutes fantasmas, tiros, explosões e papo-cabeça sobre os
destinos da humanidade neste spin off que expande a saga Never Die Club.

 

nina.jpg
NINA – DESCOBERTAS
Roteiro e arte de Lhaiza Morena
Onde encontrar: mesa C14

Conheça a história de Nina, uma criança de nove anos de idade, que por causa da sua cor e de seu cabelo irá enfrentar dificuldades que nunca tinha experimentado antes.

 

notasdeumanavegante.jpg
NOTAS DE UMA NAVEGANTE
Roteiro e arte de Bruna Müller e Bunny K
Onde encontrar: mesa A05

Monique é uma desenhista que decide viajar para o mar, conhecer novas pessoas e culturas. Mas ela acaba por descobrir sobre si mesma enquanto troca cartas com um estranho. É uma jornada sobre respeito, identidade e aceitação.

 

olga
OLGA, A SEXÓLOGA – VOLUME 2
Roteiro e arte de Thaïs Gualberto (Thaïs Kisuki)
Onde encontrar: mesa D02

Olga é uma sexóloga criada em 2009 em tirinhas publicadas na internet, que trazem pitadas de humor, sexo, política e feminismo. Está comemorando dez anos com o segundo volume da sua coletânea, incluindo o melhor do conteúdo publicado de 2016 a junho de 2019, em blog, redes sociais e diariamente no jornal Folha de S.Paulo.

 

Ondeestãoascoisasboas
ONDE ESTÃO AS COISAS BOAS?
Roteiro e arte de Bianca Mól
Onde encontrar: mesa H37

Em tudo que é canto, o que mais se ouve é notícia ruim. É por isso que Nina e Astro, juntos, decidem sair em busca das coisas boas. Afinal, onde elas estão?

 

opticus.jpg
OPTICUS – INTERVENÇÕES
Roteiro de Tiago P. Zanetic
Arte de Mauricio Leone Gustavo Lambreta
Cores de Rodrigo Fernandes
Onde encontrar: mesa F01/F02

A obra mostra o que acontece ao Dr. Théo após uma intervenção cirúrgica experimental em seus olhos. O problema é que ele passa a enxergar além do que um ser humano deveria ser capaz, conseguindo observar microrganismos, bactérias e até mesmo as cordas da realidade. Essas linhas que separam as diversas versões do universo revelam ser uma visão maravilhosa e ao mesmo tempo perigosa, como ele irá descobrir ao salvar a vida de uma garotinha da criatura chamada Coletor. Imagine um Bill Murray brasileiro vivendo aventuras interdimensionais. Para fechar o álbum, uma história que acontece antes da trama principal e revela um pouco mais sobre as diversas dimensões desse universo fantástico.

 

aordemdelicaao3.jpg
A ORDEM DE LICAÃO III
Roteiro e arte de Rodney Buchemi
Onde encontrar: mesa H36

Terceira parte da série sobre o encontro de Tatsumo Ishihara e seus amigos com a mais terrível das criaturas lendárias: o Lobisomem das ruas de Belo Horizonte.

 

orixás.jpg
ORIXÁS – IKÚ
Roteiro e arte de Alex Mir, Al Stefano, Alex Rodrigues, Caio Majado, Jefferson Costa, Marcel Bartholo, Omar Viñole e Will
Onde encontrar: mesa E05

Ikú, a Morte, se apaixona por uma mortal e, por algum tempo, vive feliz com sua família. Mas nem ela está livre das ironias do destino. Uma desgraça com sua esposa e filho a leva a um caminho de ódio e vingança, fazendo-a passar por cima de tudo que encontra em seu caminho, de humanos a Orixás. Além de uma batalha épica contra Exu, Ikú ainda enfrenta Iansã, Orunmilá e os gêmeos Ibejis. Sua intenção é exterminar deuses e humanos. E quem poderá deter a Morte?

 

olhosdebartho.jpg
OS OLHOS DE BARTHÔ
Roteiro e arte de Orlandeli
Onde encontrar: mesa E34/E35

Desde seu nascimento, Barthô vê o mundo de um jeito muito peculiar. Uma visão leve e quase subjetiva diante das coisas da vida. Tudo é bonito aos olhos dele. E essa forma de enxergar o mundo chama a atenção das pessoas mais próximas, principalmente Nicola, seu amigo de infância, que tenta desde sempre mostrar que o mundo não é um mar de rosas. Nessa realidade cruel, ganha quem bate primeiro. Em meio a tantas verdades, não é fácil escolher o caminho certo, afinal… tudo é bonito aos olhos de Barthô. Uma história que reflete sobre as diferentes certezas, em que o que conta não é apenas o que se vê, mas o que se enxerga.

 

Oseias.jpg
OSÉIAS #1
Roteiro e arte de Johnatan Marques (Johncito)
Onde encontrar: mesa D25

Oséias Caetano passaria batido como um jovem paulistano qualquer se não fosse o fato de que é um licantropo capaz de prever o futuro. Às vésperas de ingressar na vida acadêmica, Os precisa decidir se seguirá seus sonhos ou trabalhará no negócio da família.

 

Ovelhanegra.jpg
OVELHA NEGRA
Roteiro e arte de Rose Araujo
Onde encontrar: mesa E17

Primeira coletânea com as tiras de mesmo nome criadas em 2012 e, atualmente, publicadas na internet. A Ovelha Negra, sarcástica e crítica, discorre sobre vários temas de forma irônica e contundente. Com pensamento divergente e jeito ácido e direto, não usa de meias palavras para falar o que pensa.

 

pãofrancês.jpg
PÃO FRANCÊS
Roteiro e arte de Aline Zouvi
Onde encontrar: mesa C36

O zine traz uma reflexão, entre quadrinhos e diário, sobre parte do passado da autora: a relação cultural entre Brasil e França. Com seu já conhecido e carismático traço, a autora trabalha o tema a partir de experiências pessoais: interessada pela cultura francesa desde a adolescência e, posteriormente, professora do idioma, Zouvi aproveita duas viagens a Estrasburgo para vivenciar os hábitos locais e desenhar o dia a dia mais singelo, descobrindo lugares, músicas, receitinhas e ponderando sobre a nossa relação com o “diferente”. Lançamento da editora Incompleta.

 

paradafinal.jpg
PARADA FINAL
Roteiro e arte de Thales Gaspari
Onde encontrar: mesa E28

O ano é 1873 e, em uma pequena boomtown nas cercanias de Reno, dois homens desejam coisas diferentes: o cansado xerife Daniel Quinn planeja por um fim à brutal sequência de assassinatos que assola a região; já o foragido engenheiro Theodore K. Black quer deixar de ser o principal suspeito dos crimes. Em meio à turbulenta construção de uma linha ferroviária que chega à região, e que sofre constantes ataques de indígenas, os dois têm pouco tempo para tentar resolver o impasse.

