Quadrinhos nacionais na CCXP 2017 – quais são os lançamentos do evento?

Dezembro chegou e com ele vem também a Comic Con Experience, evento que já se tornou tradicional na agenda da cultura pop nacional. A edição 2017, realizada do dia 7 a 10 deste mês, chega com 489 artistas brasileiros e estrangeiros, divididos em 352 mesas.

Tarefa hercúlea é desvendar todos os lançamentos de HQs nacionais feitos durante a CCXP. O levantamento a seguir ajuda um pouco, contando com mais de 130 obras – e, apesar do número alto, com certeza ainda faltam algumas várias. Mesmo assim, já dá pra se ter uma ideia da diversidade da produção tupiniquim.

Agora, é fazer a lista de compras e acabar com o 13º salário – comprando o que? Gibi, ora bolas.

(E um obrigado ao Carlos Neto e ao MinasNerds, que me ajudaram direta ou indiretamente nessa pesquisa)

 


 

pontoexe
.EXE

Roteiro e arte de Paulo Crumbim
Onde encontrar: mesa A44

Zine do autor de Quadrinhos A2 e Penadinho – Vida.

 

 

#folktober
#FOLKTOBER

Arte de Daniel Batista
Onde encontrar: mesa F20

Artbook que coleta as artes do Inktober de Daniel Batista, cujo tema era o folclore brasileiro. Acompanha a edição um conteúdo online exclusivo por meio de QR Codes, que levarão a textos e informações do projeto, citando os diversos autores que foram referências para as artes.

 

 

3crânios
3 CRÂNIOS – CIDADE ASSOMBRADA – VOLUME 1

Roteiro de Alexandre Cavalo Dias
Arte de Danyael Lopes
Onde encontrar: mesa E40

Monalisa é uma estudante de arte que se desilude com a vida acadêmica. Ela rompe os laços com a família, dedicando-se à tatuagem e ao estudo das artes místicas. Junto com Barba e Gerúndio, formam os 3 Crânios, um grupo de caçadores de demônios, anjos, monstros, lendas urbanas e qualquer outro bicho que aparecer.

 

 

abrigo
ABRIGO

Roteiro de Phellip William
Arte de Melissa Garabeli
Onde encontrar: mesa G09

Entre florestas, vales e montanhas, uma pequena menina segue um caminho desconhecido, à procura de um afago silvestre.

 

 

abutres
ABUTRES

Roteiro de Júlio Magah
Arte de Eduardo Vetillo
Onde encontrar: mesa E18

1881: nas proximidades de Tombstone/Tucson, Tio Rufus e os irmãos Rogers se reúnem e partem até a mina abandonada em que esconderam o cofre roubado do truculento pistoleiro John Hunter – e, dessa vez, com Sam Rogers, especialista em cofres e dinamites. No caminho, cruzam com um misterioso e decadente fazendeiro que tem uma estranha relação com abutres.

 

 

acelerasp
ACELERA SP

Roteiro de Cadu Simões
Arte de Juliano Kaapora
Onde encontrar: C01

Estamos na Grande São Paulo, alguns anos no futuro, tempo no qual as políticas neoliberais se tornaram hegemônicas e todos os serviços públicos foram privatizados ou estão em processo de privatização. O foco da edição será nos serviços de transportes privados por geolocalização (como o Uber). Será possível acompanhar o deslocamento de alguns personagens por meio desses serviços e, nessas viagens, mostrar como eles vivem (ou sobrevivem) em um mundo onde não existe mais seguridade social pelo Estado. Quem manda de fato são as corporações e as poucas famílias abastadas favorecidas por leis, políticas e práticas de concentração de renda, enquanto a maior parte da população vive na miséria.

 

 

acrobata
ACROBATA

Roteiro e arte de Ariane Rauber
Cores de Cris Peter
Onde encontrar: mesa D35

Primeira HQ da ilustradora gaúcha. Uma história de autoconhecimento de uma garota que vai parar num circo sem perceber que faz parte do universo circense.

 

 

alexgreen.jpg
ALEX GREEN

Roteiro e arte de Anderson Almeida
Onde encontrar: mesa A02

Alex é um garoto que quer se tornar mago, mas não consegue aprender magia de forma convencional, porque é disléxico. Ao longo de sua aventura, ele ganha e perde seus poderes mágicos, embarcando em uma viagem ao redor do mundo para recuperar a magia. Mais que uma história de fantasia, a HQ é uma homenagem aos fãs de quadrinhos de todas as idades.

 

 

alhoporó
ALHO-PORÓ

Roteiro e arte de Bianca Pinheiro
Onde encontrar: mesa H44

Márcia, Denise e Brenda têm que preparar uma quiche de alho-poró. Não é fácil achar o bendito do alho-poró e nenhuma delas jamais fez quiche na vida. Mas, tudo bem, porque a quiche talvez nem seja tão importante assim.

 

 

salomãoventura
ALMANAQUE SALOMÃO VENTURA – CAÇADOR DE LENDAS

Roteiro e arte de Giorgio Calli
Onde encontrar: mesa H25

Confira as lendas do folclore brasileiro com uma pegada de terror! A edição inclui a republicação da história A Maldição do Saci e mais dois contos inéditos: De Volta Para Casa e A Procissão dos Mortos.

 

 

umanjoquelatia
UM ANJO QUE LATIA

Roteiro e arte de Raquel Segal
Onde encontrar: mesa F44

Coletânea de histórias vividas por Raquel Segal com seu cachorro.

 

 

amahoy
AMAHOY

Roteiro e arte de Thiago Egg
Onde encontrar: mesa D05

Publicada originalmente como uma webcomic. Ambientada em um mundo dividido entre seres fantásticos e semideuses, esse primeiro volume conta a história do grupo que resolveu unir heróis de várias raças para lutar contra um mal antigo que ressurgiu e ameaça a todos. A narrativa é repleta de mistérios e ação sem nenhum balão de texto, toda falada na língua imaginária desse universo

 

 

aoléu
AO LÉU

Roteiro e arte de Kris Zullo
Onde encontrar: mesa D03

Ao Léu apresenta quatro histórias normais sobre pessoas normais. Mostra um pouco do processo pessoal de produção de Kris Zullo e resgata a primeira história produzida nessa linha para o extinto fanzine Ao Léu, lançado na década de 1990.

 

 

atéofim
ATÉ O FIM

Roteiro de Eric Peleias
Arte de Gustavo Borges
Cores de Michel Ramalho
Onde encontrar: mesa D33

Você já se perguntou para onde vai depois? A vida simplesmente acaba ou há outra existência? Essa é a mesma para todos ou cada um tem o destino de acordo com o que acreditou? Até o fim é uma história sobre essas possibilidades. Lilian e seus amigos sofrem um acidente de carro e ela faz um acordo para voltar à vida: precisa escolher o destino adequado para a alma de cada um dos seus amigos antes de o Sol nascer. Lançamento da editora Geektopia.

 

 

aura
AURA

Roteiro de Allan Albuquerque
Arte de Omar Viñole
Onde encontrar: mesa C11

Todos nós, independente da idade ou do estilo de vida, passamos por grandes desafios. Diante disso, cada um encara esses momentos de maneiras próprias. Com Fernanda não é diferente. Ela é uma jovem da Zona Leste de São Paulo, que passa por problemas semelhantes aos nossos – ou piores. Apesar do toque de fantástico em sua vida e da subtrama de intriga internacional em que se meteu, são os problemas familiares que podem acabar com ela – ou reconectá-la a quem mais ama.

 

 

aventuras insólitas
AVENTURAS INSÓLITAS

Roteiro e arte de Diego Sanchez
Onde encontrar: mesa E31

Coletânea de tiras produzidas entre 2016 e 2017, sendo metade do conteúdo inédito.

 

 

badomen2
BAD OMEN 2: SPITFIRE

Roteiro e arte de Alice Monstrinho
Onde encontrar: mesa D39

Segundo volume da série que retrata a existência de seres místicos clássicos como vampiros, lobisomens, espíritos e seus gostos, medos, aspirações, desejos, culturas e conflitos. Tudo isso numa trama de traições, assassinatos, guerra, política e dramas pessoais, ao mesmo tempo em que os protagonistas conciliam sua existência à sua natureza inumana.

 

 

bestiário
O BESTIÁRIO PARTICULAR DE PARZIFAL

Roteiro e arte de Hiro Kawahara
Onde encontrar: mesa G03-04

Anos atrás, uma gestante consultou uma cartomante, que lhe disse que sua filha teria uma vida muito difícil e sofrida. Na tentativa de mudar esse destino, a mãe levou a criança para viver em uma floresta, isolando-a de tudo e todos. Deu a ela o nome de Parzifal, um cavaleiro da Távola Redonda, aquele que encontrou o Santo Graal, na esperança que a menina crescesse forte e invencível como uma guerreira. Sem pai e com uma mãe imatura que vivia fora da realidade, ela cresceu sem referências. Para suprir suas carências, criou amigos imaginários. Da melhor maneira possível, eles a educaram e a protegeram até a vida adulta. Na mente de Parzifal, eles tornaram-se criaturas reais, com qualidades, problemas e inseguranças típicas dos humanos. Um dia, ela sai da floresta para dar à luz a um filho na cidade e, finalmente, precisa deixar seus amigos imaginários.

