
Os vencedores da edição 2017 do Eisner Awards, o principal prêmio da indústria dos quadrinhos americanos, foram anunciados no dia 21 de julho, durante a San Diego Comic-Con. O épico interestelar Saga, publicado pela Image Comics, continua reinando: ganhou pela quarta vez, em cinco anos, como melhor série contínua. A dupla que criou a obra também foi lembrada. Brian K. Vaughan levou seu terceiro troféu como melhor roteirista e Fiona Staples, pela segunda vez, acabou eleita a melhor desenhista. Destaque ainda para o escritor Tom King, com dois prêmios (melhor série limitada, com Vision, e história curta, com Good Boy, publicada em Batman Annual #1). A lista com todos os ganhadores está aqui.

Já tinha saído um forte rumor tempos atrás de que Alan Moore iria se aposentar dos quadrinhos em breve. E, agora, isso se confirmou: o mago inglês vai deixar a mídia na qual publica há praticamente quatro décadas com o volume final de A Liga Extraordinária, chamado The Tempest. A minissérie terá seis edições e será lançada a partir de junho de 2018 pelas editoras Top Shelf e Knockabout. Kevin O’Neill, co-criador da série e um dos maiores desenhistas britânicos da história, fará a arte do projeto – e também se aposentará ao final dele. Mais detalhes na notícia do Bleeding Cool.

O canadense Guy Deslile já está na fila dos melhores quadrinhos do ano com seu Hostage, publicado lá fora faz alguns meses, que narra o período no qual um funcionário do Médicos Sem Fronteiras passou como refém de uma milícia política na região do Cáucaso. Por aqui, acabou de sair O Guia do Pai Sem Noção, o primeiro de três volumes com causos reais vividos pelo autor com os filhos. Para comentar as duas obras, e repassar outros momentos da carreira, Deslile conversou com Ramon Vitral, em uma entrevista bem completa.

Na matéria “O século de ouro do quadrinho espanhol”, o El País comenta como os artistas da nação ibérica ganham cada vez mais reconhecimento dentro e fora da Espanha. Nomes como Paco Roca, Max, Rubén Pellejero, Juan Díaz Canales, Juanjo Guarnido e Susanna Martín, entre outros, se firmaram como grandes criadores, fazendo obras renomadas no mercado mundial. Além disso, o jornal fez uma lista com 25 jóias da HQ espanhola do século 21.

Os Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias é um belo trabalho de arqueologia feito pela editora Mino: compila histórias de ficção científica pré-Comics Code Authority, associação que passou a regular o conteúdo dos quadrinhos americanos a partir de 1954. Tem Jack Kirby, Steve Ditko, Joe Shuster, Wally Wood e outros gênios. Nessa matéria para o UOL, Ramon Vitral (de novo ele) faz um apanhado da importância histórica desse material.
O pessoal do Terra Zero entrevistou Frank Quitely na Comic Con Experience do ano passado, mas só agora liberaram o vídeo com o conversa. E, olha, a demora valeu a pena, pois o bate-papo foi ótimo. O escocês fala sobre a carreira, parcerias e muito mais.

Pra finalizar: no site da National Public Radio, estatal de comunicação do governo dos Estados Unidos, tem uma lista com as 100 HQs e graphic novels favoritas da equipe da NPR. Mais de sete mil indicações surgiram a partir de uma enquete com os leitores – a partir daí, especialistas e críticos chegaram a esse número final. Tem coisa óbvia, como Watchmen e Maus, mas também obras recentes, desconhecidas etc. Vale para consultar o que é importante e deixamos passar.

Deixe um comentário