 

parafuso1.jpg
PARAFUSO 1
Roteiro e arte de Aline Lemos, Batista, Bruno Pirata, Daniel Pizani, Estevam, Faw Carvalho, Gabriel Nascimento, Ing Lee, João Belo, Julhelena e Priscapaes
Onde encontrar: mesa B06

Depois de três dias de experimentações e exercícios, cada um dos participantes do Laboratório de Quadrinhos Potenciais, residência artística realizada em Belo Horizonte, recebeu uma tarefa para realizar em casa: desenvolver um trabalho inédito para a revista Parafuso 1, a partir de uma série de restrições criativas enviadas pelo quadrinista Jão, criador e coordenador da atividade. Conforme as recomendações, alguns dos autores não poderiam empregar balões ou caixas de textos, outros receberam o desafio de construir sequências apenas a partir de objetos ou símbolos. O emprego de um único cenário, a ausência de seres humanos ilustrados nos quadros, a interação entre personagens presentes e figuras ausentes nos desenhos são exemplos de regras que deram origem à nova publicação, reunião inédita de doze artistas que atuam na capital mineira. A antologia, parceria entre as editoras mineiras Miguilim e Pulo, tem como tema “cidade”.

 

penpengusa.jpg
PENPENGUSA
Roteiro de Milena Azevedo
Arte de Rodrigo Xavier
Capa de Gabriel Andrade Jr. com cores de Mariane Gusmão
Onde encontrar: mesa E10

Penpengusa é uma graphic novel retrofuturista (com estética steampunk). A história traz um misto de trama de educação com drama social, na qual o protagonista passa por uma mudança profunda sobre si mesmo ao descobrir verdades sobre a Corporação à qual pertencia e sobre o sistema sociopolítico vigente. Ele procurava sempre fazer o que era ditado pelas leis, acreditando ser um cidadão correto e honesto, até precisar encarar a realidade de frente, sem máscaras ou subterfúgios. Então, torna-se “penpengusa”, uma erva-daninha, cujo propósito maior será botar o dedo na ferida e fazer ver a todos os habitantes dos cinco países como funciona o jogo de poder dos representantes da Alta Cúpula das Corporações. Nessa jornada, irá contar com um grupo bastante heterogêneo, entre eles uma destemida jornalista, uma prostituta badass, um cientista foragido e um charmoso cadeirante. Lançamento da editora Zarabatana.

 

históriadaarte.jpg
O PEQUENO GRANDE ZINE DA HISTÓRIA DA ARTE
Texto e arte de Bianca Nazari
Onde encontrar: mesa E32

Em 2019, a autora visitou a Europa, o que a ajudou a redescobrir seu amor por museus e voltar a pesquisar sobre história da arte. O zine é uma compilação de desenhos em nanquim, releituras de grandes obras, feitas durante o Inktober de 2019, na tentativa de praticar e entender um pouco melhor o que eleva uma peça ao status de obra-prima.

 

pequenosmomentos.jpg
PEQUENOS MOMENTOS
Roteiro de Cayyan Costa, Leonardo Himura e Nath Bê
Arte de Dani Bolinho
Onde encontrar: mesa D06/D07

108 países, mais de 6888 histórias já criadas, 3865 quadrinistas envolvidos. Esses números impressionantes são dos participantes do Silent Manga Audition, uma competição internacional criada pela Coamix e que conta com mangakás mundialmente conhecidos entre os jurados, liderados pelo CEO da Coamix, Nobuhiko Horie, ex-editor chefe da Shonen Jump. Nessa competição, a regra principal é criar tramas sem diálogos. Como contar uma história sem palavras? Conheça três histórias participantes, uma delas vencedora do Excellence Runner Up. Lançamento do selo IndieVisivel Press.

 

opiornamoradodomundo.jpg
O PIOR NAMORADO DO MUNDO
Roteiro e arte de Will Leite
Onde encontrar: mesa E23/E24

Compilação das tiras do Pior Namorado do Mundo, série que é provavelmente a mais antiga do blog do autor, o Will Tirando. Nestes quadrinhos, são contadas (com um pouco de exagero, é verdade) algumas pequenas histórias da vida privada de Will e de sua esposa, a Bonita.

 

pipo.jpg
PIPO
Roteiro de Ygor Freitas
Arte de Lorena Giostri
Onde encontrar: mesa H38

Graphic novel que conta a dura jornada de um cãozinho de rua e de um rapaz chamado Maurício. O mundo deu as costas para ambos e, nesse momento de desespero, eles se encontram. Pipo é uma história sobre a vida: suas felicidades, perdas, fins e reinícios. E, acima de tudo, a alegria de ter um amigo com patinhas sempre ao seu lado.

 

pluri.jpg
PLURI
Roteiro e arte de Ana Luiza Lacerda
Onde encontrar: mesa G17

O projeto é uma adaptação do TCC do curso de Arquitetura feito pela autora. A história pincela a relação específica do desenho com um estudante, uma vez que traz aspectos reais vividos por pessoas da faculdade. A obra, no entanto, não é apenas para pessoas que têm algum tipo de relação com a arquitetura. Pluri é um convite a uma autorreflexão, é sobre se encontrar, sobre escolhas, e é para todos que querem se deixar encantar pela prática do desenho.

 

poeira.jpeg
POEIRA – A VIDA, A MORTE E OUTRAS COISAS PEQUENAS
Roteiro de Fábio Paiva
Arte de Silvio dB, Braga Câmara, Luciano Félix e Renê Santino
Onde encontrar: mesa A40

Coletânea de histórias curtas, mas nunca pequenas, que propõem algumas discussões filosóficas sobre o tempo, a fé, o desejo, a energia, reunindo artistas do quadrinho pernambucano.

 

PontoAmarelo
PONTO AMARELO
Roteiro e arte de Ico Duarte
Onde encontrar: mesa H17

Quando o estresse do dia a dia se transforma em caos e todos os seus demônios do passado resolvem te perseguir, é preciso reencontrar seu ponto seguro.

 

princesapassarinho.jpg
PRINCESA PASSARINHO
Roteiro e arte de Didi Mamushka
Onde encontrar: mesa E16

Tipu e sua irmã mais nova, Pesukarhu, são duas jovens princesas vivendo uma vida alienada num castelo. São a futura geração de monarcas que, por falta de pai ou mãe para guiar o caminho, é conduzida por três regentes ambiciosos, interessados apenas em manter privilégios. Tudo corria bem até a chegada do aniversário de dezoito anos de Tipu, data em que deixaria de ser princesa para de fato erguer-se como rainha. Mas para tal, a debutante teria de eleger um marido. Entretanto, Tipu sente-se desconfortável com tamanha exigência: além de não querer se casar tão cedo, seu coração já não é mais solteiro. Quando a jovem rainha se vê entre a cruz e a espada, impossibilitada de fazer suas próprias escolhas mesmo com seu título real, a antes abnegada princesa encontra sua voz de rainha. E ela é uma voz de protesto.