 

 

bichos
BICHOS

Roteiro de Daniel Esteves
Arte de Al Stefano e Alex Rodrigues
Onde encontrar: mesa C05

Livro flip flop (com duas capas) contendo uma história sobre cães e outra sobre gatos.

 

 

bilhetes
BILHETES

Roteiro e arte de Paulo Borges, Jean Diaz, Augusto Minighitti, Laudo Ferreira, Julius Ohta, Marco A. Cortez e Marcelo Marchi
Onde encontrar: mesa F22

Bilhetes é um álbum independente com seis histórias… e uma proposta inusitadaNa primeira página, você verá seis bilhetes, cada um contendo uma mensagem. E cada um desses pertence a uma das trama, sendo responsáveis por provocar reviravoltas e mudar o rumo das vidas dos personagens. Porém, o leitor não irá ver seu conteúdo durante as histórias. Existem pistas durante as tramas apontando qual é o respectivo bilhete, mas também há pistas falsas, o que levará a diversas interpretações. Isso faz do quadrinho uma obra a ser lida mais de uma vez, proporcionando uma experiência diferente a cada nova visita. 

 

 

blackemperors
BLACK EMPERORS: BIKES VS SK8S

Roteiro de Danton Cara
Arte de Magenta King
Onde encontrar: mesa E25

Gordinho, possivelmente um dos garotos mais azarados de todos os tempos, e Líder, a garota mais marrenta do mundo, membros da extinta gangue Black Emperors, acidentalmente, libertaram um monstro em nosso mundo. Os dois acharam que sobreviver ao encontro com a criatura era, sem dúvida, a coisa mais difícil que já fizeram na vida. Eles estavam enganados. Duas gangues poderosas, Bikes e Sk8s, os recrutam na tentativa de capturar o monstro e usá-lo como arma no domínio da cidade. Aparentemente, um objetivo simples, porém perigoso. Infelizmente para todos, o monstro também tem seus próprios planos.

 

 

blackfriday
BLACK FRIDAY

Roteiro e arte de Robson Moura
Onde encontrar: mesa D03

Publicada primeiramente como webcomic. Obra que fala sobre o negro no Brasil e no mundo, surgiu da necessidade de Robson expressar seu ponto de vista sobre racismo, preconceitos e desigualdades sociais que ocorrem na sociedade moderna.

 

 

boxe
BOXE

Roteiro e arte de Alexandre S. Lourenço
Onde encontrar: mesa H44

“Eu tenho 38 anos. 38 anos. E acho que lutar boxe é a única coisa que sei fazer da minha vida”. O novo quadrinho do criador de Robô Esmaga e Você é um Babaca, Bernardo.

 

 

cambria
CAMBRIA

Roteiro e arte de Paulo Crumbim
Onde encontrar: mesa A44

Zine do autor de Quadrinhos A2 e Penadinho – Vida.

 

 

candymachine
CANDY MACHINE

Roteiro e arte de Dharilya Sales
Onde encontrar: mesa F33

Perdida na floresta, uma garotinha que queria apenas gostosuras vai encontrar muitas travessuras na noite de Halloween.

 

 

 

carrionsong
CARRION SONG

Roteiro e arte de Gabriela Birchal
Onde encontrar: mesa D39

A mercenária Crow segue uma jornada em busca de alguém muito importante para sua vida.  Sua máscara é a marca de uma maldição – e ela terá que encarar uma série de preconceitos enquanto luta para conquistar seu objetivo.

 

 

céuvermelho
CÉU VERMELHO

Roteiro e arte de Bruno Miranda
Onde encontrar: mesa F24

 

 

CoelhoNeroReclameAqui
COELHO NERO – RECLAME AQUI

Roteiro e arte de Omar Viñole
Onde encontrar: mesa C09

As desventuras de Nero, o coelho mal-humorado, ranzinza, de temperamento ácido e crítico que está sempre de olho na sociedade, seus costumes, na política e no ser humano em geral. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

umcomeço
UM COMEÇO

Roteiro e arte de Wesley Samp
Onde encontrar: mesa G21

Você conhecerá Paulo, um garoto rabugento que prefere seus livros a interagir com outras pessoas. Porém, a chegada de um novo vizinho atrapalha seus planos de paz e sossego. A história mostra como os protagonistas do quadrinho Os Levados da Breca se conheceram e funciona tanto para quem já acompanha as tiras quanto para quem será apresentado aos personagens pela primeira vez.

 

 

contosdepellanor
CONTOS DE PELLANOR

Roteiro e arte de Leonardo Maciel
Onde encontrar: mesa G21

Os Contos de Pellanor são a introdução a um universo de personagens de fantasia medieval. A história é ambientada em um mundo distante, durante um período de turbulência dos Sete Reinos. Conhecemos Zahara Dulani, uma guerreira hurit da Ordem de Pellanor. Durante uma viagem, ela chega a um vilarejo que parece estar em apuros. Mas não será tão fácil escapar desse lugar.

 

 

contosmalditos
CONTOS MALDITOS – VOLUME 2

Roteiro de Pablo Ferreira e Bruno Silva
Arte de Felipe Soares, Jota Mendes e Clarissa Cabral
Onde encontrar: mesa F35

Adaptação em quadrinhos do projeto Segredos Malditos, uma série de áudio dramas de terror, baseados em contos autorais.

 

 

corenstein
CORENSTEIN – VOLUME 1

Roteiro e arte de Cora Ottoni
Onde encontrar: mesa G33

Coletânea de tiras da personagem (quase) autobiográfica de Cora Ottoni.

 

 

devoltaasolemnia
DE VOLTA A SOLEMNIA

Roteiro e arte de Artur Fujita
Onde encontrar: mesa B15

Com a ajuda do fiel cavaleiro Sir Grimmo e seu cavalo Acéfalo, o jovem príncipe Alex parte em busca de um poderoso dragão, único ser capaz de ajudá-lo a conquistar o trono de Solemnia. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

deep.jpg
DEEP

Roteiro e arte de Ruis Vargas
Onde encontrar: mesa B25

Conto gráfico de ficção científica permeado por crueldade e perversão, sobre a loucura do nascimento de uma alma feminina presa a um corpo que lhe foi imposto. A arte da publicação, impressa em preto e azul, explora a combinação de cores para sugerir sentimentos de esvaziamento da alma e frieza nas relações humanas.

 

 

desastresambulantes
DESASTRES AMBULANTES

Roteiro de Guilherme Smee
Arte de Romi Carlos
Onde encontrar: mesa C16

Lucio Diaz cresceu ouvindo histórias incríveis sobre seu pai, um piloto da Força Aérea morto durante a Segunda Guerra Mundial. Certo dia, porém, ele recebe uma carta segundo a qual seu pai está vivo e deseja conhecê-lo. Lucio embarca em uma vertiginosa jornada sobre a verdade envolvendo OVNIs e outros mistérios. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

despacho
DESPACHO

Roteiro e arte de Victor Freundt, Alessio Esteves, André Martuscelli, Samuel Sajo, Abel, Raphael Fernandes, Juliano Kaapora, João Carpalhau, André Oide, Airton Marinho, Tiago P. Zanetic, Bruno Soares e Eder Santos
Onde encontrar: mesa A40

O horror bagaceira está de volta! Desenterramos o jeito trash de recriar lendas e mitos brasileiros com muita violência e profanação. Aqui você vai encontrar perversões exageradas do nosso folclore, das lendas urbanas regionais e dos seres macabros brasileiros. Páginas povoadas por criaturas como o Capelobo, Cuca, cramunhão na garrafa, entidades da esquerda e o lendário bebê-diabo. Vamos testar sua fé! Despacho reúne oito histórias costuradas para formar um álbum doentio. É hora de entrar no inferno do terror tupiniquim, onde a única saída é abraçar o capeta! Lançamento da editora Draco.

 

 

devorados
DEVORADOS

Roteiro de Erick Santos Cardoso e Cirilo S. Lemos
Arte de Marcio R. Gotland
Onde encontrar: mesa B10

Essa é a história de Duran Draconian, um nobre que não poupará esforços para recuperar a honra de sua linhagem decadente. Para proteger sua esposa e bebê, ele enfrentará um ritual arriscado para entrar para a dragonaria rubra, uma força de elite que sobrevoa os campos de batalha aplicando a justiça dos homens. Esse futuro pai e guerreiro superará obstáculos intransponíveis, forjará um elo inquebrável de sangue com um réptil alado selvagem e, ao encarar o seu monstro interior, descobrirá o preço definitivo para a vitória. Lançamento da editora Draco.

