Melhores links de julho – vencedores do Eisner Awards 2017, a última obra de Alan Moore, papo com Guy Delisle e mais

eisnerawards_logo

Os vencedores da edição 2017 do Eisner Awards, o principal prêmio da indústria dos quadrinhos americanos, foram anunciados no dia 21 de julho, durante a San Diego Comic-Con. O épico interestelar Saga, publicado pela Image Comics, continua reinando: ganhou pela quarta vez, em cinco anos, como melhor série contínua. A dupla que criou a obra também foi lembrada. Brian K. Vaughan levou seu terceiro troféu como melhor roteirista e Fiona Staples, pela segunda vez, acabou eleita a melhor desenhista. Destaque ainda para o escritor Tom King, com dois prêmios (melhor série limitada, com Vision, e história curta, com Good Boy, publicada em Batman Annual #1). A lista com todos os ganhadores está aqui.

 

tempest_moore_o'neill.jpg

Pôster de anúncio de The Tempest, volume final de A Liga Extraordinária

Já tinha saído um forte rumor tempos atrás de que Alan Moore iria se aposentar dos quadrinhos em breve. E, agora, isso se confirmou: o mago inglês vai deixar a mídia na qual publica há praticamente quatro décadas com o volume final de A Liga Extraordinária, chamado The Tempest. A minissérie terá seis edições e será lançada a partir de junho de 2018 pelas editoras Top Shelf e Knockabout. Kevin O’Neill, co-criador da série e um dos maiores desenhistas britânicos da história, fará a arte do projeto – e também se aposentará ao final dele. Mais detalhes na notícia do Bleeding Cool.

 

o-guia-do-pai-sem-nocao

Capa de O Guia do Pai Sem Noção, de Guy Deslile, lançado pela Zarabatana

O canadense Guy Deslile já está na fila dos melhores quadrinhos do ano com seu Hostage, publicado lá fora faz alguns meses, que narra o período no qual um funcionário do Médicos Sem Fronteiras passou como refém de uma milícia política na região do Cáucaso. Por aqui, acabou de sair O Guia do Pai Sem Noção, o primeiro de três volumes com causos reais vividos pelo autor com os filhos. Para comentar as duas obras, e repassar outros momentos da carreira, Deslile conversou com Ramon Vitral, em uma entrevista bem completa.

 

quadrinhos espanhóis

Ilustração de Kiko da Silva com personagens do quadrinho espanhol moderno: artistas do país ibérico se destacam no mercado internacional

Na matéria “O século de ouro do quadrinho espanhol”, o El País comenta como os artistas da nação ibérica ganham cada vez mais reconhecimento dentro e fora da Espanha. Nomes como Paco Roca, Max, Rubén Pellejero, Juan Díaz Canales, Juanjo Guarnido e Susanna Martín, entre outros, se firmaram como grandes criadores, fazendo obras renomadas no mercado mundial. Além disso, o jornal fez uma lista com 25 jóias da HQ espanhola do século 21.

 

morcegos cerébro_mino.jpg

Coletânea da Mino é única no mundo e resgata trabalhos esquecidos de mestres dos quadrinhos

Os Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias é um belo trabalho de arqueologia feito pela editora Mino: compila histórias de ficção científica pré-Comics Code Authority, associação que passou a regular o conteúdo dos quadrinhos americanos a partir de 1954. Tem Jack Kirby, Steve Ditko, Joe Shuster, Wally Wood e outros gênios. Nessa matéria para o UOL, Ramon Vitral (de novo ele) faz um apanhado da importância histórica desse material.

 

 

O pessoal do Terra Zero entrevistou Frank Quitely na Comic Con Experience do ano passado, mas só agora liberaram o vídeo com o conversa. E, olha, a demora valeu a pena, pois o bate-papo foi ótimo. O escocês fala sobre a carreira, parcerias e muito mais.

 

maus_lista npr

Pra finalizar: no site da National Public Radio, estatal de comunicação do governo dos Estados Unidos, tem uma lista com as 100 HQs e graphic novels favoritas da equipe da NPR. Mais de sete mil indicações surgiram a partir de uma enquete com os leitores – a partir daí, especialistas e críticos chegaram a esse número final. Tem coisa óbvia, como Watchmen e Maus, mas também obras recentes, desconhecidas etc. Vale para consultar o que é importante e deixamos passar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s