 

provincianegra.jpg
PROVÍNCIA NEGRA – VOLUME 1
Roteiro de Kaled Kanbour
Arte de Kris Zullo
Onde encontrar: mesa B17

Luiz Gama, advogado e poeta, é uma das figuras mais proeminentes da cidade de São Paulo na metade do século 19. Negro, numa sociedade escravagista, impõe-se com sua profissão, arte e coragem, na luta contra a escravidão. enfrentando os poderosos e seus privilégios. Porém, é envolvido numa trama obscura de assassinatos, que pode custar a sua própria alma e até mesmo destruir a causa abolicionista.

 

puffnopiripaf
PUFF NO PIRIPAF
Roteiro e arte de Max Andrade
Onde encontrar: mesa E39

A HQ é uma comemoração e registro dos primeiros dez anos de produção de quadrinhos de Max Andrade. Contém duas obras curtas, Interhigh Fight! e Blue Hair Brothers, respectivamente de 2008 e 2010. Com tiragem extremamente limitada, é indicada para leitores que acompanham o autor desde o começo ou que querem guardar esse passado de alguma forma.

 

pugmire.jpg
PUGMIRE
Roteiro de Leonardo Himura
Arte de Allan Chaves
Onde encontrar: mesa D06/D07

Em um futuro ancestral, a humanidade desapareceu, e seus bichinhos de estimação herdaram o mundo. Eles vivem aventuras entre as ruínas da civilização, e no reino canino de Pugmire, o “Código do Homem” é o guia dos bons cachorros. Lançado em 2017 após financiamento via Kickstarter, o RPG Pugmire se torna história em quadrinhos por meio da parceria internacional do selo IndieVisivel Press com Onyx Path e Pugsteady.

 

quack5.jpg
QUACK #5
Roteiro e arte de Kaji Pato
Onde encontrar: mesa E39

Kaji Pato apresenta os desafios da nova fase dessa divertida aventura, estrelada pelo jovem aviador Baltazar e seu pato falante Colombo. Dessa vez, o garoto terá de enfrentar um árido deserto e um desafio ainda mais impiedoso. Seria ele capaz de sobreviver ao treinamento arretado de Mestre Vitalino? Ou é só mais um mané incapaz de lidar com a própria autossabotagem? Enquanto isso, longe das provações, o pato encrenqueiro e a mecânica Marte não sabem que um mal contagiante se aproxima e pode pôr tudo a perder.

 

quadrante.jpg
QUADRANTE SUL 30 ANOS
Roteiro e arte de E.C. Níckel, Laudo Ferreira, Henry Jaepelt, Daniel HDR, Julio Shimamoto, Denilson Reis e outros
Onde encontrar: mesa D41

Coletânea histórica com algumas das melhores HQs da antologia.

 

a2vol6
QUADRINHOS A2 – VOLUME 6
Roteiro e arte de Cristina Eiko e Paulo Crumbim
Onde encontrar: mesa B34/B35

Sexto volume da série autobiográfica do casal Eiko e Crumbim. O cotidiano do trabalho, da família e da vida de casado em meio a diversas referências à cultura pop.

 

qualquersilva.jpg
QUALQUER SILVA
Roteiro e arte de Tietbo
Onde encontrar: mesa A08

Qualquer Silva é uma viagem torta por memórias, relatos e reflexões. A protagonista se vê cada vez mais encurralada por algo que corrói partes importantes dela mesma, o que acaba dando espaço para a entrada de pensamentos não muito bem-vindos… Em suas entranhas, crescem ervas-daninhas que sobem até a garganta; em suas mãos, nascem espinhos; sua cabeça virou casa para animais estranhos. Essa é uma história que aborda relacionamentos abusivos (e suas cicatrizes) de maneira bem crua e direta. Retrata comportamentos tóxicos como coação, gaslighting, alienação, e mostra o fluxo de pensamentos causados por essas vivências, assim como seus reflexos mesmo após o fim da relação.

 

quandodescobriqueeramenina.jpg
QUANDO DESCOBRI QUE ERA MENINA
Texto e arte de Bel Pardal, Carol Sartori, Carolina Trezena, Cinthia SatyFernanda MontoniFlávia BorgesMaria RigonRafa VillelaVan Falcão
Onde encontrar: mesa E31

Livro infantil ilustrado com relatos da infância de nove ilustradoras, abordando e questionando o que é ser menina e tudo que isso pode carregar consigo: expectativas, obrigações e proibições. Um novo olhar para um assunto que precisa ser conversado, de forma empática e leve.

 

queperigo.jpg
QUE PERIGO!
Roteiro e arte de Edegar Agostinho
Onde encontrar: mesa E19

Após uma série de assassinatos, a rainha decide contratar alguém para matar o enigmático demônio. Porém, por erro de comunicação, os enviados para essa missão violenta e grotesca são uma avó sem noção e um neto bunda mole. Seja bem-vindo à floresta da morte.

 

queridodiário.jpg
QUERIDO DIÁRIO
Texto e arte de Michel Ramalho
Onde encontrar: mesa E31

Conheça o processo criativo e o jogo de cintura necessários no processo de criação de uma arte. No livro, Michel Ramalho mostra o processo de desenvolvimento das ideias, a forma como estuda quando quer aprender um novo estilo, analisa inspirações e influências e ainda explora o passo a passo de alguns dos pontos mais importantes dos projetos que já publicou, como Légume e o tempoLégume do lado avesso e Já vi de tudo. Como na vida nem tudo são flores, ele resolve falar também a respeito do fluxo de trabalho e como deixá-lo mais fluído, e explora os bloqueios criativos que surgem ao longo do caminho.

 

quinzeminutos.jpg
QUINZE MINUTOS COM VOCÊ
Roteiro e arte de Mariana Sales
Onde encontrar: mesa D01

Pós-punk, vinhos e cigarros baratos. Às vezes, uma grande amizade se constrói quando a gente menos espera. Inspirada na canção Reel Around the Fountain, da banda The Smiths, a HQ fala sobre mudanças e a transição da juventude para a vida adulta.

 

rainhadecoisanenhuma.jpg
RAINHA DE COISA NENHUMA
Roteiro e arte de Bel Pardal
Onde encontrar: mesa E31

Como escolher um só caminho da vida quando na verdade queremos seguir todos? Na terra das mil possibilidades, quem não se devota a nenhuma é rainha. Com uma narrativa recheada de metáforas, acompanharemos o dilema da “não escolha” e o impacto que isso pode causar.