 

 

diasestranhos2.jpg
DIAS ESTRANHOS 2: BRUXAS ENTRE NÓS

Roteiro de Marcus Leopoldino
Arte de Diego Porto e Gabriel Calfa
Onde encontrar: mesa G34

 

 

divasatanica
DIVA SATÂNICA

Roteiro e arte de Bräo
Onde encontrar: mesa E27

Uma lenda urbana que ninguém ao certo sabe o que é. Uma mulher com poderes sobrenaturais? Uma vampira? Alguns a chamam de Medusa, outros de “Rainha do Mal”, ou apenas “Dama de Preto” para os puristas. Talvez em algum lugar, alguém tenha desenvolvido uma teoria de como essa lenda se encaixa no universo de Stephen King. Mas o que se sabe é: ela é real, muito, muito difícil de achar e ninguém sai de sua mansão com vida.

 

 

donbrothers
DON BROTHERS – SUOR, STRESS E CAFEÍNA

Roteiro e arte de Rafa Santos, Wagner Elias, Max Andrade e Kaji Pato
Onde encontrar: mesa E21

Quatro dos mais importantes autores de mangá no Brasil se unem pra fazer uma coletânea em menos de um mês! Nesse primeiro experimento, temos as histórias Uma Disputa de Amor!, que traz a volta do premiado personagem Escarra Brasa; Matar Neymar Jr., um conto sobre um playboy em uma situação desesperada; e Dorival Rainner, que narra as aventuras do último casal existente na face da Terra.

 

 

doppler
DOPPLER

Roteiro de Rainor Marinho
Arte de Doug Lira e Rafa Louzada
Onde encontrar: mesa H05

Ficção em quadrinhos contendo duas histórias diferentes que se passam no mesmo universo. Um vírus alienígena, que se desloca por meio das ondas de rádio, chega à Terra e se espalha rapidamente pelos computadores e demais aparelhos eletrônicos. Influenciado pelo conteúdo da Internet, o vírus é transformado pelo ódio, preconceito e tudo o que há de mais podre na humanidade e usa seu total controle das tecnologias para colocar em prática tudo que aprendeu. O vírus usa o som para atacar, daí vem o nome da HQ, que é a maneira como percebemos um som na medida em que ele se aproxima ou se afasta de nós. Uma maneira poética de mostrar, por meio da percepção humana de como as ondas sonoras se propagam, como a humanidade lida com os acontecimentos capazes de mudar completamente as suas vidas.

 

 

dossiedeguerra
DOSSIÊ DE GUERRA – GENOCÍDIO ARMÊNIO

Roteiro e arte de Julius Ckvalheiyro
Onde encontrar: mesa A28-29

Livro ilustrado que mescla contextualização histórica com uma reflexão sobre a guerra. Uma página obscura da Primeira Guerra Mundial (1914-18) trazida à luz dos fatos com imagens fortes.

 

 

doutrinador
O DOUTRINADOR – DEFINITIVO

Roteiro e arte de Luciano Cunha
Onde encontrar: estande da editora RedBox (estande 77)

Em luxuosa edição, Luciano Cunha reúne as três aventuras de O Doutrinador, que funcionam como um manual para a adaptação cinematográfica que chega em setembro de 2018. O personagem é um vigilante brasileiro que caça corruptos.

 

 

entrelendas
ENTRE LENDAS – A MELODIA

Roteiro e arte de Caroline Calzolari e Maísa Watanabe
Onde encontrar: mesa C35

Segundo volume da série que mistura aventura com as lendas do folclore nacional. A nova trama se passa no Brasil dos anos 1990, um tempo no qual não carregávamos celulares, nossos maiores aliados de aventura eram os amigos e nossa maior companhia era a imaginação. Luca é um aluno do quinto ano, fascinado por lendas desde que encontrou o diário de sua avó, em que ela conta ter visto um saci. Hiro é seu colega de classe – e também aquele que implica com a obsessão do garoto. Um dia, a irmã de Hiro desaparece e os dois colegas se unem para tentar descobrir seu paradeiro. Mas ela não é a primeira a sumir misteriosamente na pequena cidade.

 

 

esquadrãovitória
ESQUADRÃO VITÓRIA

Roteiro e arte de Giorgio Galli
Onde encontrar: mesa H25

Uma grande homenagem ao trabalho de Jack Kirby. O que aconteceria se… Kirby tivesse criado seus personagens com temática brasileira? Se você é fã do Rei, esse gibi é pra você!

 

 

umaestrelanaescuridão
UMA ESTRELA NA ESCURIDÃO

Roteiro e arte de André Bernardino
Adaptação da obra homônima de Gabriel Davi Pierin
Onde encontrar: mesa E28

“Eu havia sobrevivido aos insultos da minha infância. Não sucumbi ao abandono do meu pai, à separação que se abateu sobre minha família, ao campo de extermínio de Birkenau, ao trabalho em Monowitz, às intempéries em Varsóvia… Eu sobrevivi à perda da minha mãe. Sobrevivi à mim mesmo… Ainda havia algo de vivo em mim”. Conheça a história real de Andor, um judeu brasileiro que foi mandado para Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

eudaimonia
EUDAIMONIA

Roteiro e arte de Luciano Salles
Onde encontrar: mesa E44

Piwl-Pa-Col é o nome de um estranho e solitário caçador que falha na tentativa de abater “uma parte” de sua presa. Ele tem apenas uma segunda chance para o sucesso de sua caçada e, não por acaso, contará com a ajuda de uma inusitada parceira chamada Luzcia, a dona de um boteco.

 

 

Eventossemiapocalípticos
EVENTOS SEMI-APOCALÍPTICOS – EDUARDO & AFONSO

Roteiro e arte de Yoshi Itice
Onde encontrar: mesa H43

O que uma máquina de secar roupas, um gaúcho de tapa-olho, um sereio invertido e uma mochila com detalhes na cor rosa têm em comum? Muito pouco. Quase nada, eu diria. Em um mundo semi-apocalíptico, Eduardo e Afonso buscam incessantemente pelo maior mago do universo, mas o caminho não será nada fácil – e o maior desafio será um conseguir aturar o outro.

 

 

florestamorta
FLORESTA MORTA

Roteiro e arte de Tiago Holsi
Onde encontrar: mesa A38

Bem, Doug e Jane fogem do acampamento da escola para se aventurar floresta adentro, mas esta aventura toma um rumo inesperado quando são atacados por um zumbi hippie andarilho. Quando voltam para o acampamento, os garotos têm uma grande surpresa: todos que estavam lá viraram zumbis: a professora de matemática, a rainha do baile, o diretor da escola, o capitão do time que fazia bullying com os meninos, os animais da floresta, os fazendeiros da redondeza. Será que os três amigos vão conseguir se livrar dessa enrascada? Uma coisa é certa: a amizade fica ainda mais forte quando é preciso lutar pela sobrevivência.

 

 

fortona.jpg
FORTONA

Roteiro e arte de Lovelove6
Onde encontrar: mesa F10

Novo zine da Lovelove6, impresso em risografia. E delicado é o caralho: as meninas merecem ser fortes e poderosas. Coloquem suas filhas para lutar e lhe deem uma formação feminista: as melhores ferramentas para reconhecer, evitar e combater situações de violência.

 

 

gatilho
GATILHO
Roteiro de Carlos Estefan
Arte de Pedro Mauro
Onde encontrar: mesa B37

Com nos filmes do italiano Sergio Leone, tanto no visual quanto no texto, mostra uma visão diferente da tradicionalmente mostrada no gênero. Na trama, um caçador de recompensas chega a uma cidade abandonada em busca de justiça. Mas, para conseguir o que quer, precisará enfrentar muito mais do que o homem que procura… Terá que exorcizar fantasmas do passado.

 

 

giethegift
GIE – THE GIFT

Roteiro e arte de Julio Almeida
Onde encontrar: mesa A4

Quadrinho que apresenta a bruxinha astrológica Gie lidando com o desafio de cultivar uma planta rara com a ajuda dos seus gatos assistentes. Uma história sem palavras que serve como metáfora para algo que todos devemos cultivar dentro de nós (e nem sempre conseguimos).

 

 

hackingwave
HACKING WAVE

Roteiro de Larissa Palmieri e Zaheer
Arte de Pedro Okuyama
Onde encontrar: mesa C04

Em um mundo dominado pela tecnologia e por superpopulações, pessoas vivem suas vidas oprimidas pela desesperança de um futuro sem perspectivas. O que aconteceria, no entanto, se esses indivíduos fossem capazes de mudar totalmente a sua realidade acessando de maneira alternativa todo esse universo digital? Você vai se aventurar por histórias de jovens que aproveitam as oportunidades. Com as falhas dos sistemas, eles transgridem as limitações impostas pela frieza com a qual a sociedade os trata. Você já hackeou a sua realidade hoje?