 

ranchodocorvodourado.jpg
RANCHO DO CORVO DOURADO
Roteiro e arte de Larissa Palmieri, Pedro Okuyama, Pedro Ponzo, Roberta Cirne, Juliano Sousa, Cris Camargo, Felipe Morcelli, Sandro Andrade, Marcelo Grisa, Luiza Lemos, Beatrice Witt e Thiago Henrique
Onde encontrar: mesa C40/E17/G05

Prepare-se para uma versão steampunk pós-apocalíptica do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O Projeto Manhattan e o Uranprojekt alemão chegaram ao mesmo tempo à bomba atômica, e deflagraram a guerra definitiva, que reduziria as terras habitáveis não irradiadas do planeta a poucos lugares. E se um desses lugares fosse um certo sítio em uma área rural do Brasil, protegido do apocalipse pela mágica ao seu redor? Como os nazistas lidariam com isso? E como os habitantes desse sítio lidariam com as consequências?

 

razaoemoçao.jpg
RAZÃO VS EMOÇÃO – VOLUME 5
Roteiro e arte de Guilherme Bandeira
Onde encontrar: mesa F01/F02

Neste quinto livro da série, Guilherme Bandeira continua ilustrando com muito bom humor os dilemas do cotidiano.

 

receitadegente.jpg
RECEITA DE GENTE

Roteiro de Neide V. Colette Bruno
Arte de Júlia Bruno Mello
Onde encontrar: mesa E11

O livro infantil ilustrado conta a história de Jane, uma aluna recém chegada de Angola, que era ridicularizada por seu cabelo e sotaque. Ela encontra Clara, uma menina cheia de energia e bondade que, juntamente com um grupo de mães, está pronta para dar um fim à questão.

 

receituárioamanteigados.jpg
RECEITUÁRIO: AMANTEIGADOS
Roteiro de Francesca Fermata
Arte de Alexandre Carvalho
Onde encontrar: mesa G25/G26/G27

De que vale alguns minutos na cama, se a verdadeira razão de viver está assando em algum lugar? Receituário é uma coleção de quadrinhos com histórias curtas de suspense, que exploram a temática gastronômica de maneira fantástica e com uma pitada de sobrenatural. Pelas ruas quase desertas, um cheiro doce se faz presente e atrai todos aqueles que o sentem, como mariposas cegas pela luz. Perdidos no torpor causado pelos sabores açucarados, os habitantes da metrópole não percebem os pequenos furtos misteriosos que acontecem na cidade há anos. Ao contrário do primeiro volume, que se passa em uma cidade perdida no tempo, iremos acompanhar agora o despertar da Madrugada em uma cidade contemporânea à nós. Se antes, era questionado até onde iríamos por um pedaço de torta, agora temos a seguinte pergunta: e se existimos apenas para alimentar seres maiores que nós?

 

redenção.jpg
REDENÇÃO
Roteiro de Carlos Estefan
Arte de Pedro Mauro
Onde encontrar: mesa A32/A33

O clima árido do Sul foi deixado para trás. Obrigado a fugir, o pistoleiro se depara com novos desafios e responsabilidades num ambiente ainda mais opressor. Mas, se ele quiser conquistar a salvação, terá de lidar com seu pior inimigo: a própria consciência. Parte final da trilogia formada por Gatilho e Legado.

 

reflorescer.jpg
REFLORESCER
Roteiro e arte de Cruella
Onde encontrar: mesa A13

O quadrinho vai abordar a história de vida da artista vivendo em São Paulo.

 

arelíquia.jpg
A RELÍQUIA – EDIÇÃO DE COLECIONADOR
Roteiro e arte de Francisco Marcatti
Onde encontrar: mesa B12/B13

A adaptação da aclamada obra de Eça de Queiroz ganha uma edição histórica e exclusiva, produzida artesanalmente por Marcatti. São cinco álbuns contendo toda a história, com exemplares numerados e autografados, acondicionados em uma caixa de MDF para imitar uma antiga caixa de charutos.

 

roseira.jpg
ROSEIRA, MEDALHA, ENGENHO E OUTRAS HISTÓRIAS
Roteiro e arte de Jefferson Costa
Onde encontrar: mesa B04

Baseado em lembranças coletivas e individuais, na oralidade, e em contos e “causos” que são passados de geração em geração, a obra é um relato emocionante sobre a luta de pessoas reais vivendo uma vida duramente real. Acompanhe a trajetória de duas famílias às voltas com suas diferenças, tragédias e comédias, sonhos e perspectivas, construindo a sua história no sertão nordestino durante o movimento retirante da década de 1970. Ao introduzir um Brasil bem diferente daquele que se vê nas áreas urbanas, permeado pelo cangaço e negligenciado pelos que detêm mais privilégios, este quadrinho pinta com cores fortes e exuberantes muitas das características nordestinas tradicionais, como o folclore, os engenhos de cana de açúcar, os “cabras machos”, a busca por rastros e pegadas de uma herança ancestral e as relações humanas que se desenvolveram em torno da cultura que ali se estabeleceu. Lançamento da editora Pipoca & Nanquim.

 

ruadetrás2.jpg
RUA DE TRÁS #2
Roteiro e arte de José Lucas Queiroz
Onde encontrar: mesa E42

Uma coletânea de tramas lúcidas inspiradas por música. Conheça o Sr. Silvio triplo e profundo (em Medo de Avião I, II e III), as primeiras tiras da nova série do autor (chamada Happy House), além de as histórias Sonhando com Raios (ou Um Acordo com Deus), O Incidente Max Headroom e Peixestranhos.

 

saladadefrutas.jpg
SALADA DE FRUTAS
Roteiro e arte de Carol Rempto
Onde encontrar: mesa H38

Livro ilustrado que conta uma história que se confunde com a da autora e de várias mulheres pelo mundo inteiro. São situações recorrentes que as afetam um pouquinho a cada dia, que moldam a maneira como se percebe o próprio corpo ao longo de todas as fases da vida. Conheça Melissa, uma menina tímida que sempre teve vergonha de tudo, mas principalmente de seu corpo, situação que a longo prazo a leva a desenvolver transtornos alimentares, compulsões, obsessão por uma vida e rotina saudáveis com o objetivo de alcançar todas as expectativas que tinha sobre si mesma. Mas, uma hora, cai a ficha de que ela precisava de ajuda.

 

salseirada.jpg
SALSEIRADA
Roteiro e arte de Al Stefano
Onde encontrar: mesa H09

Uma das maiores autoridades em cultura popular do Brasil, Manuel Salustiano Soares, o Mestre Salu (1945-2008), inspirou uma geração de artistas como Chico Science, Antonio Nobre e Siba. Mais recentemente, inspirou também Al Stefano. Repleta de referências ao folclore brasileiro, a trama mostra como o rabequeiro Salú encontrou a “rabeca do tempo”, instrumento mágico que controla o clima. Junto com sua irmã Zabé e o amigo Mutum, ele percorre o sertão nordestino levando música e chuva para aliviar o sofrimento de pequenos lavradores assolados pela seca e fome. O problema é que, no passado, a rabeca do tempo pertenceu a um coronel ganancioso, que usou o instrumento mágico para eliminar desafetos e prosperar. Agora, seu neto e um bando de jagunços querem recuperar o instrumento a qualquer preço. Somente a intervenção de espíritos da floresta, como a Caipora, Pé de Garrafa, Quibungo e Lobisomem, pode impedir que ela retorne para as mãos erradas.