 

 

hellno
HELL NO! MEU PAI É O DIABO

Roteiro e arte de Leo Finocchi
Onde encontrar: mesa G43

Sua família, seu colégio, sua vida, tudo é um inferno quando seu pai é o Diabo! A obra conta a primeira parte da história de Lúcio, filho bastardo do Diabo em pessoa, que tem que lidar com sua condição de semi-demônio em uma escola para demônios, onde sua principal preocupação são os malas dos seus dois meio-irmãos. Mas o jogo de poder no Inferno está prestes a mudar. Lançamento da editora Balão Editorial.

 

 

helldang
HELLDANG

Roteiro de Airton Marinho
Arte de Samuel Sajo
Onde encontrar: mesa A40

Cansados do fracasso e de shows vazios, a banda HellDang fará um pacto com o demônio goético Amduscias para conseguir fama, dinheiro e mulheres. Porém, as coisas saem do controle e tudo fica muito perigoso e bizarro. Com rock and roll, youtubers e caminhoneiros, HellDang é uma revista recomendada para leitores maduros que curtam mutilações, humor negro, filmes trash e fãs do selo Vertigo e Hellblazer.

 

 

aherançabecker
A HERANÇA BECKER

Roteiro e arte de Magno Costa e Marcelo Costa
Onde encontrar: mesa E23

Uma história sobre ódio, medo e vingança. Mas também é uma história sobre família, perdão e – por que não? – amor. A nova graphic novel de Magno e Marcelo Costa, os premiados autores de Oeste Vermelho e A Vida de Jonas, traz a saga de três irmãos lutando contra o passado que agora retorna para assombrá-los. Lançamento da editora Zarabatana.

 

 

históriaspaulistanas
HISTÓRIAS PAULISTANAS

Roteiro de Lica de Souza
Arte de Flávio Luiz
Onde encontrar: mesa A18

Crítico, mas sem perder o olhar de ternura pela metrópole, Histórias Paulistanas conta tramas que passeiam pela capital paulista sem cair no lugar comum.

 

 

InTheFlowers
IN THE FLOWERS
Roteiro e arte de Christo Silveira
Onde encontrar: mesa F41

Preso numa rotina de hábitos autodestrutivos, um rapaz misterioso acredita ter achado a solução para seus conflitos em um novo relacionamento. Sua expectativa, porém, começa a se dissolver quando a garota ideal passa a se transformar em algo assustador.  Lançamento da editora Marsupial.

 

 

jáera
JÁ ERA

Roteiro e arte de Felipe Parucci
Onde encontrar: mesa D19

“Já era” é uma expressão que representa os novos tempos, um paradoxo gramatical que anuncia que o agora não existe mais: o “já” é passado. A segunda novela gráfica de Felipe Parucci, uma dramédia psicodélica em quadrinhos, retrata uma sociedade tomada pela ansiedade de evoluir, prosperar, lucrar. E sobre uma garota que cansou de tudo isso. Regina é uma publicitária que trabalha muito, mas ganha pouco. Suas interações sociais são extremamente tediosas e vive em um mundo repleto de piras erradas. Cansada de seu cotidiano decepcionante e com um empurrãozinho do destino, ela vê a oportunidade de comprar um barco e sair navegando sem rumo, em busca de uma razão de existir. Entretanto, as ondas do destino acabam levando Regina para uma viagem surreal e ela encontra a oportunidade de mudar o nosso mundo. Ou só o mundo dela? Lançamento da editora Lote 42.

 

 

ojardim
O JARDIM

Arte de Renata Rinaldi
Onde encontrar: mesa F37

Artbook com ilustrações do Inktober feito por Renata Rinaldi, com o tema “jardim secreto”.

 

 

justiçasideral
JUSTIÇA SIDERAL

Roteiro e arte de Deyvison Manes, Mauro Fodra e Tiago Barsa
Onde encontrar: mesa E05

 

 

kungfuganja
KUNG FU GANJA – VOLUME 1

Roteiro e arte de Davi Calil
Onde encontrar: mesa B15

Primeiro volume compilando a webcomic de humor e aventura feita por Calil. A história se inicia na China medieval, em uma fazenda de ervas medicinais que cultiva plantas mágicas. Nesse universo, as plantas são a fonte de magia e, para se tornar um mago, é preciso ser uma espécie de agricultor e botânico. Existem as mais diversas plantas mágicas. Cada uma delas pode ser processada de forma a potencializar suas capacidades mágicas, como o Arroz Sagrado da Montanha – que, transformado num vinho, concede poderes especiais a seus usuários. Juan Xin Cai é um garoto órfão de uma perna só, criado num monastério Shao Lin. Juan decide salvar uma floresta que será alagada, plantando suas sementes num lugar seguro. Porém, sua vida não é um mar de rosas. Muitos obstáculos aparecerão no caminho desse rapazinho, como demônios gigantes trazidos de outra dimensão.

 

 

labirinto.jpg
LABIRINTO

Roteiro e arte de Tiago Souto
Onde encontrar: mesa H24

Conheça Nico e Góreck, dois amigos que, quando se encontram, vivem aventuras extraordinárias e desenvolvem uma forte relação de amizade e confiança. Após o desaparecimento de Nico, Góreck parte em busca do amigo. Durante essa jornada, faz descobertas sobre a própria existência, o mundo onde vivem e as criaturas que o habitam. A trama se ambienta em um universo de sonhos, regido pelas experiências e emoções dos personagens. Temas como projeções psicológicas e a relações entre fantasia e realidade permeiam todo o roteiro. Lançamento da editora Mino.

 

 

lastshot.jpg
LAST SHOT

Roteiro de Lucas Dias
Arte de Mariana Zancheta
Onde encontrar: mesa A43

Uma história de vingança e violência criada de um modo inusitado: todas as páginas foram feitas ao longo de outubro, no Inktober dos artistas.

 

 

légume
LÉGUME E O TEMPO

Roteiro e arte de Michel Ramalho
Onde encontrar: mesa H08

Primeira parte de uma série de três livros. O Légume é um pequeno mensageiro que vive num mundo onde tudo parece possível. Em suas viagens para entregar cartas, costuma ver todo tipo de lugar, seres, coisas curiosas e fantásticas que são tão maravilhosas que nem parecem verdade. Essa rotina é incrível, mas ainda assim não parece fazê-lo tão feliz. Légume quer algo que seja verdadeiramente real – e assim começa sua jornada.

 

 

aligadospampas
A LIGA DOS PAMPAS

Roteiro de Guilherme Smee
Arte de Jader Domingues Corrêa
Onde encontrar: mesa C16

Negrinho do Pastoreio, Blau Nunes, Teiniaguá, Anguéra e Martín Fierro unem-se para combater um mal ancestral. Baseado em personagens da literatura de José Simões Lopes Neto e José Hernandez.

 

 

lorotas
LOROTAS

Roteiro e arte de Gabriel Infante
Onde encontrar: mesa H07

Dois irmãos estão de mudança para uma casa nova, no subúrbio do Rio de Janeiro. Mas, com o passar dos dias, coisas estranhas acontecem, coisas que deixam as crianças perturbadas. Um pequeno mistério precisa ser resolvido, pessoas precisam ser salvas – e aquele boato que cerca a vizinhança pode não ser o que eles imaginavam.

 

 

lovers
LOVERS

Arte de Mary Cagnin
Onde encontrar: mesa F17

Artbook de Mary Cagnin, autora que recebeu o troféu Angelo Agostini como “Melhor desenhista” este ano, pela HQ Black Silence.

 

 

machadodeassis
MACHADO DE ASSIS – CAÇADOS DE MONSTROS

Roteiro de Marcelo Alves
Arte de Sami Souza
Onde encontrar: mesa B34

A HQ leva você à cidade do Rio de Janeiro do século 19, com Machado de Assis em uma aventura ao lado de seus principais personagens literários.

 

 

capa_maestro
O MAESTRO, O CUCO E A LENDA

Roteiro e arte de Wagner Willian
Onde encontrar: mesa E30

“Sua infância pertence a este lugar. Ou seria o contrário?”. Passaram-se quinze anos desde que esteve ali. Curiosamente, nada havia mudado e algumas lembranças não deveriam existir. Uma história sobre a relação do neto com seu avô e de seu avô com o mais diabólico dos pássaros, o cuco, envolvido em uma maldição medieval que atravessa os séculos.