 

samhain.jpg
SAMHAIN
Roteiro e arte de Andressa Prado e Yan Constantino
Onde encontrar: mesa E07

Um universo mágico, onde quem nasce bruxo nasce também com o dom de se transformar em seu animal totem. Esse é o mundo em que vive Eileen, uma jovem que, apesar de poder se transformar em rato, não teve seus poderes despertados. Apontada como a vergonha da família, ela é desprezada pelos pais e atormentada pelas insuportáveis irmãs “risadinha”, suas gêmeas mais jovens. Como se isso não bastasse, o grande dia do jantar de Mabon se aproxima, trazendo algo que poderá mudar todo o curso dessa historia. A vida de Eileen está prestes a virar de cabeça para baixo e ela vai precisar decidir se será leal à família ou ao seu próprio coração.

 

sanguenoolho.jpg
SANGUE NO OLHO
Roteiro de Gustavo Whiters, Felipe Cazelli, Raphael Fernandes, Leonardo Melo, Thaïs Kisuki, Alexey Dodsworth, Caio H. Amaro e Eduardo Kasse
Arte de 
Weslley Marques, Chico Silverio, Vitor Wiedergrün, Jader Corrêa, Paloma Diniz, Sandro Zambi, Má Matiazi e Messias Tartini
Onde encontrar: mesa E37/E40/F01/F02

Nesta coletânea, há uma mistura da rispidez dos faroestes contemporâneos com questões sociais do passado e presente brasileiros, viajando pelo nosso extenso território. Páginas que falam de dores e perdas dignas dos grandes westerns.

 

sangue_seco.jpg
SANGUE SECO TEM CHEIRO DE FERRO
Roteiro e arte de Amanda Miranda
Onde encontrar: mesa B08

Segunda edição do quadrinho selecionado no edital do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, para a feira Des.Gráfica. A narrativa em formato survivor/found story, em primeira pessoa, retrata por meio de detalhados desenhos a carcaça do que seria o futuro.

 

santopinhão.jpg
SANTO PINHÃO E O HOMEM MAIS FORTE DO MUNDO
Roteiro e arte de Fabiano Ferreira
Onde encontrar: mesa A19

A HQ conta as aventuras de um casal que deseja fazer alguma diferença em seu mundo, que, apesar de encantador, com lindas paisagens e outras maravilhas, também é atroz, sendo aterrorizado por criaturas que parecem ter saído de um pesadelo. O local, para piorar, também é uma sociedade escravista. O conhecimento e força deles não são o suficiente para mudar o planeta como a protagonista idealiza. Mas existe uma fonte de poder inimaginável que pode conceder qualquer coisa a quem encontrá-la: esse poder é conhecido como o Santo Pinhão.

 

saturno1
SATURNO – QUADRINHOS E SCKETCHES – VOLUME 1
Roteiro e arte de Leonardo Cesar
Onde encontrar: mesa D16

Coletânea de tiras e sketches refletindo a vivência de um jovem adulto negro e LGBT+.

 

savantsofsounds1.jpg
SAVANTS OF SOUNDS #1
Roteiro de Gabriel Arrais
Arte de Abel
Onde encontrar: mesa F39

Algumas crianças têm amigos imaginários – e em alguns casos esses seres são a personificação de algum som próximo. Stella enxerga esses seres, mas ela só não imaginou que fosse se apaixonar por um. Seu nome é Boddah. Ele é o som que sai das guitarras – e também foi o amigo imaginário de Kurt Cobain.

 

segundafeiraeuparo.jpg
SEGUNDA-FEIRA EU PARO
Roteiro e arte de Carlos Jenisch, Aline Zouvi, Diana Salu, Gabriel Dantas, Eduardo Ribas, Dieferson Trindade, Luiza Nasser, Bruno Guma, Mariana Paraizo, Alexandre de Nadal, Edson Bortolotte, Fabiano Gummo, Sergio Rodriguez e Mariana Sales
Capa de Marina Prudencio
Onde encontrar: mesa A26

Contas acumulando, relacionamentos por um fio, o País pegando fogo. O que você faz quando só quer esquecer do mundo, dos problemas, da vida? Nesta antologia em quadrinhos, conferimos quatorze histórias curtas, cada uma trazendo um aspecto peculiar sobre o tema “vícios”. O livro traz artistas de Natal, Paraíba, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

caçadaazul.jpg
SEM RAÇA DEFINIDA: CAÇADA AZUL
Roteiro e arte de Gleisson Cipriano
Onde encontrar: mesa E41

Um novo capítulo na saga dos cães e gatos detetives será contado nessa história sem diálogos que vai acompanhar o detetive e capitão do departamento de polícia Buster Hound, um Cão de Santo Humberto, investigando seu último caso antes da tão sonhada aposentadoria. Na intenção de encontrar pistas sobre a temida Gangue Vermelha, um grupo criminoso conhecido por inundar as ruas da Cidade Grande com artigos humanos contrabandeados, nosso intrépido herói será confrontado com consequências do seu próprio passado selvagem.

 

semvoz.jpg
SEM VOZ
Roteiro e arte de Bian Phillipi e Richard Daniel
Onde encontrar: mesa G19

Júlia ainda está se recuperando da cirurgia na garganta quando conhece uma pequena criatura, que está sempre em busca de luz. Enquanto Sol busca um jeito de voltar para as estrelas, a menina terá de encontrar sua voz para dizer aos pais que não quer mudar de escola. O quadrinho fala sobre amizade e a importância de ouvirmos uns aos outros.

 

serenia.jpg
SERENIA
Roteiro e arte de Misa
Onde encontrar: mesa E09

Algumas vezes, basta um evento para que a harmonia se desfaça. Com a desarmonia instaurada, a natureza também sofre, tem seus ciclos interrompidos, congelados. Algumas vezes, buscamos incansavelmente algo, e sequer percebemos que nosso objetivo estava mais próximo do que imaginávamos. Para alcançar Serenia, há apenas um segredo: a força da união.

 

sheiloca.png
SHEILOCA
Roteiro e arte de Lovelove6
Onde encontrar: mesa B32/B33

As manas vivem uma distopia feminista. Esquecidas num tempo muito distante, organizando-se em comunas e mantendo hábitos curiosos, elas encaram uma ameaça definitiva em sua história. Acompanhamos Sheiloca, Fedora, Belly e Amapô perseguindo suas ambições, enquanto tomam decisões cruciais para o futuro de sua cultura.