 

 

manifestodosquadrinhos
MANIFESTO DOS QUADRINHOS – VOLUME 1

Roteiro e arte de Wes Nunes
Onde encontrar: mesa F08

Um impactante e explicitamente violento retrato em quadrinhos sobre as dificuldades e discriminações sofridas pelas pessoas LGBTs no Brasil. Publicado semanalmente online desde 2014, o Manifesto dos Quadrinhos surgiu como um blog e rapidamente ganhou fama e reconhecimento nacional, abordando criticamente temas como sexualidade e gênero, ainda muito delicados no seio da cultura moderna. Sempre com desfechos de ordem drámatica, os quadrinhos de Wes Nunes assumem corajosamente a visão de jornadas pessoais pela autoaceitação e confronto com os tabus e preconceitos de uma sociedade em muito formada em valores tradicionais.

 

 

máquinasnãochoram
MÁQUINAS NÃO CHORAM – UPGRADE

Roteiro de André Turtelli
Arte de Renato Quirino
Onde encontrar: mesa E42

Girl e Boy, dois BOTs que receberam o upgrade FEEL, ativando funções de emoções e sentimentos, descobrem juntos as alegrias e os temores de uma amizade.

 

 

ummardecoragem
UM MAR DE CORAGEM

Roteiro e arte de Patricia Hikari
Onde encontrar: mesa B32

Primeiro quadrinho autoral da ilustradora, feito no estilo flipbook.

 

 

marketgarden
MARKET GARDEN

Roteiro e arte de Bruno Seelig
Onde encontrar: mesa D20

Cansados de bullying, quatro amigos decidem declarar guerra contra seu pior inimigo na escola. A estratégia? Uma tática militar de ataque surpresa usada com sucesso na Segunda Guerra Mundial! Anos depois, com nova aliança, a pequena tropa traça mais uma manobra militar, driblando pais desavisados com a finalidade de transportar “suprimentos” para uma festa na véspera do vestibular. Lançamento da editora Mino.

 

 

mateimeupai
MATEI MEU PAI E FOI ESTRANHO
Roteiro e arte de André Diniz
Onde encontrar: mesa C08

Zaqueu começa com Z, a última letra do alfabeto. Deslocado por natureza e vocação, Zaqueu nasceu albino, de cabelos e pele mais que brancos, em meio a uma família de gente morena. Nasceu artista, embora a sua família nem imagine o que seja isso. É pobre, mas estuda em escola de rico – o patrão do seu pai é mesmo um sujeito generoso. O leitor conhece Zaqueu nos seus momentos triviais e também nos marcantes: a descoberta de que seu pai tem outra família, os atritos com o irmão metido a marginal, as tentativas patéticas de desvendar o sexo oposto. Mesmo em em uma cidade de 12 milhões de habitantes, ele procura o seu lugar, talvez em vão. Pois sabe que São Paulo vai devorá-lo mais cedo ou mais tarde. Pois que venha, então. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

mayara&annabelle
MAYARA & ANNABELLE – VOLUME 4

Roteiro de Pablo Casado
Arte de Talles Rodrigues
Onde encontrar: mesa H30

A série sobre funcionárias públicas que combatem demônios e outras criaturas sobrenaturais chega ao quarto volume. A dupla sai de Fortaleza e visita São Paulo para investigar o suposto acidente sofrido por Salgado, mentor de Mayara. Porém, elas descobrem uma ameaça que pode colocar a segurança do País em risco.

 

 

mealua
MEALUA

Roteiro e arte de Alan Carvalho
Onde encontrar: mesa H06

Na busca por aprimorar suas habilidades em artes marciais, Mealua se depara com um forte oponente. A história faz referências a alguns animes e jogos, tendo as artes marciais como temática.

 

 

omeninoeopassarinho
O MENINO E O PASSARINHO

Roteiro e arte de Kris Zullo
Onde encontrar: mesa D03

História infantil sem balões de fala sobre um menino que quer ter em uma gaiola um filhote de passarinho que vive numa árvore em seu quintal.

 

 

mercenários
MERCENÁRIOS – VOLUME 2

Roteiro de arte de Fran Briggs e Anna Giovannini
Onde encontrar: mesa B29

Pai e filho disputam a soberania de Agameron, um reino ancestral. Um filho bastardo carrega consigo a marca de um pacto sagrado rompido. E Domenik Windslasher, um mercenário de índole questionável, é contratado para uma missão que mudará o destino do mundo. Carregada de um humor cínico, para aqueles que desejam mais do que os heróis certinhos de sempre, a obra é uma série adulta e irreverente de fantasia medieval. Lançamento da editora Jambô.

 

 

mercuriocromo
MERCÚRIO CROMO

Roteiro e arte de Aureliano Medeiros
Onde encontrar: mesa F31

As inseguranças, ansiedades e problemas da vida são encaradas com humor nos quadrinhos autobiográficos de Mercúrio Cromo. O autor Aureliano Medeiros (dono da página de tiras Oi, Aure) se autorretrata nu com poucas cores e palavras precisas. Lançamento da editora Lote 42.

 

 

milaeseuscabelos
MILA E SEUS CABELOS COLORIDOS

Roteiro de Fabiana ShizuePaulo Renato
Arte de Fabiana Shizue
Onde encontrar: mesa G18

Mila misteriosamente começa a acordar cada dia com o cabelo de uma cor diferente e falando palavras estranhas. Entre sonhos cheios de desafios e aprendizados, ela e seus amigos conhecem outros mundos.

 

 

mistériodogatuno
O MISTÉRIO DE GATUNO

Roteiro e arte de Paulo Kielwagen
Onde encontrar: mesa G19

Gohan é daqueles gatos que muitas vezes passa despercebido por não querer chamar a atenção, mas sempre está lá quando você precisa de ajuda. Seu senso de justiça é pleno e sua determinação é imbatível. Nessa história, o detetive Gohan está em busca de um misterioso ladrão de jóias e objetos de arte. Gatuno é o nome que aparece nas entrelinhas das investigações e as pistas levam o detetive a becos sem saída. Agora, ele está motivado a desvendar esse mistério a qualquer custo.

 

 

mix
MIX VOLUME 1

Arte de Roger Cruz
Onde encontrar: mesa B16

Artbook com artes variadas de Roger Cruz.

 

 

molequeacasadabruxa
MOLEQUE – A CASA DA BRUXA

Roteiro de Marcos Pena
Arte de Dan Arrows
Onde encontrar: mesa B34

HQ inspirada no seriado Chaves, é uma continuação do curta-metragem de 2016, Moleque. Moleque, Fran e Fred são agora amigos e vizinhos na vila. Mas uma lembrança em forma de pesadelo constante atormenta o menino. Quem eram as pessoas com quem ele convivia nas ruas? De onde vem aquela luz intensa, que o faz despertar sempre ofegante e trêmulo? Os amigos Fred e Fran tentam se aproximar dele cada vez mais com o intuito de ajudá-lo. Contudo, uma moradora está prestes a revelar um grande segredo, colocando em perigo a vida das crianças e dos adultos. O desafio agora é superar os próprios medos diante de uma ameaça crescente dentro da vila.

 

 

monstruário
MONSTRUÁRIO – VOLUME 1

Roteiro de Lucas Oda
Arte de Mario Cau
Onde encontrar: mesa C02

Existem monstros no mundo, mas ninguém pode vê-los. O que está por trás desse mistério? Lançamento da editora Marsupial.

 

 

morrerdeamor
MORRER DE AMOR E CONTINUAR VIVENDO

Roteiro e arte de Lorena Kaz
Onde encontrar: mesa H03

Coletânea de quadrinhos que tratam de temas como autoconhecimento e relacionamentos, além de outros mais profundos, como dependência emocional e empoderamento feminino. O livro nasceu do projeto criado por Lorena há quatro anos – uma série de HQs sobre cotidiano e pressões sociais – retratadas a partir de sua própria experiência.

 

 

musicadeerich
A MÚSICA DE ERICH ZANN

Roteiro e arte de Gio Guimarães
Onde encontrar: mesa G37

Adaptação do famoso conto de H. P. Lovecraft. A HQ é inteiramente feita em aquarela.

 

 

nasdobrasdomundo
NAS DOBRAS DO MUNDO – VOLUME 1

Roteiro e arte de Greg Stella
Onde encontrar: mesa H44

 

 

nave
NAVE

Roteiro e arte de Júlia Helena
Onde encontrar: mesa G30

Uma nave. Três mundos. A obra é uma história sem texto, toda feita em aquarela e nanquim. Um objeto voador desconhecido viaja por mundos habitados por monstros. Não se sabe quem está no controle, ou muito menos quais são seus interesses. Por onde ele passa, tudo muda. E nem sempre para melhor.

 

 

necromorfus3
NECROMORFUS #3

Roteiro de Gabriel Arrais
Arte de Abel
Onde encontrar: mesa C32

Douglas possui um dom e uma maldição: ele pode se transformar fisicamente e ter as recordações de qualquer ser que já morreu, bastando para isso apenas tocar nos restos mortais da pessoa ou animal morto. Em contrapartida, só consegue sentir prazer ou emoções quando está transformado em outro ser. Agora, vaga pelo mundo longe de todos que um dia amou, desfrutando de todos os prazeres que o dinheiro pode comprar.

 

 

neverdieclub
NEVER DIE CLUB

Roteiro de Marcello Fontana
Arte de Thony Silas
Onde encontrar: mesa E12-13

Uma guerra silenciosa é travada há séculos. De um lado, os imortais e, de outro, herdeiros de uma ordem medieval. Mas seria a imortalidade real ou uma terrível metáfora para um grupo que há tempos subjuga secretamente a humanidade? Em meio à guerra estão nossos personagens centrais: Tristan, o propositadamente ineficiente hitman dos imortais, e Venus´ Garden, uma imortal que pretende viver uma história de amor com um cara normal. Mas esse tabuleiro tem mais do que espaços pretos e brancos. Um triângulo de amores, traições e vinganças se fecha nas ruas de Havana, Amsterdã, São Paulo e Paris, mostrando que, no Never Die Club, viver para sempre pode ser um fardo pesado a se carregar.

 

 

nina$tomas
NINA & TOMAS – VOLUME 1

Roteiro e arte de Julia Bax
Onde encontrar: mesa B14

Nina & Tomas é uma série de quadrinhos de fantasia urbana que já está sendo publicada na forma de webcomic desde o final do ano passado. A história acompanha uma jovem designer em conflito com os problemas da vida adulta. Como uma cereja no topo desse bolo de encrencas, o braço esquerdo de Nina foi possuído pelo espírito do seu ex-namorado Tomas, por meio de uma tatuagem. A protagonista então descobre que o mundo é repleto de criaturas fantásticas e rituais mágicos. Agora os “ex-es” vão ter que descobrir como devolver Tomas pro seu corpo – ou aprender a viver juntos!

 

 

ninhodehugin
O NINHO DE HUGIN

Roteiro de Fernando Franco
Arte de Rafael Lucino
Onde encontrar: mesa G17

Essa é uma historia de volta. Hugin carrega numa caixa ornamentada o desejo de sua Deusa. Sua jornada se torna perigosa quando os deuses param de sorrir para seus passos e traçam seu rumo até Norna. Esse desvio traz mais contratempos, levando-o ao limiar entre seu objetivo e sua determinação. No ponto crítico de sua volta, surge mais um divisor de águas, Skoll, o Lobo.

 

 

olimpotropical
OLIMPO TROPICAL

Roteiro de André Diniz
Arte de Laudo Ferreira
Onde encontrar: mesa C08

Um inferno particular, onde o respeito virá pelo crime e a paz virá pela vingança: este é o Olimpo de Biuca. Mesmo sendo manco, o destino o ajuda: agora, ele é vigia do tráfico de drogas, com a missão de atirar nos policiais que ousarem invadir a favela pela única escada de acesso. Um Inferno camuflado de Paraíso, pelos olhos enganosos de um jovem sonhador. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

onsen
ONSEN

Roteiro e arte de Caio Yo
Onde encontrar: mesa C38

A história de um estrangeiro que visita, pela primeira vez, uma casa de banho de águas termais japonesa, onde o costume é se banhar nu. Um quadrinho sobre diferenças culturais e a experiência de se sentir incomunicável.

 

 

openbar
OPEN BAR – EDIÇÃO DEFINITIVA

Roteiro e arte de Eduardo Medeiros
Onde encontrar: mesa E36-37

Barba e Leo são amigos inseparáveis e já passaram por poucas e boas. Agora, assumiram juntos o bar que Barba herdou do pai e se encontram frente a um grande desafio que não será nada fácil: fazer o negócio dar certo. A edição reúne o primeiro volume da série, publicada anteriormente, e a inédita segunda parte. Lançamento do selo Stout Club/Panini.

 

 

orixás
ORIXÁS – EBÓ

Roteiro de Alex Mir
Arte de Al StefanoAlex Genaro
Cores de Omar Viñole
Onde encontrar: mesa C03

Terceiro volume de uma série que começou com Orixás – do Orum ao Ayê, álbum indicado ao Prêmio HQ Mix. Em uma das histórias presentes na edição, Xangô, rei de Oyó, está em guerra. Seus inimigos não respeitam as leis e, para complicar, estão em maior número. Xangô precisa de ajuda divina para vencer seus inimigos. Na outra trama, Odudua faz uma festa para comemorar a farta colheita de inhame e convida a cidade inteira… menos as feiticeiras ancestrais Iá Mi Oxorongá. E elas não estão nada contentes com isso.

 

 

ozmankeres
OZMAN – KERES

Roteiro de André Freitas e Marco Antônio Loureiro
Arte de André Freitas e Will Sideralman
Onde encontrar: mesa D38

Ozman é um vampiro grego que vive em São Paulo e que costuma abusar de sua condição de predador sem se preocupar muito com as consequências de seus atos. Em uma de suas aventuras recentes, ele criou uma vampira chamada Lorena – e ela não ficou nada feliz com isso. Em uma cidade distópica e sombria, Lorena começa a espalhar corpos, deixando mensagens a seu criador. Mas o que aconteceu com Ozman? Quarta parte da série que acompanha o personagem.

 

 

pov
P.O.V. — POINT OF VIEW
Roteiro de Carol Pimentel
Arte de Germana Viana
Onde encontrar: mesa D34

Quando eu era mais nova, pensava que alguém com trinta e tantos anos era velho. Hoje, creio que essa idade é o treco mais louco que já vivi! A gente faz cada coisa… E a melhor é se sentar na sala dos seus amigos, naqueles círculos improvisados de cadeiras e poltronas, e falar sobre tudo: contas atrasadas, viagens, os preparativos pro casamento da Ju, o novo almoço de domingo na casa da Fê, o medo de estar grávida, o monstro da rotina e todo o resto que você já sabe quando se está à presença de Baco, o deus do vinho! Fazemos isso porque é pesado! Precisamos sair da rotina e dividir os trancos… Então, vem trocar uma ideia comigo e com meus amigos Didier, Erica, Fernanda e a Bianca. Puxa a banqueta aí do lado e senta aqui com a gente! P.O.V. — Point of View começou como um quadrinho digital, postado no site Lady’s Comics. Lançamento da editora Jambô.

 

 

pileup
PILE UP

Roteiro e arte de Bruno Soares
Onde encontrar: mesa F20

Quadrinho mudo sobre dois astronautas que viajam o espaço coletando diferentes espécies de plantas, até que a busca por uma espécie específica os levará para um planeta morto, onde cada descoberta sobre esse lugar levará a outra, até que o ciclo esteja completo.

 

 

pindorama2
PINDORAMA – VOLUME 2

Roteiro de Erick Volgo
Arte de Rapha Pinheiro
Onde encontrar: mesa G31

Segunda parte da história que mostra Recife atingida por um tsunami, que deixou uma parte da cidade submersa, enquanto outra é protegida por um muro. O topo dos arranha-céus virou capital do crime, do tráfico e de experimentos macabros, onde as vítimas são jogadas aos tubarões. O chefe do tráfico, conhecido como Coronel, domina a cidade, rivalizados apenas pela gangue de travestis liderada pela criminosa Maria Bonita. Vítima de experimentos científicos, Samuel desenvolve misteriosos poderes e decide se tornar um super-herói, o Calango. Ele quer lutar por justiça. Mas justiça para quem?

 

 

plumba
PLUMBA

Roteiro e arte de Luiza McAllister e Thiago Lehmann
Onde encontrar: mesa D36

Plumba é uma menina que sai de sua cidade natal em uma aventura para conseguir o machado mágico Armagedon 3000. Sem medo de botar o pé na estrada, ela conhece lugares fantásticos, criaturas impossíveis e, o mais importante, forja novas amizades! Tudo isso acontece por meio de uma linguagem única, que mistura o universo de games e quadrinhos.

 

 

ponchiki
PONCHIKI

Roteiro e arte de Dora Coelho
Onde encontrar: mesa B04

Uma menina astronauta, após morar quase um ano na Estacão Espacial Internacional, precisa voltar para casa. Como é viver tão sozinho e ver a Terra de cima?

 

 

porcopirata.jpg
PORCO PIRATA

Roteiro e arte de João Azeitona
Onde encontrar: mesa E26

Na costa africana, o grande Porco Pirata sangra os mares com seu destemido bando. Ao capturar Izzy, filha da grande bruxa Iaci, ele vê em sua prisioneira um passaporte para os inúmeros tesouros e encantamentos da poderosa anciã. Em seu primeiro quadrinho de fôlego, João Azeitona constrói, com riqueza visual e ritmo alucinante, uma aventura extremamente empolgante e divertida, guiada pelos atos imprevisíveis de um personagem profundamente carismático e que, certamente, veio para ficar ao lado dos grandes personagens do quadrinho brasileiro. Lançamento da editora Mino.