 

silvestre.jpg
SILVESTRE

Roteiro e arte de Wagner Willian
Onde encontrar: mesa F41

Em 1845, o escritor norte-americano Henry David Thoreau retirou-se para a floresta, com o intuito de viver com o mínimo necessário e em total contato com a natureza. O que o moveu foi a necessidade de procurar entender as mudanças pela qual a sociedade da época passava. Recebia visitas enquanto passava dois anos refletindo sobre a liberdade e a existência, que começava a assumir um ritmo acelerado nas cidades com a industrialização e urbanização crescentes. O resultado dessa experiência social e espiritual a partir da autossuficiência tornou-se público com Walden, ou A Vida nos Bosques, manifesto poético que o autor publicou em 1854. Em Silvestre, acompanhamos a jornada de um velho caçador que, sozinho como Thoreau, atravessa e dialoga com lendas sobre divindades extintas, mergulhando na relação entre o homem e a natureza, e o respeito sobre o que a terra pode nos dar e o que somos capazes de oferecer. No isolamento de sua cabana, ele assa uma torta. Seu aroma cruza a memória, as paredes, a floresta, atraindo animais silvestres e criaturas fantásticas em um grande resgate ao convívio humano, digno de uma celebração selvagem e ritualística. Lançamento da editora Darkside.

 

simultaneo.jpg
SIMULTÂNEO
Roteiro e arte de Rafael Torres
Onde encontrar: mesa H19

Em meio a questionamentos sobre seu propósito na vida, que tiram seu sono, Max passa por um estranho efeito colateral em que um conjunto de diferentes sensações simultâneas alteram suas percepções, transcendendo sua própria realidade.

 

sinistra2.jpg
SINISTRA #2
Roteiro e arte de Hector Lima, Camila Suzuki, Matheus Sant’Anna, Ira Croft, Samuel Sajo, JokAlejandro FaríasPatricio Delpeche, Caio FilipeDalton Cara Germana Viana
Onde encontrar: mesa C27/G41

Segunda edição da Sinistra, uma revista para tempos sombrios, que contém reportagens, galerias de arte e gibis.

 

sketchbook2020.jpg
SKETCHBOOK 2020
Arte de Sam Hart
Onde encontrar: mesa E04

Terceiro sketchbook do artista, com esboços e estudos pessoais recentes, trabalhos à lápis e arte-final, personagens e páginas de quadrinhos, passo-a-passo na criação de capas e ilustrações.

 

sketchbookcaio.jpg
SKETCHBOOK CAIO MAJADO
Arte de Caio Majado
Onde encontrar: mesa F06

Sketchbook com artes do desenhista.

 

sóosinteligentes
SÓ OS INTELIGENTES PODEM VER
Roteiro e arte de Guilherme Smee
Onde encontrar: mesa A27

O título da obra é uma brincadeira com o mito do “gaydar”, um senso inato aos homossexuais  que os ajudam a identificar-se entre si. Esse é um quadrinho autobiográfico, baseado na dissertação de mestrado do autor, contando um pouco da construção de sua identidade e sexualidade.

 

sobreotempo
SOBRE O TEMPO EM QUE ESTIVE MORTA
Roteiro de Daniel Esteves
Arte de Sueli Mendes, Pedro Okuyama e Wanderson de Souza
Onde encontrar: mesa H10/H11

A trama acompanha o retorno de Cris, uma escritora em crise, a sua cidade natal, quinze anos depois de um misterioso acidente de barco. Dada como morta pela população local, inclusive seus pais e melhores amigos, Cris precisa não só fazer as pazes com o passado, mas também encontrar seu lugar no presente. Universos paralelos, homofobia, fanatismo e metalinguagem se misturam para indicar um novo começo para a jovem.

 

sombrasdorecife.jpg
SOMBRAS DO RECIFE – VOLUME 1 – A PRESENÇA DELA
Texto de Roberta Cirne
Onde encontrar: mesa G05

O primeiro romance da história de Pernambuco envolvendo as assombrações do Estado. Conheça Evoé, o reino escondido da realidade humana comum, réplica perfeita de um Recife noturno e infernal. Nele, Cabeleira, um cangaceiro lendário, é rei, e todos os monstros e visões povoam suas ruas. No entanto, para ter acesso ao mundo dos vivos, Cabeleira precisa do sangue de uma rara e específica assombração: o Papafigo, abridor de portais entre mundos tangíveis e etéreos. Cristino, remanescente da espécie, possui apenas um ponto fraco: seu amor por Lorena, reencarnação de sua esposa Beatriz, que foi assassinada no passado pelo próprio pai. Em meio a essa disputa por poderes, a jovem Lorena é apresentada ao Recife Imperial de 1860. Como uma simples mortal irá sobreviver envolvida nesse novo mundo de horrores, sedução, assombrações e mistérios?

 

staruó.jpg
STAR UÓ
Roteiro e arte de Helô D’Angelo
Onde encontrar: mesa C38

Drama. Perseguição espacial. Roupinhas lindas. Um império intergaláctico machista. Mais drama. Taí o resumo de Star Uó, spin-off espacial da HQ Dora e a Gata.

 

steampunk ladies.jpg
STEAMPUNK LADIES – CHOQUE DO FUTURO
Roteiro de Zé Wellington
Arte de
Sara Prado, Wilton Santos e Leonardo Pinheiro
Cores de
Ellis Carlos, Ale Starling e Thyago Brandão
Letras de
Deyvison Manes
Onde encontrar: mesa F08

A história se passa logo após os acontecimentos de Steampunk Ladies: Vingança a Vapor, vencedora dos troféus HQMIX e Angelo Agostini. Em um passado em que a tecnologia evoluiu muito além do que na nossa realidade, a partir das máquinas a vapor, a Inglaterra do século 19 se tornou o centro das grandes invenções do planeta. Saídos da cabeça de um mesmo inventor, esses projetos revolucionários têm sido usados em uma campanha britânica para colocar o resto do mundo de joelhos. Como única força de oposição resistente, um grupo de sufragistas contará com a ajuda de Sue e Rabiosa, duas mulheres recém-chegadas da América. Elas vieram acertar as contas com o controlador primeiro-ministro inglês e um misterioso grupo cuja atuação é global. Para essas mulheres, vencer o autoritarismo é também vencer as barreiras que as separam dos seus direitos.

 

SuburbioKafkaniano
SUBÚRBIO KAFKANIANO
Roteiro e arte de André Oide
Onde encontrar: mesa H14

Um terrível evento, um terrível cotidiano, visto pelo olhar kafkaniano mostrado no clássico do escritor tcheco Franz Kafka, A Metamorfose. Um conto para incomodar, refletir e denunciar.

 

Sweet Witches
SWEET WITCHES
Roteiro e arte de Ana Barana, Renata Rinaldi, Nah Vaz, Isazolik, Camomila, Gemini, Parapa-kun, Gi Sampaio, Hayde, Marina Coelho, Tizy Izumy, Mil Mil, Maju Fogo, Ju Sampaio, Van BuenoTaipiokka, Yuckie, Bruna Sousa, Ariel Santos e Alex Kioshi
Onde encontrar: mesa D18

Um livro de receitas ilustrado com 24 bruxinhas inspiradas em sobremesas. A obra
é resultado da colaboração entre vinte artistas, resultando em uma incrível coletânea de
receitas com o processo de criação das bruxinhas inspiradas em cada doce, estudos, finalização das ilustrações e conteúdos extras.