 

 

apoucaalice
A POUCA ALICE

Roteiro e arte de Guilherme Smee
Onde encontrar: mesa C16

Alice mora nos destroços de um avião, com seus gatos mutantes em um mundo pós-apocalíptico. Ao seguir um coelho branco de três cabeças, ela acaba se jogando em uma jornada mundo abaixo. Uma adaptação em quadrinhos de um conto filosófico que questiona a existência.

 

 

realezasurbanas
REALEZAS URBANAS

Roteiro e arte de Rebeca Prado, Bianca Nazari, Barbara Morais e Tainan Rocha
Onde encontrar: mesa C13/D25/E06

Era uma vez, o mundo de hoje. Em reuniões de negócios, nas ruas e avenidas abertas, as princesas e rainhas mais célebres dos contos de fada se misturam às multidões e ganham as ruas das cidades em fábulas modernas. Nesta coletânea, confira a inspiradora história de uma mulher com um império nas mãos, mas rodeada de velhos paradigmas; as escolhas de uma garota do interior mergulhando no mar de gente (e de oportunidades) de São Paulo; e a aflitiva busca de uma jovem por sua irmã desaparecida, em uma releitura improvável de um conto de Charles Perrault.

 

 

reparos.jpg
REPAROS

Roteiro e arte de Brão Barbosa
Onde encontrar: D30-31

A HQ mistura aventura e drama para contar a trajetória de Eunice, uma menina curiosa que acaba encontrando a amizade de uma forma inesperada.

 

 

rgb
RGB-DEADPIXEL

Roteiro e arte de Davi Augusto
Onde encontrar: mesa D15

Conta a história de três entidades samurais que equilibram o universo. Seus interesses divergentes se colidem quando as entidades se materializam em nosso mundo, iniciando um conflito épico que referencia, de forma impactante e visual, a morte de um elemento gráfico digital. O projeto tem como objetivo fazer o questionamento sobre micro e macro universo, tomando o próprio ser humano como exemplo. Embora façamos parte de um espaço, um ecossistema com suas leis e limitações, somos também um universo, formado por microrganismos, processos químicos e biológicos interligados, mas independentes, numa constante e caótica batalha pela existência.

 

 

salto
SALTO

Roteiro e arte de Rapha Pinheiro
Onde encontrar: mesa G31

Fantasia steampunk que conta a história de Nu, habitante de uma cidade subterrânea onde todos são feitos de fogo. Eles vivem nesse local por medo da chuva que assola o mundo exterior e dependem de uma fábrica de oxigênio para manter suas chamas acesas. Depois de testemunhar algo que não devia, Nu é obrigado a deixar a civilização e se aventurar na caverna, local onde descobre um segredo que pode mudar a vida de toda a cidade.

 

 

asamurai
A SAMURAI: PRIMEIRA BATALHA

Roteiro de Mylle Silva
Arte de Renata Nolasco, Mary Cagnin, Chairim Arrais, Má Matiazi e Jéssica Lang
Onde encontrar: mesa F16

Michiko é uma jovem gueixa que decide treinar para ser samurai e realizar o sonho de encontrar sua família. Neste spin-off da série A Samurai, ela é uma guerreira iniciante, que ainda não conhece o peso de carregar uma espada. Logo depois de se tornar samurai, Michiko mata um homem inocente. Sem saber como reagir, ela se aproxima de Yoshiko, a esposa da vítima, e tenta ajudá-la a reconstruir sua família. Porém, o delicado relacionamento entre elas colocará em risco seus objetivos.

 

 

sapacoco
SAPACOCO – O (EX) AMIGO IMAGINÁRIO

Roteiro de Márcio Moreira
Arte de Débora Santos
Onde encontrar: mesa H29

 

 

semrumo
SEM RUMO

Roteiro e arte de Kris Zullo
Onde encontrar: mesa D03

Fanzine com histórias de uma página cada, que nunca viram a luz da publicação quando foram produzidas no início dos anos 2000.

 

 

CAPA_Semilunar.indd
SEMILUNAR

Roteiro e arte de Camilo Solano
Onde encontrar: mesa E43

Semilunar conta momentos da vida de Maria, uma menina que nasceu gaga. Sua mãe a ensina, desde criança, a criar poesias que respondam a questões comuns, como agradecer a alguém por ser gentil, como pedir desculpas, como enfrentar uma ofensa.
A vida de Maria é feita de retalhos de canções populares e de suas próprias canções.

 

 

sereias
SEREIAS

Arte de Sabrina Eras
Onde encontrar: mesa D37

Artbook com ilustrações produzidas em aquarela e lápis de cor.

 

 

seriacomico
SERIA CÔMICO SE FOSSE CÔMICO

Roteiro e arte de Raquel Segal
Onde encontrar: mesa F44

Coletânea de tiras de humor com situações do cotidiano.

 

 

shorts
SHORTS

Roteiro e arte de Gustavo Duarte
Onde encontrar: mesa E38-39

Seis histórias curtas, coloridas e mudas de Gustavo Duarte.

 

 

osinal
O SINAL

Roteiro e arte de Orlandeli
Onde encontrar: mesa B24

Um homem, preso em uma vida sem qualquer perspectiva, espera apenas por um sinal para que tudo possa mudar. Um dia, surge um “sinal”, mas ele jamais poderia imaginar o que isso realmente significaria. Lançamento da editora Marsupial.

 

 

sinceridade
SINCERIDADE

Roteiro e arte de Letícia Pusti
Onde encontrar: mesa F29

Conheça Sara, uma menina que ouve uma conversa no ônibus e, a partir disso, resolve ser sincera com ela mesma. É a primeira história da série online Liames, que Letícia começa a lançar ano que vem, contendo pequenos contos sobre o cotidiano e como uma pequena coisinha pode causar mudanças na vida das pessoas.

 

 

sincope
SÍNCOPE

Roteiro e arte de Aline Zouvi
Onde encontrar: mesa A43

A obra narra um dia na vida de Laura, uma jovem musicista que vive em uma metrópole. Ela tem ansiedade, e seu cotidiano é moldado por sua relação com a patologia. Produzido com nanquim e giz pastel oleoso, Síncope é uma HQ em que foram usadas técnicas de desenho desenvolvidas durante o curso de modelo vivo com Laerte e Rafael Coutinho.

 

 

sketchbook2018
SKETCHBOOK 2018

Arte de Sam Hart
Onde encontrar: mesa A17

Coletânea de esboços e processos criativos do desenhista e roteirista Sam Hart.

 

 

só

Roteiro e arte de Éff
Onde encontrar: mesa A23

Versão impressa da HQ online publicada originalmente com o título O término.

 

 

spacepunch
SPACE PUNCH

Roteiro e arte de Fred Cassar e Bruno Moraes
Onde encontrar: mesa G35

Space Punch conta a história de Mari, que na infância fez um grande amigo por meio de um aclamado jogo retrô. Agora, anos após os dois se afastarem, é esse mesmo jogo que torna possível um reencontro inesperado. Questionando-se sobre sua decisão de tentar se aproximar do velho amigo, Mari avança pelas chaves do campeonato, cercada de lembranças e pancadaria espacial.

 

 

superpunk
SUPERPUNK

Roteiro e arte de Guilherme Petreca
Onde encontrar: mesa E22

Adolescente, super-heroína e punk. A edição é um prólogo para um trabalho maior de Petreca, a ser lançado em 2018 ou 2019.

 

 

ateiaescarlate
A TEIA ESCARLATE

Roteiro de Raphael Fernandes
Arte de Clayton InLoco e Daniel Canedo
Onde encontrar: mesa B10

Em uma cidade esquecida na região do Rio Nilo, encontra-se o templo proibido de Neith, a Deusa Arachne dos antigos egípcios. Todos os habitantes daquelas terras têm apenas um propósito: cultuá‑la e saciar seus desejos impuros. Mas, com a chegada de Quintus, o centurião romano sob as ordens de Júlio César, tudo vai mudar. Mergulhe sem pudores na jornada cheia de infortúnios de Juliette Minerva. Desde sua infância, escondida em Roma como um tumor ceifador de vidas, até a vida adulta envolta em trevas, como uma libertina nos tempos do Marquês de Sade. Os homens sempre tentaram extirpar sua feminilidade, castrar seu espírito livre. Mas seu poder ancestral os pôs de joelhos, implorando enquanto suas vidas se esvaiam entre as presas aguçadas. A Teia Escarlate é o primeiro projeto expandindo o universo da pentalogia Tempos de Sangue, que rasga o véu de toda sujeira, perversidade e luxúria escondidas pela Igreja Católica durante a Idade Média. E entre as sombras de cada uma dessas narrativas aprecie contos escritos por Eduardo Kasse, o criador da série Tempos de Sangue. Lançamento da editora Draco.