 

Tachyon
TACHYON
Roteiro e arte de Daniel Sousa
Onde encontrar: mesa H15

Enquanto um garoto vislumbra o seu futuro, e percebe que a vida é uma corrida contra o tempo para que ele possa torná-lo realidade, um velho à beira da morte está decidido a reavaliar sua trajetória e romper com um círculo vicioso que tem se repetido por gerações. Em paralelo, a humanidade enfim encontra a prova definitiva de que há vida lá fora. O contato com uma civilização extraterrestre é iminente. A primeira mensagem foi trocada. E se esse encontro trouxer mais perguntas que respostas?

 

tatá.jpg
TATÁ
Roteiro e arte de Fran Matsumoto
Onde encontrar: mesa H35

Não bastasse nossos pequenos amiguinhos da Amazônia serem de espécies em perigo de desaparecer, nessa aventura eles vão ter de sobreviver ao maior perigo que lá existe. É importante lembrar que não é só na Amazônia que ocorrem queimadas. Todos os biomas brasileiros sofrem com elas: o Pantanal, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado e os Pampas. Lançamento da Edições Barbatana.

 

Tengu3
TENGU – HYAKKI YAKOU
Roteiro e arte de Lucas Pereira
Cores de Frank William
Onde encontrar: mesa H29

Capítulo final da trilogia Tengu. Depois de embates devastadores contra Oni, os monges Tengu e Yuki-Onna são obrigados a recuar e deixar o Japão à mercê das garras do nefasto demônio. Treinar e se preparar é tudo que podem fazer antes do confronto final – e, desta vez, Oni não estará sozinho. Prepare-se para a Procissão dos Cem Demônios.

 

terraplana
TERRAPLANA
Roteiro e arte de Clari Cabral
Onde encontrar: mesa D26

Bem-vindo à Terraplana, aqui tudo é possível! Dinossauros ainda existem e são o melhor meio de transporte, leite com manga tem propriedades curativas e se você, por acaso, apontar para uma estrela, na certa vai crescer uma verrugona no seu dedo. Mas todo cuidado é pouco: em sua jornada até a borda, mais conhecida como Fim do Mundo, nossa protagonista Austrália, vai enfrentar perigos desconhecidos e contará com aliados inusitados.

 

thenitried.jpg
THEN I TRIED TO BE FUNNY
Roteiro e arte de Danielle Pioli
Onde encontrar: mesa B23

Coletânea das tiras da autora publicadas na internet.

 

sayonara.jpg
TOOLS CHALLENGE – SAYONARA BYE BYE
Roteiro e arte de Kaji Pato, Ichirou, Jun Sugiyama, Eduardo Capelo, Rafa Santos, Wagner Elias, Perobense, Felipe Dias, João Eddie, Heitor Amatsu, Fabiano Ferreira, Eudetenis e João Mausson
Onde encontrar: mesa E39

Tools Challenge é uma das mais longas histórias em quadrinhos brasileiras seriadas, já feitas por um único autor, Max Andrade, com mais de setecentas páginas. Encerrada em 2018, a série ganha seu epílogo, que reúne os maiores nomes do mangá brasileiro para contar como os personagens principais estão, cinco anos depois dos acontecimentos do último capítulo.

 

trabalhoindividual.jpg
TRABALHO INDIVIDUAL EM DUPLA
Roteiro e arte de Vivian Munhoz (Vivi Melancia)
Onde encontrar: mesa C09

Pan é uma aluna animada que pretende fazer um trabalho de português em quadrinhos junto com Bia, mas acaba descobrindo que sua amiga logo mudará de escola. Por isso, Pan consome todo o seu tempo criando planos para não se separar de sua dupla, enquanto tenta não bombar na escola. O livro é encadernado a mão em costura japonesa e contêm o primeiro capítulo da série.

 

trambik.jpg
TRAMBIK
Roteiro de Airton Marinho
Arte de Gustavo Lambreta
Cores de Rafael Paiva
Onde encontrar: mesa H15

Boris é um russo imbecil. Sacha é outro russo imbecil. Wassily também é um russo imbecil. Esses três imbecis se envolveram num acidente com uma vítima fatal: um dos primos do presidente Putin. Sim, aquele presidente russo que fica no meio da neve sem camisa e briga com ursos pra relaxar (é o que dizem). Esses três fugiram pro Brasil e se esconderam na casa da tia deles, uma senhorinha cega de um olho que fala mais palavrão que traficante dando esculacho. Ela teve uma ideia pra botar esses três marmanjos pra trabalhar: abrir uma biqueira em sua casa. Isso já seria ruim o bastante se não fosse pela participação de dois otários que ganham a vida por meio do jogo do bicho. A partir daí, a ideia passou de ruim para péssima e atingiu os níveis catastróficos de “vai dar merda” estabelecidos pela ONU.

 

Treze.jpg
TREZE
Roteiro e arte de Camila Abdanur (CahLac)
Onde encontrar: mesa D24

Treze conta a história de Olivia, uma garota que, ao adotar seu décimo terceiro gato preto, recebe a visita de um ser mágico, Tina, que lhe oferece três desejos. Indecisa, Olivia não sabe o que pedir e acaba sendo obrigada a conviver com a recém-chegada até descobrir o que realmente deseja.

 

tuhú.jpg
TUHÚ E O ANDARILHO DO TEMPO
Roteiro e arte de André Vazzios
Onde encontrar: mesa F40

Não se pode negar que Tuhú tenha um talento natural e criatividade inesgotável. Ele tenta, como qualquer criança, não desagradar seus pais. A pequena família de classe média sonha com uma carreira exemplar para o filho, mas, para Tuhú, às vezes é difícil se concentrar, pois sua alma está inclinada ao que é novo, ao que está na voz das ruas, da gente comum. E, daí, para trocar as aulas de violino pelo toque da viola, é só um passo. Um dia uma figura curiosa surge na vida desse menino cheio de aspirações e potencial, trazendo a promessa de aventuras, ligando duas pontas, dois séculos, dois lugares, aproximando-os na jornada que mudará suas vidas para sempre. Os encantos de Iara, a lenda do Uirapuru, e outras passagens curiosas fazem parte dessa aventura surreal.

 

cabeçaoca.jpg
TURMA DA CABEÇA OCA ESPECIAL – 30 ANOS!
Roteiro e arte de Christie Queiroz
Onde encontrar: mesa E12/E13

Caixa comemorativa, contendo quatro revistas, dos trinta anos de publicação em jornais da Turma do Cabeça Oca.