 

 

thefewandcursed
THE FEW AND CURSED – OS POUCOS E AMALDIÇOADOS – PARTE 3

Roteiro de Felipe Cagno
Arte de Fabiano Neves
Onde encontrar: mesa H19

A Ruiva é uma caçadora de maldições em um mundo pós-apocalíptico, em que 90% da água do mundo simplesmente desapareceu da noite para o dia. Desde então, na busca incessante pela própria sobrevivência, a humanidade perdeu sua bússola moral e abriu as portas para o sobrenatural. Terceira edição da minissérie em seis partes.

 

 

littlegoodwolf
THE LITTLE GOOD WOLF

Roteiro e arte de Cah Poszar
Onde encontrar: mesa B28

 

 

midnightwitch
THE MIDNIGHT WITCH – NOITES SEM FIM
Argumento de Rodrigo Monteiro
Roteiro de Carol Peace
Arte de Yonami
Onde encontrar: mesa D28-29

Logo após uma longa reflexão sobre a jornada em busca de sua mãe, a Bruxa da Meia-Noite se vê cercada pelas sombras mais escuras – as feridas do tempo. Ao prevalecer sobre seus inimigos, Leona obtém as orientações que estabelecem um norte em sua viagem e finalmente a guiam em direção ao seu objetivo final. Em uma destas viagens, ela é levada a um lugar da Europa Oriental do século XVIII e se depara com uma chacina em uma pequena vila, causada por uma alcatéia de lobisomens. Após se livrar dos monstros, a Bruxa da Meia-Noite vai ao encontro do rei, acompanhada pela pequena Karmen, à procura de respostas para suas perguntas.

 

 

tools
TOOLS CHALLENGE – VOLUME 4

Roteiro e arte de Max Andrade
Onde encontrar: mesa E21

Em um mundo parecido com o nosso, cada pessoa nasce com uma ferramenta. Algumas vêm com ferramentas diferentes, chamadas série ouro, e não podem viver mais de quinze anos longe delas ou morrerão. Raion é uma dessas pessoas especiais, mas o seu objeto valioso lhe foi roubado. Nesse volume, começa o torneio que vai mudar a vida dos amigos Raion, Kao e Hitai. Os organizadores do torneio estão inspirados e prepararam muitas armadilhas e surpresas que vão testar as habilidades desse trio. Será que a vontade dos nossos heróis é poderosa o suficiente para vencer seus oponentes e superar cada um dos obstáculos? Aqui, a verdadeira batalha se passa dentro de cada um. Lançamento da editora Draco.

 

 

trovão
TROVÃO – O SUPER-CÃO

Roteiro e arte de Virgínia Froes, Marismar Borém e Alexandre Cardoso
Onde encontrar: mesa B06

Nova história infantil da autora Virgínia Froes, protagonizada por um cachorrinho com super-poderes. Froes já concorreu ao prêmio HQ Mix em 2016, na categoria “Quadrinhos para crianças”. Lançamento da editora Cora.

 

 

mônicalembranças
TURMA DA MÔNICA – LEMBRANÇAS

Roteiro e arte de Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi
Onde encontrar: mesa H32-33

Mônica e Cebolinha tinham problemas para resolver. Mas juntos, e acompanhados de Magali e Cascão, eles são praticamente imbatíveis. Após o sucesso de Laços e Lições, os irmãos Cafaggi fecham a trilogia com os clássicos personagens de Mauricio de Sousa com uma aventura cheia de intrigas, sopapos, planos, risadas e, claro, amizade. Lançamento da editora Panini.

 

 

vampvampgo
VAMP VAMP GO

Roteiro e arte de Vencys Lao
Onde encontrar: mesa C38

O que nos faz acreditar que estamos vivos? E o que é isso que chamamos de vida? Em Além da Roseira, vive o pequeno Baboo Asul, um vampirinho curioso que quer entender o mundo dos seres vivos. Nessa jornada de exploração, ele conhece a desconfiada Flora, que vai ajudá-lo na busca dessas respostas. Um quadrinho para crianças de todas as idades!

 

 

war
WAR – UMA ETERNIDADE DE GUERRA

Roteiro e arte de Sam Hart com participação de Roberto Navarro, Rod Reis Tarsis Cruz
Onde encontrar: mesa A17

Uma coletânea com seis histórias de guerra e algumas ilustrações feitas de 2003 a 2008, publicadas em revistas como Aventuras na História, Galileu, Front e Mundo Paralelo. Usando personagens ficcionais e reais, como uma caçadora de dragões, um ninja em um futuro apocalíptico, Touro Sentado ou o Barão Vermelho, as tramas são estudos na prática de narrativa, traço, luz e sombra, que depois seriam aprofundados em outros trabalhos de Sam Hart na Inglaterra e EUA, como Tropas Estelares, Robin Hood, Rei Artur e Atômica.

 

 

whatahell
WHATAHELL – VOLUME 1 – MUDANÇA DE HÁBITOS
Roteiro de Léo Lins
Arte de Mauro Souza
Onde encontrar: mesa B36-37

 

 

xampu3
XAMPU – VOLUME 3

Roteiro e arte de Roger Cruz
Onde encontrar: mesa B16

Entre o final dos anos 1980 e o início dos 1990, um pequeno apartamento da Zona Norte de São Paulo estremecia com o falatório, a gritaria, o tilintar de copos e garrafas, e o volume no talo do aparelho de som 3 em 1. O terceiro e último volume da série desvenda as histórias trilhadas por Nicole, Alex, Sônia e outros personagens. Um retrato, repleto de altos e baixos, da vida de uma geração que compartilhou descobertas, alegrias e tristezas sempre ao som do bom e velho rock ‘n roll. Lançamento da editora Panini.

 

 

zémurai
ZÉ MURAI: O MUGIDO DA BESTA FERA

Roteiro de Tiago Carvalho Oaks, Tiago Delfini e Jéssica Gonçalves
Arte de Adriano F. Araujo Panda, Hugo Nanni, Mari Santtos, Márcio Melo, Isaac Santos, Will Sideralman, Flavio Luiz Nogueira, Alex Rodrigues e Ricardo Sousa
Onde encontrar: mesa A17

 

 

Curta a página de O Quadro e o Risco no Facebook e siga o blog no Instagram!

Publicado por

16 respostas para “Quadrinhos nacionais na CCXP 2017 – quais são os lançamentos do evento?”.

  1. Faltou na lista o “PULSAR – Edição Definitiva” (de Arthur Garcia e Omar Viñole) que estará na mesa F21. O álbum reúne tudo que saiu do personagem nos anos 90 e material inédito.

    Curtir

    1. Valeu pelo aviso, Alexandre! Vai entrar logo mais.

      Curtir

  2. O nome da autora de Bad Omen n é Alice Monstrinho?

    Curtir

    1. Isso mesmo, Keca! Quis colocar o sobrenome e esqueci que ela é mais conhecida pelo apelido!

      Curtir

  3. Também tem o Lobo Mau do Dani Bolinho

    Curtir

  4. olá! (primeiro parabéns e obrigado pela iniciativa!, sempre bom estar por dentro dos lançamentos!) Faltou na lista a Dias Estranhos 2: bruxas entre nós, de Marcus Leopoldino, Diego Porto e Gabriel Calfa, mesa G-34, vlw!

    Curtir

    1. Tá lá, Marcus! Só precisaria de uma sinopse do quadrinho. Abs

      Curtir

  5. Meu deeeeus, quanta coisa legal!
    Muito obrigado por incluir o Last Shot entre estas feras! =)

    Curtir

    1. Olha de novo, Alan! (só preciso de uma sinopse pra acrescentar). Abraços

      Curtir

      1. Brigadão Thiago, desculpa a choradeira! Como é uma história curtinha ainda não pensei em uma sinopse, vou ver o que consigo fazer.

        Curtir

      2. Que isso, cara. Conto com a ajuda de vocês. Eu sozinho não consigo pesquisar todos os quadrinhos hehehe

        Curtir

      3. A sinopse pode ser ” Na busca por aprimorar suas habilidades em artes marciais, Mealua se depara com um forte oponente. A história faz referências a alguns animes e jogos com as artes marciais como temática”

        Curtir

  6. […] por lá. Confira abaixo. Tem mais de 120 lançamentos – e com certeza existem outros. Vale muito dar uma olhada nesta lista também, que compila as novidades da CCXP 2017. Muitos quadrinistas que levaram HQs novas para esse evento, […]

    Curtir

  7. […] ajudar os visitantes que têm as HQs como prioridade. Em 2016, foram listadas 94 obras; em 2017, 136. Este ano, houve um aumento de mais de 65% nesse número, que acaba por refletir a grandiosidade […]

    Curtir

Deixe um comentário