 

aultimadança
A ÚLTIMA DANÇA
Roteiro e arte de Wesley Samp
Onde encontrar: mesa E23/E24

Conheça a história de Lalá, uma garota alegre que adora dançar, mas que precisará reaprender a sorrir após uma reviravolta em sua vida. Um conto sensível e tocante, feito para todas as idades. A Última Dança faz parte do universo de Os Levados da Breca, primeira webcomic do autor.

 

umaluznomeiodastrevas.jpg
UMA LUZ NO MEIO DAS TREVAS
Roteiro e arte de Carol Cunha
Onde encontrar: mesa G07

Todos os dias, Ana acompanha a melhor amiga no ponto de ônibus. Uma rotina comum quebrada por um acontecimento inesperado. Uma luz misteriosa saindo de uma das janelas da casa abandonada em frente ao ponto chama a atenção da garota. Obcecada por descobrir a resposta desse mistério, Ana decide entrar na casa – algo que mudará sua vida drasticamente.

 

underground2.jpg
UNDERGROUND – VOLUME 2
Roteiro de M. Carvalho e Nath Bê
Arte de Dani Bolinho
Onde encontrar: mesa D06/D07

Michel anda ocupado demais com a própria vida, mas Will segue com a banda como dá – pedindo até cabos emprestados para o amigo do amigo que está dando uma festa. Chrissy, atrasada, convence Andromeda a chegar antes nessa mesma festa, colocando a pouca capacidade de sociabilização da moça à prova. Por acaso, os dois se encontram e a conversa flui bastante bem, o que leva ambos a marcarem um encontro de forma inusitada. Melrose está de volta à cidade, trabalhando como fotógrafa freelancer, e Daniel segue a vida tranquilo, dando aulas de violão e tocando pelas ruas da cidade. Nesse sobe e desce do dia a dia, todos acabam no mesmo lugar ao mesmo tempo – no pior horário possível. Trabalho pesado e encontros frustrados, tudo o que a vida tem de melhor a oferecer, ao som de uma boa música.

 

vhs.jpg
VHS
Roteiro e arte de Kiko Garcia, Lula Carneiro, Joel Caetano, Azrael Aguiar, Bernardo Aurélio, Caio Oliveira, Rodrigo Ramos, Leopoldo Anjo, Airton Marinho, Marcelo Damm, Leander Moura, Cristal Moura, Hedjan C.S., Marcel Bartholo, Larissa Palmieri, Joane Barros, Victor Freundt, Daniel Sousa, Alessio Esteves, Tiago Palma, Antonio Tadeu, Michell Ed, Felipe Morcelli, Ricardo Carandes, Fernando BaroneSamuel Sajo e Bruno Bispo
Onde encontrar: mesa H13/H14/H15

Coletânea temática de histórias em quadrinhos de horror/trash em preto e branco, no formato de uma caixa de fita VHS. A ideia é homenagear os filmes dos anos 1980/90, que povoaram nossas imaginações e faziam mães darem broncas quando viam o que o filho tinha alugado. As referências  foram diretores como Peter Jackson e Sam Raimi no começo de carreira, David Cronenberg, Luigi Cozzi, Dario Argento, Clive Barker, John Carpenter, o estúdio Troma e os famosos grindhouses americanos. Nos quadrinhos, o livro bebe da fonte de Cripta/Creepy, Creepshow, Strange Tales, Calafrio, Garra Cinzenta e Mirza, entre outros.

 

avidadenina
A VIDA DE NINA – VOLUME 1
Roteiro e arte de Dani Franck
Onde encontrar: mesa D25

A webcomic ganha seu primeiro volume impresso, tratando da história de uma adolescente, Nina, que percebe ter um crush em uma colega de sala e, a partir daí, começa a se entender melhor e a fazer novas amizades.

 

avidaeoutrasansiedades.jpg
A VIDA E OUTRAS ANSIEDADES
Roteiro e arte de Rafaela Villela
Onde encontrar: mesa E11

Coletânea de tiras que falam do cotidiano e das ansiedades que o acompanham.

 

vikings.jpg
VIKINGS – MORTE AO TROLL
Roteiro de Eduardo Kasse
Arte de Carlos Sekko
Onde encontrar: mesa E40

Um grupo de guerreiros formado por Hróaldr, Boors e Caolho vai enfrentar diversas batalhas para encontrar uma criatura que parece estar atacando os habitantes de um vilarejo. A graphic novel amplia o universo criado por Eduardo Kasse no livro Vikings – Berserk e revela uma nova aventura dos personagens que estrelaram o quadrinho Vikings – Noite em Valhala. No entanto, tanto a nova publicação como as duas anteriores podem ser lidas em qualquer ordem.

 

vidadasmarionetes.jpg
A VILA DAS MARIONETES
Roteiro de Thiago Spyked
Arte de Thales Gaspari
Onde encontrar: mesa E27/E8

Ranzo é um assassino de aluguel. No submundo, é conhecido por sempre cumprir seu trabalho de forma eficiente. Certo dia, recebe uma missão: eliminar uma atriz, Vera Montelinsky, que dirigia um grande teatro, mas cometia crimes de corrupção e abusos morais contra funcionários. Chegando ao local em que faria o trabalho, Ranzo descobre que todos os habitantes do lugar são bonecos, marionetes do tamanho de pessoas normais, capazes de falar, caminhar e agir com vontade própria. Os mistérios e eventos bizarros que sustentam essa estranha cidade poderão perturbar profundamente até mesmo a mente insana e assassina de um psicopata calculista.

 

vocêprecisadarumjeito.jpg
VOCÊ PRECISA DAR UM JEITO NA SUA VIDA
Roteiro e arte de Annima de Mattos
Onde encontrar: mesa C39

Um apê de 25 metros quadrados, amigos para te levar sopinha e uma ansiedade do tamanho da cidade. Isso é tudo que você precisa para dar um jeito na sua vida. Esse é um quadrinho sobre vida adulta e morar na cidade grande, que acompanha alguns momentos dos amigos Luna, Shosh e Dan tentando sobreviver nessa trajetória de se encontrar e entender quem você é.

 

whatnow.jpg
WHAT NOW, BRUNO? – VOLUME 1
Roteiro e arte de Bruno Oliveira
Onde encontrar: mesa A04

A história da vida de um desenhista de quadrinhos. Por passar a vida desenhando, ele sabe muito pouco sobre quaisquer outros aspectos da vida. História de muito humor lidando com o cotidiano de um artista.

 

Yokai
YOKAI ZINEOS
Arte de Débora Kamogawa (Débs)
Onde encontrar: mesa H34

Coletânea de artes do Inktober da autora, cujo tema foi criaturas sobrenaturais do folclore japonês.

 

 

Curta a página de O Quadro e o Risco no Facebook e siga o blog no Instagram!

3 comentários sobre “Guia de lançamentos: os gibis nacionais inéditos na CCXP 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s